No rescaldo do anúncio da criação da SuperLiga, por parte de 12 equipas europeias, o Comité de Competições da UEFA aprovou alterações à Liga dos Campeões, que deverá ter um novo formato já a partir de 2024. Mais jogos, mais equipas e um formato virtual de “todos contra todos” foram as grandes novidades anunciadas esta segunda-feira pela UEFA.

Mais jogos

Uma equipa que chegue à final da Liga dos Campeões no formato atual terá feito, no mínimo, 13 jogos, partindo do princípio que garantiu o apuramento direto para a fase de grupos. Seis jogos nesta mesma fase de grupos e mais sete nas fases seguintes, entre oitavos, quartos, meia-final e final. Aqui reside uma das primeiras alterações da nova Liga dos Campeões, com mais jogos. O vencedor da prova terá de completar mais quatro partidas, num total de 17, para levantar o troféu.

Novo formato

É na fase inicial da Liga dos Campeões que reside a grande diferença. Em vez dos grupos, todas as equipas estarão reunidas numa espécie de campeonato de todos contra todos, com 36 emblemas a competirem pela melhor posição. Mas como é impossível fazer um campeonato entre estas equipas, as mesmas serão divididas por quatro escalões: o primeiro das equipas mais fortes, depois um segundo nível, um terceiro nível e um quarto nível com, em teoria, as equipas menos cotadas.

Assim, uma equipa do primeiro escalão fará 10 jogos nesta primeira fase, contra os seguintes adversários:

Feitos estes jogos, as equipas serão escaladas numa classificação do 1º ao 36º lugar, com os quatro primeiros a terem acesso direto aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Para encontrar as restantes oito equipas, terá lugar uma eliminatória extra que opõe as equipas entre o 9º e o 16º lugar com as que ficaram entre o 17º e 24º lugar. Quem vencer segue na Liga dos Campeões, que caiu nesta eliminatória extra segue para a Liga Europa.

Final-four em equação

Apesar de ainda não está certo, a UEFA está também a estudar a possibilidade de fazer as meias-finais e final da competição em formato de final-four, como aconteceu em Lisboa no verão de 2020.