A vitória forasteira do Manchester City no campo do Watford, onde o rival da cidade, o United, foi goleado recentemente por 4-1, valeu aos citizens a subida à liderança da liga inglesa, isto depois da derrota do Chelsea na casa dos vizinhos do West Ham, por 3-2. Os comandados de Pep Guardiola venceram por 3-1, em mais um jogo no qual Bernardo Silva esteve ao seu melhor nível.

O número 20 do City marcou dois golos, isto após Sterling ter inaugurado o marcador logo à passagem do quarto minuto. Bernardo Silva vai assim em seis golos nas últimas oito presenças no campeonato, os mesmo que marcou nos 61 encontros anteriores que disputou na melhor liga do mundo. No total desta temporada, o médio português contabiliza já sete tentos apontados no campeonato, o que faz dele o melhor marcador da equipa e o quarto mais goleador da Premier League. Até agora, a temporada mais produtiva de Bernardo Silva, em Inglaterra, foi em 2017/18, tendo registado sete golos em 36 presenças. Esta época, precisou de apenas 14 jogos para chegar aos sete golos. 

“É o melhor jogador da liga inglesa atualmente. Foi o melhor na época em que conseguimos 98 pontos, há três temporadas, e é o melhor agora. Quando um jogador tem esta qualidade, só depende dele. É um jogador noutro nível, em todos os níveis”, disse Guardiola sobre o jogador português. Recorde-se que no início desta temporada foi notícia que o médio português poderia sair do clube, na sequência de uma época em que passou mais tempo no banco de suplentes do que a jogar.

A última vitória dos citizens na liga inglesa aconteceu frente a um adversário que historicamente dá boas noites de sono a Guardiola e Sterling, por exemplo. Porquê? Bem, porque é o conjunto contra quem o número 7 dos citizens mais fatura, com 11 golos apontados até agora, e no caso do treinador espanhol, o seu saldo contra este adversário vai em 9 jogos em outras tantas vitórias, com 39 golos marcados e apenas três sofridos, o que faz do Watford a maior vítima do catalão.

Calendário Natal