Esta semana voltam as emoções da Liga dos Campeões, com a segunda mãos dos oitavos de final da prova milionária. Na terça, o Benfica recebe o Club Brugge e o Chelsea o Borussia Dortmund e um dia depois é a vez do PSG deslocar-se ao terreno do Bayern Munique e do AC Milão jogar em Londres contra o Tottenham. Águias e bávaros venceram fora na primeira mão, já blues e spurs têm que ir atrás do resultado, isto depois de desaires na Alemanha e em Itália, respetivamente. Podes apostar nestes grandes duelos no site da Betano.pt.
O Benfica está bem posicionado para rumar aos quartos de final da Champions, após ter vencido na Bélgica, o Club Brugge, por 2-0, na primeira mão dos oitavos, com golos de João Mário e David Neres. Há cinco jogos consecutivos que os pupilos de Roger Schmidt mantém as suas redes invioláveis fora de casa na competição e estão invictos há sete partidas como forasteiros – último desaire do Benfica foi em novembro de 2021, com o Bayern Munique (5-2). De destacar ainda que há 17 anos que as águias não somavam três triunfos seguidos na prova.
Até agora, e nas nove ocasiões anteriores, sempre que uma equipa lusa venceu fora a primeira mão por 2-0, isso significou que seguiu em frente na prova, sendo que esta foi a primeira vez que um conjunto luso triunfa na condição de visitante por este resultado na prova milionária e na edição deste ano ainda não conheceu o sabor da derrota e já disputou sete encontros.
O Benfica entra em campo sabendo que só depende de si para garantir a 20ª passagem na história do clube aos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, a segunda seguida, depois de na temporada passada ter eliminado nos oitavos o Ajax – empate na Luz a dois golos e vitória em Amesterdão por 1-0. As outras presenças do Benfica nesta fase da competição foram em 1960/61, 1961/62, 1962/63, 1964/65, 1965/66, 1967/68, 1968/69, 1971/72, 1975/76, 1977/78, 1983/84, 1987/88, 1989/90, 1991/92, 1994/95, 2005/06, 2011/12 e 2015/16.
Se tivermos em conta apenas a Liga dos Campeões, ou seja, desde 1992/93, os encarnados vão atrás da sexta presença nos quartos de final, fase que nunca ultrapassou até ao momento. AC Milan (1994/95), FC Barcelona (2005/06), Chelsea (2011/12) e Bayern Munique (2015/16) foram os adversários que eliminaram as águias nesta eliminatória.
De acordo com as odds da Betano.pt, o Benfica é claramente favorito à vitória diante dos belgas, adversário que chega a este desafio na sequência de mais um desaire na liga doméstica, agora, na casa do penúltimo classificado Oostende, por 3-0. Com este resultado, o Club Brugge está em quarto lugar com 46 pontos, a 20 do líder Genk, e cada vez mais longe de conseguir o quarto título consecutivo.
Já os encarnados bateram o Famalicão na última jornada da liga portuguesa, com um bis de Gonçalo Ramos, e seguem na liderança do campeonato, com oito pontos de vantagem para o FC Porto, segundo classificado e atual campeão nacional.
Para este encontro, Roger Schmidt tem quase todos os jogadores à sua disposição, sendo a grande dúvida Gonçalo Guedes, que falhou a receção ao Famalicão devido a lesão. João Mário e Rafa Silva são os melhores marcadores da equipa na prova, com cinco e quatro golos respetivamente, já os laterais Grimaldo e Bah, com duas assistências, lideram este capítulo da formação portuguesa na prova.
Nos outros três encontros que se realizam esta semana, o destaque vai claramente para o duelo entre Bayern Munique e PSG, ou não fossem estes dois conjuntos favoritos à conquista da prova e que ainda têm fresco na memória o que aconteceu nos quartos de final da prova, em 2020/21. Nessa ronda da Champions, o franceses venceram na Baviera, por 3-2, num encontro em que por mais estranho que possa parecer, os alemães foram claramente melhores e fartaram-se de falhar golos. Na segunda mão, o Bayern Munique ainda conseguiu vencer fora, por 1-0, mas como na altura ainda imperava a regra dos golos fora, esse resultado foi insuficiente. Ou seja, se os parisienses repetirem agora esse triunfo pela margem mínima na Alemanha, levam a eliminatória para prolongamento, isto depois da derrota caseira na primeira mão por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado por Kingsley Coman, antigo jogador do PSG, e que mais uma vez marcou contra a sua anterior equipa, tal como tinha feito na final da Liga dos Campeões, disputada no Estádio da Luz, em Lisboa, na época 2019/20, com os germânicos a venceram por 1-0.
No total de confrontos entre os dois conjuntos até agora, destaque para a ausência de empates, com os franceses a registarem seis triunfos contra outros seis dos alemães. Lionel Messi, que procura conquistar novamente a Champions, agora ao serviço do PSG, reencontra um adversário contra quem tem um saldo negativo. Se excetuamos a primeira mão, e em seis confrontos todos eles quando ainda representava o FC Barcelona, o astro argentino venceu dois, empatou um e perdeu três, sendo que o último desaire foi o famoso 8-2, nos quartos de final da prova, em 2019/2020.
Ambos os conjuntos são líderes dos respetivos campeonatos (Bayern Munique em igualdade pontual com o Borussia Dortmung e o PSG já com boa folga pontual sobre o Marselha), mas o grande objetivo de ambos os clubes é conquistar a Champions. Os bávaros vão à procura do sétimo troféu, já os gauleses o melhor que conseguiram foi chegar à já referida final de Lisboa, em que perderam contra este mesmo adversário.
Nuno Mendes e Danilo, no PSG, e João Cancelo, no Bayern Munique, vão ser, ao que tudo indica, titulares, enquanto Vitinha deve começar o jogo no banco de suplentes dos gauleses. Renato Sanches está lesionado e não entra nas contas de Christophe Galtier, assim como Neymar e Kimpembe. Nos alemães, Pavard, expulso na primeira mão, será ausência certa, já Sané está em dúvida, depois de recentes problemas físicos. A boa notícia para Julian Nagelsmann é que já pode contar com o contributo de Sadio Mané, ex-Liverpool, que falhou o jogo de Paris por se encontrar lesionado. Fica a ainda a saber que de acordo com as odds da Betano.pt, o Bayern Munique é favorito à vitória.
A receção do Chelsea ao Borussia Dortmund e a do Tottenham ao AC Milan são os outros dois encontros dos oitavos de final da prova a serem disputados esta semana. Os dois rivais de Londres têm que ir atrás do resultado, isto depois de derrotas por 1-0 nas respetivas primeiras mãos desta eliminatória.
Os blues, que atravessam um mau momento de forma, com resultados surpreendentes uns atrás dos outros e que colocaram a equipa de João Félix apenas a meio da tabela da liga inglesa, recebem uma formação do Borussia Dortmund super motivada pelas recentes vitórias conquistadas e que as levaram até ao topo da Bundesliga.
Também em Londres, os spurs só dependem de si para bater o AC Milan, que podia ter marcado mais golos na primeira mão e viajar assim até à capital inglesa com uma margem mais folgada. Curiosamente, ambos os conjuntos ocupam o quarto lugar nas respetivas ligas e, apesar de não serem favoritos à conquista da Champions, vencer a prova milionária significa que marcarão presença na próxima edição, algo que pode não acontecer via campeonato. Para terminar fica a saber que blues e spurs são favoritos ao triunfo, de acordo com a cotação da Betano.pt.