Aí está o tão aguardado Open de ténis dos Estados Unidos, que entre 28 de agosto e 10 de setembro promete fechar em beleza os Grand Slams de 2023. Depois dos triunfos de Novak Djokovic e Aryna Sabalenka no Open da Austrália, de Novak Djokovic e de Iga Swiatek em Roland Garros e de Carlos Alcaraz e Marketa Vondrousova em Wimbledon, quem serão os dois grandes vencedores em Queens, Nova Iorque?

No site da Betano.pt podes apostar no vencedor do torneio no mercado de longo prazo, sendo que Carlos Alcaraz (número 1 mundial e detentor do cetro no Open dos Estados Unidos) e Novak Djokovic (número 2) são os grandes favoritos, com odds exatamente iguais. A larga distância, surgem Daniil Medvedev e Jannik Sinner. No setor feminino, Iga Swiatek, atual campeã do Open dos Estados Unidos e cabeça-de-série número 1, é a grande favorita, seguida, a considerável distância, por Aryna Sabalenka e Elena Rybakina, as duas com odds iguais.

Como habitualmente, podes ainda ir apostando jogo a jogo, em todos os confrontos deste mítico torneio, cuja primeira edição ocorreu no longínquo ano de 1881. 

Alcaraz e Djokovic prometem mais um duelo escaldante

Carlos Alcaraz e Novak Djokovic têm travado luta titânica pela liderança do ténis mundial e, se é verdade que o espanhol ocupa, para já, o primeiro lugar do ranking, é o sérvio que leva vantagem nas vitórias nos torneios do Grand Slam de 2023 (duas contra uma). Uma vez que são os dois primeiros cabeças-de-série, só poderão encontrar-se na final do Open dos Estados Unidos. 

Recorde-se que Djokovic acaba de bater Alcaraz na final do Masters 1000 de Cincinnati, por 5-7, 7-6 (7) e 7-6 (4), num confronto épico que durou 3 horas e 49 minutos e que foi descrito como “um dos melhores jogos da história recente” pelo site oficial do ATP.

“Foi de loucos, nem sei o que dizer. Foi um dos jogos mais difíceis da minha vida, absolutamente inacreditável. Alcaraz faz-me lembrar Rafael Nadal quando este estava no topo da carreira”, atirou Djokovic minutos depois do final deste jogo que decorreu a 20 de agosto, pouco mais de um mês depois de ter sido derrotado por Alcaraz na final de Wimbledon. Recorde-se que depois desta vitória, o sérvio de 36 anos reforçou o estatuto de recordista de títulos, tendo chegado aos 95, sendo que 39 foram obtidos em torneios Masters 1.000.

Logo após esta incrível partida, Carlos Alcaraz, de 20 anos, dirigiu-se diretamente a Djokovic. “É fantástico partilhar o court e aprender contigo. Foi um jogo muito renhido, mas aprendi muito com um campeão como tu. Parabéns pela vitória”, referiu.

Daniil Medvedev, número 5 do ranking ATP, parece ser o tenista mais bem colocado para impedir o triunfo dos dois grandes favoritos ao Open dos Estados Unidos e irá tentar alcançar a sua quinta final num Grand Slam, depois das presenças em duas decisões no Open dos Estados Unidos (derrota em 2019 e vitória em 2021) e em duas decisões no Open da Austrália, que terminarem em desaires, nos anos de 2021 e 2022. 

Na primeira ronda do Open dos Estados Unidos, Carlos Alcaraz vai defrontar Daniel Evans (número 26 do mundo), enquanto Novak Djokovic terá pela frente Laslo Djere (32º do ranking) e Daniil Medvedev vai enfrentar Borna Coric (27º classificado).

Quem pode travar Iga Swiatek?

No setor feminino, Iga Swiatek, campeã em título do Open dos Estados Unidos e cabeça-de-série número 1, só poderá cruzar-se na final com Aryna Sabalenka, a segunda favorita. Na primeira ronda, Swiatek vai defrontar Elisabetta Cocciaretto (29ª do ranking) enquanto Sabalenka terá pela frente Karolina Pliskova (número 25 mundial) e Elena Rybakina vai jogar com Sorana Cirstea (30ª colocada).

Nuno Borges é o único português presente

Nuno Borges é o único português presente no quadro principal do Open dos Estados Unidos. O 79º classificado do ranking mundial participa pela segunda vez na prova, a primeira com entrada direta. No entanto, não atravessa fase particularmente brilhante, estando numa sequência de seis derrotas seguidas (a pior da carreira), não vencendo desde junho, quando chegou às meias-finais do Challenger de Nottingham, em Inglaterra. Na primeira ronda, Nuno Borges vai defrontar o austríaco Sebastian Ofner, 59º classificado do ranking mundial. Caso vença, o português terá pela frente o vencedor do confronto entre Frances Tiafoe e Leamer Tien.

Já Frederico Silva foi eliminado na primeira ronda de qualificação para o Open dos Estados Unidos, ao ser derrotado pelo norte-americano Aidan Mayo pelos parciais de 3-6, 6-1 e 6-4.

Prémio