Este fim de semana disputa-se a nona jornada do Brasileirão e era impossível pedir mais equilíbrio no topo da classificação, com três equipas empatadas com 15 pontos. São elas o Palmeiras, de Abel Ferreira, o Atlético Mineiro, atual campeão e patrocinado pela Betano.pt, e o Corinthians, de Vítor Pereira. No domingo, às 20h, tem lugar o jogo grande da ronda, com o “Verdão” a receber o Atlético Mineiro. Podes apostar neste jogo no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os visitados são favoritos aos três pontos.
Nas oito primeiras jornadas do campeonato, Palmeiras e Atlético Mineiro registam quatro vitórias, três empates e uma derrota e, em ambos os casos, curiosamente, o desaire aconteceu na condição de visitado, o que faz delas as únicas equipas invictas na condição de visitante.
Em casa, os pupilos de Abel Ferreira apresentam dois triunfos em quatro jogos, já o campeão tem uma vitória e dois empates em três deslocações. O “Verdão” chega a esta jornada com quatro vitórias e um empate nas cinco rondas mais recentes, enquanto os forasteiros registam dois triunfos, outros tantos empates e um desaire durante o mesmo período.
Rivais na Libertadores na época passada, Palmeiras e “Galo” chegam ao primeiro duelo de 2022 com o estatuto de equipas que menos perderam nesta temporada, com apenas três desaires para cada lado. A equipa de Abel Ferreira sucumbiu diante do Chelsea (Mundial de Clubes), São Paulo (Paulistão) e Ceará (Brasileirão), enquanto o campeão saiu derrotado dos confrontos com o URT (Mineiro), América-MG (Brasileirão) e Tolima (Libertadores).
Desde que mediram forças nas meias-finais da Libertadores, em setembro de 2021, (empates no Allianz Parque a zero e no Mineirão a um golo, resultados que valeram a passagem dos paulistas à final da competição), os rivais do próximo domingo conquistaram sete títulos: três para o Palmeiras (Libertadores de 2021, Recopa e Campeonato Paulista) e quatro para o Atlético Mineiro (Brasileirão,Copa do Brasil, Supercopa e Campeonato Mineiro). Nos cinco duelos que disputaram em 2021, registaram-se três triunfos para a formação de Minas Gerais e dois empates, ou seja, o Palmeiras não tem conseguido levar de vencida o adversário do próximo domingo.
Abel Ferreira tem vários ausentes, devido aos compromissos das seleções – são eles Weverton, Kuscevic, Danilo, Gustavo Gómez e Atuesta. Mayke e Jailson também falham esta partida, mas nestes casos é devido a lesões. Do lado forasteiro, o avançado Keno está de volta às opções de Antonio Mohamed, assim como Eduardo Vargas. Nesta altura, Hulk, com cinco golos, e Rony, com três, são os melhores marcadores de Atlético Mineiro e Palmeiras, respetivamente. Ao nível das assistências, Ignacio Fernandéz e Rapael Veiga, com três cada um, estão entre os melhores deste ranking da competição.
O Atlético de Mineiro – equipa patrocinada pela Betano – é o campeão em título e parte para a nova época como um dos grandes candidatos. Para já, começou a época da melhor forma, pois a 20 de fevereiro ganhou a Supertaça, ao derrotar o Flamengo, no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a duas bolas no final dos 90 minutos. Aos 35 anos, o ex-portista Hulk continua a ser a grande figura do plantel, depois de ter realizado uma fantástico ano de 2021, com 68 partidas oficiais realizadas, nas quais apontou 36 golos e fez 13 assistências. E foi eleito o melhor jogador do campeonato, tendo ainda sido o melhor marcador, com 19 golos. Os médios Jair e Nacho Fernández são outros jogadores muito importantes para o novo treinador, o argentino Antônio Mohamed, que substituiu Cuca, depois de este ter saído no fim de dezembro, alegando problemas familiares.
No plantel do “Galo”, destaque para as chegadas de Fábio Gomes, ponta de lança proveniente do Ny Red Bulls, da MLS, de Ademir, outro atacante, contratado ao América-MG, e do experiente central Diego Godin, de 36 anos, que rescindiu com o Cagliari e que substitui Júnior Alonso, que se transferiu para os russos do Krasnodar.
No Palmeiras desde 30 de outubro de 2010, Abel Ferreira tem sido um autêntico “papa-taças” – conquistou duas Taças dos Libertadores, uma Taça do Brasil e uma Recopa sul-americana – mas falta-lhe ainda ganhar o campeonato. Num plantel que não tem tantas estrelas como por exemplo o do Flamengo, de Paulo Sousa, merecem destaque os médios Danilo, Patrick de Paula, Raphael Veiga e Gabriel Menino, o guarda-redes Weverton, o central Gustavo Gomez e os avançados Dudu, Rony e Gabriel Veron. Referência ainda para o jovem ponta de lança de 21 anos Rafael Navarro, proveniente do Botafogo e sobre o qual Abel Ferreira tem proferido recorrentes elogios públicos. O médio Eduard Atuesta (ex-Los Angeles FC) foi outra aquisição de realce.
O Brasileirão mais português de sempre
A atual edição do Brasileirão arrancou no dia 9 de abril e esta época com grandes motivos de interesse para os portugueses, em virtude da presença de quatro treinadores lusos: Abel Ferreira, no Palmeiras, Paulo Sousa, no Flamengo, Vítor Pereira, no Corinthians e Luís Castro, no Botafogo. A Série A brasileira passa assim a ser a segunda Liga com mais técnicos lusos, a seguir à portuguesa.
Em termos teóricos são cinco os grandes candidatos ao título: Atlético de Mineiro (atual campeão), Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Internacional de Porto Alegre. Quatro equipas subiram da Série B: Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí. No final do campeonato, os seis primeiros qualificam-se para a Copa Libertadores de 2023, os seis clubes subsequentes para a Copa Sul-Americana de 2023 e os quatro últimos descem para a Série B. Introduzido em 2019 no Brasil, todos os jogos continuarão a ter VAR.