A fase regular da NBA está entrar no último terço e é quando tudo se decide tendo em vista os playoffs. Tem havido várias desilusões até agora, mas os Phoenix Suns e os Milwaukee Bucks não estão entre elas, muito pelo contrário. O conjunto do Arizona é a equipa com melhor registo e líder do Oeste, com 44 vitórias e 10 derrotas, enquanto os campeões em título apresentam 35 triunfos em 56 partidas e são segundos no Este. Este jogo, que tem lugar de quinta para sexta, na casa dos Suns, marca a reedição da final da última temporada, quando os Bucks bateram a formação de Phoenix, por 4-2. Podes apostar neste encontro no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os visitados são favoritos.
Os Suns não se apuravam para os playoffs há dez anos, quando na última temporada garantiram um lugar na fase a eliminar da liga e chegaram de forma surpreendente à final. Já os Bucks, que andavam a prometer muito nas épocas mais recentes, mas que falhavam sempre na hora H, procuravam o título que lhes fugia há cinco décadas. Se é verdade que podiam ser nomes pouco mediáticos para uma final da NBA, ninguém pode dizer que tenham desiludido. A formação de Phoenix venceu os dois primeiros encontros, mas os Bucks levaram a melhor nos quatro duelos seguintes e ficaram com os tão cobiçados anéis de campeão.
Giannis Antetokounmpo foi eleito o MVP da final e tornou-se no segundo jogador da história da NBA com três jogos seguidos nas finais com mais de 40 pontos e 10 ressaltos. Conseguiu também terminar com média superior a 35 pontos, 10 ressaltos e cinco assistências – algo que só LeBron James tinha feito no passado. Finalmente, só ele alcançou terminar uma partida da final com mais de 40 pontos, 10 ressaltos e cinco desarmes de lançamento.
Nos Bucks desde 2013, Giannis Antetokounmpo não é só a maior estrela da equipa, como um dos principais basquetebolistas da liga. Em 2016/17, o extremo poste liderou as principais cinco categorias estatísticas da equipa e tornou-se o primeiro jogador na história da NBA a terminar uma época regular no top 20 de todas as cinco principais estatísticas: pontos, ressaltos, assistências, roubos de bola e desarmes de lançamento. Além disto, foi MVP das fases regulares em 2019 e 2020, ano em que foi também eleito o Melhor Jogador Defensivo. Só Michael Jordan e Hakeem Olajuwon tinham conseguido, na mesma temporada, arrecadar os dois prémios.
Nas últimas temporadas os Bucks têm construído uma equipa competitiva à volta do seu melhor jogador. Khris Middleton e Jrue Holiday são os outros dois jogadores que formam o Big Three da formação de Milwaukee. Mas do outro lado estão uns Suns que são uma verdadeira equipa, com um plantel equilibrado e com várias opções, além de que tem no banco Monty Williams, um dos melhores treinadores da atualidade.
Se nos Bucks o líder é um jogador grande, nos Suns esse papel está a cargo do pequeno base Chris Paul, que aos 36 anos ainda procura o primeiro título de campeão e para isso tem a seu lado mais duas estrelas, Devin Booker e DeAndre Ayton, mas é ele o coração da equipa.
Esta época, Chris Paul já conseguiu dois recordes na NBA: é o único basquetebolista a ter no currículo três sequências de 17 ou mais triunfos na carreira – este ano com os Suns, em 2017/18 nos Houston Rockets e com os Los Angeles Clippers em 2012/13 – e tornou-se no primeiro jogador na história da competição a chegar aos 20 mil pontos e 10 mil assistências.
Em casa os Suns têm 22 vitórias em 27 jogos, enquanto os Bucks fora de casa apresentam 19 triunfos em 28 encontros. Nos últimos dez desafios, os visitados estão com 9-1, já os forasteiros registam 8-2, ou seja, são duas equipas em boa forma.
Para se ter noção de como os Suns jogam em equipa, dez atletas têm pelo menos 10 pontos em média por partida, sendo Devin Booker o melhor marcador, com 25. Chris Paul, com 10,5 assistências, lidera este ranking na NBA. Nos Bucks, Antetokounmpo tem quase 30 pontos e 11 ressaltos por jogo, com Khris Middleton a bater os 20 e Jrue Holiday os 17.
Quem será mais forte nesta reedição da última final: Suns ou Bucks?