Há quem diga que a verdadeira temporada da NBA só começa em abril, que é quando arrancam os playoffs da melhor liga de basquetebol do mundo, isto porque a fase regular já não é o que era. O ritmo é menos intenso, as equipas defendem mal e muitas das principais estrelas falham vários jogos para se pouparem, algo que nos anos 80 e 90 era impensável acontecer com jogadores como Michael Jordan, Larry Bird, Magic Johnson, entre outros.

Ainda assim, esta continua a ser uma liga muito especial e que oferece momentos incríveis aos fãs da modalidade. Depois de 82 jogos da fase regular, e do Play-In, as melhores equipas seguiram em frente para os Playoffs da NBA, os quais já arrancaram com os primeiros jogos da ronda inicial. Como de costume, podes Ver ao Vivo em LiveStream e apostar nos jogos da NBA no site da Betano.pt.

Celtics e Nuggets acima de todas as outras

Quando se fala de favoritos ao título, há duas equipas que estão muito melhor colocadas para arrecadarem os tais ambicionados anéis, do que todas as outras. Falamos dos Boston Celtics, que contam com o português Neemias Queta, e dos Denver Nuggets, atual campeão, e que são as formações com melhores odds na Betano.pt.

Os Celtics venceram a conferência Este de forma destacadíssima, com 64 vitórias e apenas 18 derrotas, à frente dos New York Knicks, com 50 triunfos em 82 jogos, e dos Milwaukee Bucks, com 49 vitórias e 33 desaires. No Oeste, os Nuggets terminaram na segunda posição, com o mesmo registo do líder, os Oklahoma City Thunder, que tinham vantagem no confronto direto com os campeões. Em terceiro lugar, e apenas com menos uma vitória que este duo, ficaram os Minnesota Timberwolves.

Na formação de Boston, as principais estrelas são Jayson Tatum e Jaylen Brown, que juntos valem quase 50 pontos por partida, isto além de quase 14 ressaltos e perto de oito assistências. Logo de seguida, destaque para Porzingis, que chegou à equipa no início da época, com médias de 20 pontos e sete ressaltos, Derrick White (15 pontos, quatro ressaltos e cinco assistências) e Jrue Holiday (12,5 pontos, cinco ressaltos e outras tantas assistências). Estes jogadores formam aquele que é considerado, de forma quase unânime, o melhor cinco inicial da liga. Nesta primeira ronda, os Celtics vão apanhar pela frente os Miami Heat e são claramente favoritos, mas também o eram na temporada passada e perderam, de forma surpreendente, por 4-3. Os verdes de Boston vão atrás do 19º título, feito esse que os colocará como equipa com mais troféus na história da liga, deixando para trás os rivais Lakers, que têm 18.

Em Denver mora uma equipa que quer revalidar o título, sendo que perdeu peças importantes na rotação, como foram os casos de Bruce Brown e Jeff Green, o que faz com que o banco tenha menos opções. Por outro lado, o cinco inicial manteve-se e esse dá garantias de poderem chegar longe mais uma vez nestes Playoffs, tal como aconteceu na época transata.

O melhor duo da NBA mora aqui, com Nikola Jokic (26,4 pontos, 12,4 ressaltos e nove assistências) e Jamal Murray (21,2 pontos, seis assistências e quatro ressaltos) a formarem uma dupla que se conhece de olhos fechados. Numa segunda linha os nomes a destacar são Michael Porter Jr. (16,7 pontos e sete ressaltos) e Aaron Gordon (14 pontos e 6,5 ressaltos). Nesta primeira ronda os Nuggets vão medir forças com os Los Angeles Lakers, uma reedição do duelo da final de conferência da última época, fase em que a formação de Denver varreu os californianos por 4-0, e partem como favoritos.

Clippers ou Mavericks, quem cairá na primeira ronda?

Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers surgem logo de seguida aos Celtics e Nuggets na lista dos favoritos ao título, isto segundo as odds da Betano.pt, sendo certo que uma destas equipas não chegará sequer às meias-finais de conferência, já que se vão defrontar nesta primeira ronda dos Playoffs. Os californianos terminaram a fase regular no quarto lugar, à frente da formação de Dallas, e tem assim o fator casa a seu favor – em 2020 e 2021, os Clippers bateram este mesmo adversário, na primeira ronda, por 4-2 e 4-3, respetivamente.

Nos Clippers há um “Big Three” que impõe respeito, o qual é composto por Kawhi Leonard (23,7 pontos e seis ressaltos), Paul George (22,6 pontos e cinco ressaltos) e James Harden (16,6 pontos e oito assistências). Além destas três estrelas, há mais nomes importantes na equipa e que permitem uma rotação profunda durante um jogo. Falamos de Russell Westbrook (11 pontos, cinco ressaltos e 4,5 assistências), Ivica Zubac (11,7 pontos e nove ressaltos) e Norman Powell (13,9 pontos), isto só para citar alguns exemplos.

Nos Mavericks mora o melhor marcador da fase regular, Luka Doncic, que registou 33,9 pontos por partida, aos quais juntou ainda quase dez assistências e outros tantos ressaltos. A seu lado, há outra estrela, como é o caso de Kyrie Irving (25,6 pontos, cinco ressaltos e cinco assistências), e os dois juntos formam uma das duplas mais fortes da liga, valendo quase 60 pontos por encontro.

Tim Hardaway Jr. (14 pontos), P.J. Washington (11,7 pontos) e Daniel Gafford (11 pontos e sete ressaltos) são também eles peças importantes nos texanos. Os Clippers vão atrás do primeiro título da NBA na sua história, já os texanos procuram a segunda conquista, isto depois de em 2011 terem ficado com os anéis de campeão.

Equipas que podem baralhar as contas

Esta fase regular foi algo atípica, com várias equipas fortes a ficarem nas últimas posições das respetivas conferências, ao mesmo tempo que outras, sem o mesmo estatuto, acabaram nas posições cimeiras. Isto quer dizer, que logo desde o início vai haver eliminatórias equilibradas e o fator casa pode não ter assim tanta importância.

No Este, os New York Knicks foram segundos e apanham já pela frente os Sixers, que terminaram em sétimos, e que no início da temporada eram apontados com um dos candidatos a vencer, pelo menos, a conferência. Os Bucks, que terminaram em terceiro, tiveram uma fase regular com muitos altos e baixos e vão ter um osso duro de roer nesta ronda, como serão os Indiana Pacers.

No Oeste, então, a imprevisibilidade pode ser ainda maior. Por exemplo, os Phoenix Suns, de Kevin Durant, Devin Booker e Bradley Beal, terminaram em sétimo, por isso, defrontam os Wolves, que foram segundos – contam com Anthony Edwards, Ruby Gobert e Karl Anthony Towns – e não há favoritos nesta eliminatória.

Há ainda uma grande expetativa sobre os Oklahoma City Thunder, vencedores da conferência, e que tem um conjunto jovem cheio de potencial e talento, mas com poucos quilómetros de playoff, o que poderá ter o seu impacto. Nesta primeira ronda têm pela frente os Pelicans, que prometem dar luta. Podes apostar em todos os jogos das várias eliminatórias no site da Betano.pt, bem como no mercado de campeão, mas lembra-te que as odds dos favoritos ao título vão variando, consoante os resultados alcançados nos encontros das eliminatórias da NBA que estão a decorrer.