Depois de 82 jogos da fase regular, e do Play-In, as melhores equipas seguiram em frente para os Playoffs da NBA, os quais já arrancaram com os primeiros jogos da ronda inicial. Se no inicio da temporada, equipas como os Brooklyn Nets e Los Angeles Lakers partiam como super favoritos, o que se viu depois foi algo completamente diferente das projeções: os nova-iorquinos só chegaram a esta fase, depois de baterem os Cleveland Cavaliers no Play-In, já os californianos acabaram em 11º no Oeste e começaram as férias mais cedo. 

Posto isto, não há nenhum candidato aos anéis de campeão claramente acima de todos os outros, mas há sim muitos galos para o mesmo poleiro, o que só irá trazer ainda mais emoção e espetáculo ao melhor campeonato de basquetebol do mundo. Como de costume, podes apostar nos jogos da NBA no site da Betano.pt.

Suns e Bucks partem na frente como favoritos ao título

Os Miami Heat venceram a conferência Este, já os Phoenix Suns acabaram o Oeste em primeiro e tiveram o melhor registo na fase regular (64 vitórias e 18 derrotas), o que lhes confere o fator casa durante os Playoffs, independentemente do adversário. Recorde-se que o conjunto do Arizona chegou o ano passado à final, acabando por perder com os Milwaukee Bucks, por 4-2.

Segundo as odds da Betano.pt, os Suns são os principais favoritos ao título, com 3,05, seguidos dos Bucks, com 4,60, e dos Boston Celtics e Brooklynn Nets, ambos com 7,20. Logo atrás surgem os Golden State Warriors, com 7,60, e os Heat, com 7,90, isto só para citar os candidatos mais fortes à conquista dos tão cobiçados anéis.

Historicamente, o Oeste sempre foi mais forte na NBA, mas essa realidade mudou nos últimos anos e esta temporada é, provavelmente, o momento em que isso é mais notório. Equipas como Heat, Nets, Celtics, Bucks e Sixers têm legítimas aspirações em chegar à final da competição, mas pelo menos quatro delas vão falhar esse objetivo. Já no Oeste, Suns parecem estar um passo à frente da concorrência, na qual se destaca os Warriors e a surpresa da temporada os Memphis Grizzlies.

Este

Heat (1) – Hawks (8)

Os Heat foram a última equipa a saber qual o adversário na primeira ronda dos Playoffs, já que os Atlanta Hawks só asseguraram um lugar nesta fase através do Play-In, em que bateram os Charlotte Hornets e Cleveland Cavaliers. Apesar da época meio frouxa, convém recordar que os Hawks chegaram na última temporada à final de Conferência, já os Heat foram varridos pelos Bucks. Esta temporada, a história parece ir ser outra, já que a formação de Miami está mais forte e os falcões de Atlanta mais instáveis.

Estrelas: Jimmy Buttler (Heat) e Trae Young (Hawks)

Jogadores importantes: Tyler Herro e Bam Adebayo (Heat); Capela e Bogdanovic (Hawks)

Favorito: Claramente, os Miami Heat.

Celtics (2) – Nets (7)

É uma repetição da ronda inicial da última temporada e nessa altura os Nets venceram os Celtics, por 4-1. A fase regular foi uma montanha russa para as duas formações: o conjunto de Boston começou mal e recuperou a partir do meio da temporada, já a formação de Brooklyn fez o caminho inverso e teve que passar pelo Play-In para chegar aos Playoffs. A defesa pode fazer a diferença nesta série, já que ofensivamente ambos os conjuntos são muito fortes. 

Estrelas: Jayson Tatum e Jaylen Brown (Celtics); Kevin Durant e Kyrie Irving (Nets)

Jogadores importantes: Marcus Smart e Robert Williams III (Celtics); Bruce Brown e Andre Drummond (Nets)

Favorito: É o duelo mais equilibrado desta fase e tudo pode acontecer. 

Bucks (3) – Bulls (6)

Durante muito tempo, os Chicago Bulls lideraram o Este, de forma surpreendente, mas as várias lesões em muitas das principais estrelas fez o conjunto do illinois dar um tombo na classificação no último terço da fase regular.  Os Bucks fizeram um percurso tranquilo e chegam a esta fase como favoritos a pelo menos chegarem à final da liga, já que mantiveram a espinha dorsal e acrescentaram jogadores para a rotação do banco.

Estrelas: Giannis Antetokounmpo e Khris Middleton (Bucks); Zack Levine e DeMar DeRozan (Bulls)

Jogadores importantes: Jrue Holiday e Bobby Portis (Bucks); Alex Caruso e Nikola Vucevic (Bulls)

Favorito: Claramente, os Bucks.

Sixers (4) – Raptors (5)

A época dos Sixers ficou marcada pela novela Ben Simmons, que em fevereiro foi trocado por James Harden, dos Nets, mas ainda assim a equipa de Filadélfia aguentou-se bem nos lugares cimeiros do Este. Já os Raptors começaram mal, mas ainda foram a tempo de fazer uma segunda metade da fase regular de grande nível.

Estrelas: Joel Embiid e James Harden (Sixers); Pascal Siakam e Fred VanVleet (Raptors)

Jogadores importantes: Tyrese Maxey e Tobias Harris (Sixers) e Anunoby 

Favorito: Os Sixers, ligeiramente.

Oeste

Suns (1) – Pelicans (8)

Quando os Suns perderem três das primeiras quatro partidas da fase regular, parecia que a formação de Phoenix não iria conseguir repetir a boa temporada da época passada, mas não só conseguiu, como ainda a melhorou, chegando aos Playoffs como o principal favorito à final de conferência no Oeste. Pela frente na primeira ronda apanha os surpreendentes Pelicans, que deixaram para trás Play-in os Spurs e Clippers.

Estrelas: Chris Paul e Devin Booker (Suns); CJ McCollum e Brandon Ingram (Pelicans)

Jogadores importantes: Deandre Ayton  e Mikal Bridges (Suns); Jonas Valanciunas (Pelicans)

Favorito: Claramente, os Suns.

Grizllies (2) – Wolves (7)

A formação de Memphis foi a grande surpresa da fase regular e tem o jogador mais espetacular da atualidade, Ja Morant. Pela frente estão os Wolves que andaram anos arredados dos Playoffs e são uma equipa jovem e irreverente. Numa série em que nenhum dos conjuntos tem grande experiência nestas andanças, quem errar menos terá certamente vantagem.

Estrelas: Ja Morant (Grizzlies);  Anthony Edwards e Karl-Anthony Towns (Wolves)

Jogadores importantes: Dillon Brooks e Jaren Jackson Jr. (Grizzlies);  D’Angelo Russell (Wolves)

Favorito: Tudo pode acontecer.

Warriors (3) – Nuggets (6)

Durante muito tempo o conjunto de Golden State foi a formação mais espetacular da fase regular, mas a lesão de Draymond Green e, depois, a de Stephen Curry resfriaram um pouco as ambições da equipa, que passou a contar outra vez com Klay Thompson, isto depois de dois anos longe da ação por causa de lesões graves. Em Denver mora uma equipa que chega aos Playoffs sem duas das principais estrelas: Jamal Murray e Michael Porter Jr., o que retira favoritismo aos Nuggets para esta série.

Estrelas: Stephen Curry e Klay Thompson (Warriors); Nikola Jokic (Nuggets)

Jogadores importantes: Draymond Green e Jordan Poole (Warriors); Will Barton (Nuggets)

Favorito: Os Warriors, ligeiramente.

Mavericks (4) – Jazz (5)

A equipa de Dallas depende muito de Luka Doncic e o jovem base lesionou-se no último jogo da fase regular e falhou o arranque dos Playoffs, não sendo certo quando volta. Em Utah mora uma equipa que começou bem a época, mas perdeu claramente gás e não parece tão forte como em anos anteriores.

Estrelas: Luka Doncic (Mavericks); Donovan Mitchell e Rudy Gobert (Jazz)

Jogadores importantes: Jalen Brunson e Spencer Dinwiddie (Mavericks); Bojan Bogdanovic e Jordan Clarkson (Jazz)

Favorito: Tudo pode acontecer.

NBA Livestream