Depois do empate em Espanha a uma bola e da vitória gorda por 4-0 na receção à Suíça, Portugal volta a entrar em ação na fase de grupos da Liga das Nações esta quinta-feira, 9 de junho, ao ser anfitrião da Chéquia (República Checa). Depois, domingo, dia 12, fecha uma maratona de quatro jogos em 11 dias visitando a Suíça.

Podes apostar nestes dois próximos encontros da seleção nacional no site da Betano.pt e fica desde já a saber que Portugal é francamente favorito no encontro com os checos – que se disputará no Estádio José Alvalade – e também tem mais probabilidades de vencer diante dos helvéticos, embora nesse caso as odds sejam bastante mais equilibradas.

Surpreendente Chéquia no caminho de Portugal

Portugal vai tentar dar sequência ao bom início nesta fase de grupos com uma vitória diante da Chéquia, equipa com a qual partilha a liderança do grupo, com 4 pontos. Os checos são a surpresa do grupo e prometem dificultar a vida aos jogadores lusos.

O onze a apresentar por Fernando Santos no jogo desta quinta-feira é uma incógnita, em face do pouco tempo de recuperação entre os desafios – quatro em 11 dias – o que obriga Fernando Santos a mais alterações do que o habitual. Recorde-se que o selecionador nacional mudou seis jogadores na equipa inicial que apresentou diante da Suíça, em comparação com o desafio de estreia com a Espanha.

Uma coisa é certa: qualidade não falta no lote de 26 eleitos de Portugal. Uma das grandes curiosidades é saber se Cristiano Ronaldo irá repetir a titularidade, depois dos dois golos que marcou frente à Suíça, ou se voltará para o banco, como sucedeu com a Espanha. Sublinhe-se que apenas cinco futebolistas de Portugal foram titulares nos dois primeiros jogos desta Liga das Nações – João Cancelo, Pepe, Danilo, Otávio e Bruno Fernandes.

A Chéquia bateu fora de casa a Suíça por 2-1, na primeira jornada (golo de Jan Kuchta e autogolo de Djibril Sow) e na segunda ronda travou em casa Espanha, obrigando “la roja” a um empate a duas bolas. E o segundo golo dos espanhóis só surgiu aos 89 minutos. 

Neste segundo jogo, Kuchta voltou a estar em plano de destaque, com um golo e uma assistência. O ponta de lança do Lokomotiv Moscovo obteve 3 golos em 11 jogos oficiais na segunda metade da época de 2021/22, depois de se ter transferido do Sparta Praga, onde marcara por 12 golos em 25 partidas até janeiro. A sua melhor época foi em 2020/21, quando apontou 20 golos em 41 partidas, igualmente no Sparta Praga.

Foram apenas três as ocasiões em que Portugal e Chéquia (República Checa) se defrontaram, mas sempre em fases decisivas do Campeonato da Europa. Primeiro, nos quartos de final do Euro-96, com os checos a levarem a melhor por 1-0, a graças ao célebre golo de Poborsky, num chapéu perfeito a Vítor Baía. Na fase de grupos do Euro 2008 foi Portugal a superiorizar-se, por 3-1, com golos de Deco, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma. Finalmente, nos quartos de final do Euro 2012, valeu um cabeceamento perfeito de Cristiano Ronaldo, aos 79 minutos, para selar a qualificação à equipa das quinas.

O nosso adversário desta quinta-feira, dia 9, não vai poder contar com a estrela da companhia, o avançado do Bayer Leverkusen Patrik Schick, devido a lesão, enquanto Jakub Jankto está em dúvida, depois de ter saído lesionado do jogo com Espanha.

Suíça quer limpar má imagem deixada em Alvalade

No domingo, 12 de junho, Portugal visita a Suíça, depois de ter “despachado” por 4-0 os helvéticos no jogo realizado no Estádio José Alvalade, a contar para a segunda jornada. Os golos foram de Cristiano Ronaldo (bisou e já soma 117 golos em 188 internacionalizações), William Carvalho e João Cancelo. Este último passou a ser o lateral com mais golos na história da Seleção A portuguesa (6, em apenas 34 jogos).

Os dois países têm um longo historial de 24 confrontos e caso vença, Portugal igualará a Suíça com 10 vitórias, tendo-se ainda registado cinco empates. No entanto, os helvéticos têm demonstrado grande superioridade como anfitriões, com seis vitórias, duas derrotas e três empates. Curiosamente, desde 1993 que a Suíça não joga no seu país com Portugal. Nessa noite, em desafio de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1994, verificou-se um empate a uma bola.

Outros jogos em destaque

Podes naturalmente apostar em todos os jogos da fase de grupos da Liga das Nações no site da Betano.pt. No calendário da terceira jornada destaca-se o Suíça-Espanha, confronto entre dois dos rivais portugueses nesta fase e ainda o Inglaterra-Itália, no “grupo da morte”, que conta ainda com a Alemanha. Neste momento, o grupo é liderado por Na quarta jornada, a Espanha recebe a República Checa, merecendo ainda realce o França-Croácia e um sempre entusiasmante Alemanha-Itália.