Dia 6 de dezembro, terça-feira, às 19h, é dado o pontapé de saída do jogo entre Portugal e Suíça, duas seleções que nunca se defrontaram em fases finais de campeonatos do mundo, mas que agora medem forças nos oitavos de final da edição de 2022 da prova, que está a decorrer no Catar. Podes apostar neste jogo no site da Betano.pt e fica desde já a saber que a Seleção das quinas é favorita à vitória. O vencedor deste encontro defronta a Espanha ou Marrocos nos “quartos”.

Portugal foi primeiro classificado do Grupo H, com seis pontos (duas vitórias e uma derrota), enquanto os suíços terminaram o G na segunda posição, também com seis pontos (dois triunfos e um desaire). A formação liderada por Fernando Santos bateu o Gana (3-2) e o Uruguai (2-0) e perdeu com a Coreia do Sul (1-2), já os helvéticos venceram os Camarões (1-0), foram derrotados pelo Brasil (1-0) e na última ronda superiorizaram-se à Sérvia, por 3-2. Neste momento, Bruno Fernandes e Breel Embolo, ambos com dois golos, são os melhores marcadores das respetivas equipas. 

Portugal soma três vitórias nos últimos quatro duelos 

Este vai ser o 26º confronto entre as duas seleções, com os suíços a terem uma ligeira vantagem: a formação lusa regista nove triunfos, contra 11 do adversário dos oitavos, isto além de cinco empates – e cada equipa marcou 34 golos nestes duelos. O último jogo entre Portugal e Suíça aconteceu a 12 de junho de 2022, a contar para a fase de grupos da Liga das Nações, e os suíços venceram por 1-0, com um golo madrugador de Seferovic, jogador do Benfica que se encontra atualmente emprestado ao Galatasaray. 

Antes deste desaire, a formação lusa contava com três triunfos consecutivos: 2-0 em 2017, em jogo da fase de qualificação para o campeonato do mundo de 2018, 3-1 em 2019, resultado que valeu o apuramento para a final da Liga das Nações, e, mais recentemente, goleada por 4-0, já este ano, em encontro da segunda jornada da fase de grupos da Liga das Nações. Nos últimos dez confrontos, Portugal venceu seis, empatou um e perdeu três, sendo que o histórico entre os adversários desta terça-feira começou em 1938 e nos primeiros três desafios os helvéticos venceram os lusos.

Ronaldo e Shaqiri atrás do mesmo recorde

Ronaldo e Shaqiri são atualmente as principais figuras de ambas as seleções e os dois jogadores têm a oportunidade de neste jogo se tornarem o melhor marcador em fases finais de campeonatos do mundo das respetivas equipas. O capitão da nossa Seleção tem oito golos no currículo e está a um de Eusébio, já o jogador dos Chicago Fire soma cinco, menos um que Josef Hugi, que tem seis. Curiosamente, quer Eusébio, quer Hugi marcaram todos os seus golos em apenas uma edição da prova: o “King” em 1966 e o helvético em 1954.

Ronaldo e Shaqiri contam com um golo neste campeonato do mundo, tento esse que já valeu recordes para os dois craques: o português tornou-se no primeiro jogador a marcar em cinco fases finais da prova, já Shaqiri é o primeiro suíço a fazê-lo em três campeonatos do mundo – além disso, juntou-se a Messi e Ronaldo como os únicos três a marcarem em três edições consecutivas da prova. Se Shaqiri nunca marcou contra Portugal, já Ronaldo tem sido feliz diante da Suíça, contando já com cinco golos contra este adversário. O capitão apontou dois na recente goleada por 4-0 e registou um hat-trick no triunfo por 3-1, em 2019. 

William Carvalho alerta para o potencial suíço

William Carvalho foi o jogador escolhido para falar sobre este encontro e o médio luso alertou para o perigo que este adversário pode representar, caso Portugal não esteja ao seu melhor nível. “É um adversário difícil, mas a Suíça vai encontrar uma equipa focada, que irá fazer os possíveis para ganhar o jogo. Esperamos uma Suíça com muita posse de bola, com excelentes jogadores. A lição que temos de tirar é que temos de estar focados nos 90 minutos para que as coisas corram como queremos. Temos de jogar como nos primeiros dois jogos deste Mundial. Teremos de estar unidos até ao fim. A Suíça é uma equipa difícil. O jogo vai ser definido nos detalhes e temos de estar preparados”.

Suíços otimistas num bom resultado

Depois da vitória diante da Sérvia, a Suíça chega a este duelo motivada. Murat Yakin, selecionador helvético, confia nos seus pupilos e quer fazer história. “Podíamos ter marcado mais golos [frente à Sérvia], mas o importante é que conseguimos passar aos oitavos de final. Parabéns a todos os jogadores. Contra Portugal temos as nossas hipóteses. Vai ser um jogo aberto. Queremos fazer história. Se entrarmos bem no jogo e se a nossa tática funcionar, tudo é possível”.

Shaqiri, por seu lado, reconhece que Portugal é favorito, mas afirma que está tudo em aberto. “Portugal é favorito, mas vimos o exemplo da Argentina ontem que todos esperavam que tivesse um jogo fácil e tiveram muitas dificuldades. Tal como a Austrália colocou problemas à Argentina, com um jogo especial da nossa parte podemos colocar muitos problemas a Portugal. Nestas fases a eliminar não há equipas fracas, todos os jogos vão ser bons. Está tudo em aberto. Portugal não é só Cristiano Ronaldo. Ele é incrível. Pode marcar golo a qualquer segundo do jogo. Não podemos tirar os olhos dele. Mas atenção, mesmo com algumas lesões, Portugal tem jovens de muita qualidade que podem fazer a diferença”disse.