Qual o campeonato mais equilibrado da Europa? E do mundo? Essa é uma questão difícil de analisar do ponto de vista subjectivo, mas o Observatório do Futebol fez as contas para responder a esta dúvida do ponto de vista mais objectivo e chegou a uma tabela estatística que coloca a liga portuguesa entre as cinco mais equilibradas da Europa.
Para chegar a esta conclusão, o Observatório do Futebol analisou todos os jogos de 72 campeonatos pelo mundo – até 31 de março – e contou quantos jogos são ganhos por três, ou mais, golos de diferença. Quantos mais jogos ficarem decididos por esta diferença (3-0, 1-4, 4-0, etc), mais desequilibrado é o campeonato.
Assim, em todo o mundo, a liga mais equilibrada é a da Colômbia onde apenas 4% dos 126 jogos analisados ficaram decididos por mais de três golos de diferença. Logo a seguir segue-se a Índia e Burkina Faso, ambos 5,3% dos jogos. No extremo oposto estão a Áustria (23,5%), Moldávia (31,3%) e Ilhas Salomão (37,3%)
No que toca à Europa, é a Albânia que lidera, com 8,8% dos jogos em que as duas equipas ficam separadas por mais de 3 golos. Segue-se a Eslovénia e Macedónia do Norte, ambas com 9%. Portugal aparece logo a seguir, em 4º lugar, com 10,6% dos 216 jogos analisados. A nível mundial a Liga NOS surge no 24º lugar dos campeonatos mais equilibrados.
Continuando na Europa, as cinco principais ligas estão todas atrás de Portugal. A La Liga, de Espanha, está em 7º lugar (11,4%), a Ligue 1 em 19º lugar (15%), a Premier League em 23º lugar (17,2%), Série A, de Itália, em 25º lugar, com 17,8%, e a Bundesliga, da Alemanha, com 29%, surge em 34º lugar de todos os campeonatos europeus analisados. Pior só o País de Gales, a Áustria e a Moldávia.