A primeira volta da I Liga portuguesa chega ao fim com um grande jogo no Dragão, entre FC Porto e SC Braga, no domingo, 14 de janeiro (20h30). No mesmo dia, a partir das 18h00, o Benfica recebe o Rio Ave, enquanto o Sporting será o primeiro dos três grandes a entrar em cena, viajando ao terreno do Desportivo de Chaves no sábado, 13 de janeiro (18h00). Como sempre, podes apostar nos três desafios dos maiores emblemas nacionais no site da Betano.pt, bem como nos outros seis encontros desta 17ª ronda.

Desportivo de Chaves – Sporting (13/01, 18h00)

O Sporting, líder do campeonato, com 1 ponto de avanço sobre o Benfica e 5 a mais do que o FC Porto, é francamente favorito, de acordo com as odds do site da Betano.pt, nesta viagem a casa do “lanterna vermelha” Desportivo de Chaves. Os flavienses já se encontram a 4 pontos de Gil Vicente, Rio Ave e Portimonense, os primeiros clubes acima da linha de água.

Os leões vêm de uma vitória por 4-0 na receção ao Tondela,  que valeu a qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal, num jogo em que Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres marcaram dois golos cada. E na última jornada da I Liga “despacharam” o Estoril, por 5-1 (bis de Marcus Edwards, um golo de Trincão, outro de Pedro Gonçalves e um autogolo). A notícia nessa noite de goleada em Alvalade foi o facto de Viktor Gyökeres não ter marcado, mas a verdade é que o ponta de lança sueco esteve envolvido nas jogadas de todos os golos, tendo feito três assistências.

De resto, Gyökeres teve participação direta em 30 golos dos leões na temporada em curso, com 20 golos e dez assistências, só sendo superado, nos futebolistas das dez principais Ligas europeias, por Harry Kane, ponta de lança do Bayern Munique que soma 25 golos e oito assistências em 22 desafios. Se nos cingirmos apenas ao campeonato, o avançado nórdico do Sporting tem 11 golos e sete assistências em 15 jogos, ou seja, teve participação direta em 18 golos, número superior ao de todos os outros futebolistas da competição. Para esta deslocação a Chaves, Rúben Amorim não poderá contar com Geny Catamo, Diomande e Morita, três habituais titulares, que se encontram ao serviço das suas seleções nacionais, bem como com os lesionados Fresneda e St. Juste.

O Sporting, segundo melhor ataque da I Liga, com 37 golos (é superado pelo SC Braga, com 40) vai enfrentar aquela que é, de longe a pior defesa da prova: o Desportivo de Chaves já sofreu 41 golos, mais 5 do que o Portimonense, o segundo clube mais batido.  A entrada de Moreno no final de setembro para o cargo de treinador dos flavienses, em substituição de José Gomes, parecia trazer bons ventos de mudança, pois somou duas vitórias e dois empates nos primeiros quatro jogos. No entanto, nos oito desafios oficiais que se seguiram até à receção ao Sporting, a equipa só ganhou uma vez, empatou outra e foi derrotada em seis ocasiões. Na última jornada, empatou 2-2 no reduto do Famalicão, com golos de Héctor Hernández (de grande penalidade) e de Rúben Ribeiro, antigo futebolista do Sporting, que faturou pela primeira vez em 2023/24. Quanto ao ponta de lança espanhol, já marcou 9 golos no campeonato, metade do total da sua equipa, e promete ser uma dor de cabeça para a defesa leonina. Bruno Langa, Guima e João Correia, todos ao serviço das suas seleções nacionais, são ausências para a receção ao Sporting

Historicamente, as viagens a Chaves não costumam ser nada fáceis para o Sporting, que ganhou menos de um terço dos desafios para o campeonato (5 em 17), tendo-se verificado quatro triunfos dos visitados e oito empates. No entanto, os leões melhoraram substancialmente nas últimas partidas, tendo somado três vitórias nas últimas três deslocações. E nas últimas cinco não perderam (duas igualdades e três vitórias), tendo o último triunfo dos transmontanos ocorrido há seis jogos, a 30 de janeiro de 1998.

Benfica – Rio ave (14/01, 18h00)

O Benfica, segundo classificado a 1 ponto do líder Sporting, apresenta-se certamente muito moralizado na receção ao Rio Ave, pois vem de uma importante vitória caseira por 3-2 diante do SC Braga, para a Taça de Portugal, com golos de Rafa, Aursnes e Arthur Cabral. De resto, as águias apresentam uma série de seis triunfos consecutivos em todas as provas, tendo três dessas vitórias ocorrido na I Liga, uma delas igualmente frente ao SC Braga e as outras diante do FC Famalicão e do FC Arouca. Desta vez, terão pela frente o Rio Ave, 15º da tabela, e reúnem favoritismo indiscutível, segundo as cotações do site da Betano.pt.

Arthur Cabral é um dos homens do momento na Luz, tendo feito um golo e uma assistência no último jogo com o SC Braga, com as suas exibições a serem cada vez mais entusiasmantes. De resto, boas alternativas para o ataque não faltam a Roger Schmidt, nomeadamente o recém-contratado Marcos Leonardo, que já esteve no banco dos suplentes diante do SC Braga, embora não se tenha ainda estreado. E no último triunfo do Benfica para a I Liga (3-0 em casa do FC Arouca) Peter Musa esteve em especial destaque com um grande golo, efetuando um desvio acrobático na grande área, voltando a demonstrar que tem queda para marcar vindo do banco. 

Apesar de só ter sido titular em 10 dos 26 jogos oficiais em que participou esta temporada, soma 6 golos, 5 dos quais obtidos no campeonato. E depois de algumas notícias que falavam na possível saída do ponta de lança croata no mercado de janeiro, este veio a público garantir que pretende ficar na Luz. “Sou jogador do Benfica, tenho contrato por mais quatro anos, estou feliz e apenas focado neste clube”, referiu a um órgão de comunicação social do seu país.

Os defesas laterais Alexander Bah e Juan Bernat, o ponta de lança Casper Tengstedt e o extremo David Neres continuam a ser baixas no esquadrão de Roger Schmidt, que voltará certamente a contar com Marcos Leonardo, que se estreou diante do SC Braga.

O Rio Ave é o atual 15º classificado na I Liga e vem de um importante triunfo caseiro (2-0) diante do Portimonense, rival direto na luta pela manutenção, que, de resto, igualou depois deste resultado. Emmanuel Boateng fez um dos golos nesta partida, voltando a mostrar que atravessa fulgurante momento de forma. De resto, em votação promovida pelo Rio Ave nas suas redes sociais, foi eleito o melhor jogador de dezembro do clube, mês em que somou 2 golos e uma assistência. E, como se percebeu, a boa forma continuou no novo ano, pois faturou diante do Portimonense. O ponta de lança ganês é o melhor marcador da equipa na época em curso, com 4 golos em jogos oficiais, curiosamente os mesmos do defesa Costinha.

O Benfica tem demonstrado enorme superioridade nas receções ao Rio Ave, tendo ganho 24 dos 28 desafios, com quatro empates e nenhum triunfo dos visitantes. As águias atravessam um período de 14 triunfos consecutivos e a última vez que os vilacondenses pontuaram foi a 6 de novembro de 2005.

FC Porto-SC Braga (14/01, 20h30)

O jogo grande da última jornada da primeira volta, com o FC Porto, terceiro na tabela, favorito ao triunfo diante do SC Braga, quatro colocado, isto de acordo com as odds do site da Betano.pt. Os azuis e brancos saíram vitoriosos da deslocação ao Estoril na passada terça-feira, por 4-0 (“hat-trick” de Evanilson e um golo de Galeno), em jogo da Taça de Portugal. No entanto, na última jornada da I Liga não foram além de igualdade a uma bola no Estádio do Bessa, resultado que permitiu a Sporting e Benfica aumentarem a vantagem na tabela, para 5 e 4 pontos, respetivamente.

Quanto ao SC Braga, vem de uma derrota no Estádio da Luz, para a Taça de Portugal, e na ronda anterior do campeonato empatou a uma bola diante do Vitória SC, sofrendo um balde de água gelada com o golo de João Mendes no oitavo minuto de compensação.

Com Taremi ausente na seleção iraniana, que compete na Taça Asiática, boa parte da esperança de golos dos adeptos portistas recai em Evanilson e o atacante brasileiro tem correspondido, pois é o melhor marcador da equipa em 2023/24, com 14 golos em 21 partidas. E o “hat-trick” que obteve no Estoril foi o seu segunda esta época, depois de já ter conseguido o feito no desafio em Antuérpia, para a Champions. Curiosamente, no campeonato só marcou por quatro ocasiões, em 11 jogos. Refira-se que Evanilson marcou por uma vez nas sete vezes em que jogou contra o SC Braga, no gordo triunfo por 4-1 no Dragão, em jogo da I Liga da temporada de 2022/23. Para além de Taremi, Sérgio Conceição não poderá contar com Zaidu, ao serviço da seleção nigeriana, e com o lesionado Iván Marcano.

O SC Braga, que vem de uma derrota na Luz (2-3) para a Taça de Portugal, apresenta-se no Dragão como o melhor ataque do campeonato, com os seus 40 golos em 16 jogos a significarem uma média de 2,5 golos por partida. O melhor marcador da equipa na I Liga é Simon Banza, com 14 golos, ele que, de resto, é o principal artilheiro da prova, até ao momento. No entanto, o congolês estará ausente desta partida no Dragão, pois encontra-se ao serviço da sua seleção, tal como o central Niakaté, no Mali.

Ainda assim, não faltam boas opções de ataque para o técnico Artur Jorge, com Ricardo Horta à cabeça. O internacional português já marcou 10 golos em 2023/24 (7 no campeonato), tendo faturado por três vezes nos 21 jogos em que defrontou o FC Porto. E nessas três ocasiões em que marcou foi decisivo para três vitórias dos minhotos – duas para a I Liga, em 2019/20 e 2021/22, e na final da Taça da Liga da temporada de 2019/20.

O FC Porto tem superioridade esmagadora como anfitrião do SC Braga em jogos do campeonato, com um total de 55 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. E nas últimas dez épocas, venceu oito vezes, empatou uma e perdeu outra, neste último caso em 2020/21.