Depois de quase três meses de paragem, a Primeira Liga portuguesa está de volta. A partir desta quarta-feira, 3 de junho, o futebol regressa aos 15 estádios aprovados pela DGS e o pontapé de saída vai ser dado no Algarve.
Portimonense e Gil Vicente são as equipas que vão dar o pontapé de saída no recomeço da Primeira Liga. O jogo está marcado para as 19h00 desta quarta-feira, num reencontro entre duas equipas com realidades diferentes. O Portimonense precisa de pontos para fugir aos lugares de despromoção, enquanto o Gil Vicente está a meio da tabela, numa posição tranquila. Os algarvios somam apenas duas vitórias na Liga NOS e não vencem uma partida de 30 de novembro. Quando o campeonato foi interrompido vinham de uma derrota em Braga, por 3-1. Já o Gil tinha empatado em casa, frente ao Santa Clara, mas o registo era bem melhor, com duas vitórias nos cinco jogos anteriores à paragem do campeonato.
Mais tarde, às 21h00, um dos jogos grandes da jornada, com o Famalicão, equipa sensação da Primeira Liga, a receber o FC Porto.
O FC Porto é líder do campeonato, posição conseguida pouco antes da paragem e quer repetir nesta jornada o sucesso conseguido na primeira volta, quando bateu, na altura, o líder… Famalicão! Os dragões estavam em boa forma, mas na última jornada antes da pandemia tinham empatado em casa, frente ao Rio Ave, no único resultado negativo desde janeiro, no que tocava ao campeonato. O Famalicão, que joga em casa, pretende repetir o resultado do último duelo com os grandes, em que venceu o Sporting por 3-1. Jogar no seu próprio terreno é mesmo um grande trunfo para o Famalicão que venceu metade dos jogos realizados no seu relvado. Porém, nas últimas sete partidas só venceu uma, precisamente frente ao Sporting.
Para quinta-feira, dia 4 de junho, estão agendados mais três partidas, a começar pelo Marítimo – V. Setúbal. Os verde-rubros, patrocinados pela Betano, vão jogar em casa, como pretendiam, e tentarão somar três pontos fundamentais. A equipa insular, antes da paragem, vinha de três derrotas consecutivas, pelo que tem uma oportunidade para inverter essa tendência. Os sadinos, por sua vez, estão numa posição um pouco mais confortável na tabela, com mais quatro pontos que o Marítimo. Antes da paragem, porém, também não estavam muito bem e não tinham qualquer vitória nos últimos seis jogos. Na última partida, porém, empataram com o Benfica.
Falando em Benfica, os encarnados entram em campo na Luz para defrontar o Tondela. As águias são favoritas, mas já sabem o que é perder em casa frente a este emblema, bastando recuar até 2018. De recordar que a turma de Bruno Lage estava numa fase negativa, com apenas uma vitória em oito jogos, tendo mesmo perdido a liderança da Primeira Liga. O Tondela, 14º classificado não venceu nas últimas cinco partidas antes da paragem mas, na temporada 2019/20, já conseguiu cinco vitórias fora de casa, um registo muito melhor que o conseguido no próprio reduto.
Às 21h15 de quinta-feira, em Guimarães, realiza-se o jogo grande da jornada, o Vitória SC recebe o Sporting.
A equipa da casa olha para este jogo de forma importante para reduzir as distâncias precisamente para os leões, que estão cinco pontos à frente. O Vitória, porém, não costuma dar-se bem com o Sporting. Nos últimos 20 controntos, apenas três vitórias, mas na última época conseguiu uma delas, por 1-0. Os de Guimarães estavam em grande forma antes da paragem, com três vitórias consecutivas, ao contrário do Sporting que só tinha um triunfo nos últimos três jogos. Um jogo que promete.
Depois dos dois primeiros dias, o futebol estende-se por mais três dias, até domingo, 7 de junho.
Na sexta-feira, o Santa Clara recebe, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o SC Braga, terceiro classificado. Os minhotos entram em campo já a saber o resultado do Sporting, o mais direto perseguidor. O SC Braga, recorde-se, soma nove vitórias nos últimos dez jogos e não perde, para a Primeira Liga, desde dezembro de 2019. O Santa Clara, a jogar em casa emprestada, vem de três jogos sem perder, mas antes disso tinha quatro vitórias consecutivas.
Também na quinta-feira jogam Desp. Aves e Belenenses SAD, num jogo fundamental para a equipa da casa que precisa de somar pontos para tentar fugir ao último lugar.
Para terminar a jornada, no sábado, alinham o Boavista-Moreirense, e no domingo, o Rio Ave-Paços Ferreira. Os vilacondenses, que ocupam o quarto lugar, entram em campo já depois de todos os outros rivais e já sabem em que posição podem ficar no final da jornada em caso de uma vitória.