As ligas nacionais estão a chegar ao momento de todas as decisões, seja no que se refere ao campeão, às equipas que se vão apurar para as competições europeias, ou ainda aquelas que irão ser despromovidas. Este fim de semana há muita coisa em jogo por esses países fora e escolhemos quatro jogos que podem ajudar a decidir muita coisa nos respetivos campeonatos. 

Em Inglaterra, o Arsenal recebe o Manchester United, uma “final” para ambos os conjuntos, tendo em vista o quarto lugar (o último que dá acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, em Itália os dois grandes de Milão defrontam os clubes de Roma, num duplo duelo importante para as contas do título, enquanto na Alemanha o Bayern Munique recebe o eterno rival Borussia Dortmund e uma vitória caseira arruma a questão do primeiro lugar na Bundesliga. Como de costume, podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros das respetivas jornadas.

Arsenal e Manchester United disputam “final”

Não é só a luta pelo primeiro lugar que está animada em Inglaterra, já que Arsenal, Tottenham e Manchester United estão no sprint final para ver quem fica com a tão cobiçada quarta posição. E a verdade é que parece que nenhum dos três emblemas quer este lugar da tabela classificativa, tendo em conta o sobe e desce de resultados que têm registado.

À entrada para a 34ª jornada, o Tottenham é quarto, com 57 pontos, os mesmos que o Arsenal, enquanto os red devils estão a três dos rivais de Londres, mas já contam com mais uma partida disputada. Nesta ronda, os spurs deslocam-se ao campo do Brentford e já saberão nessa altura o resultado do jogo grande do fim de semana na Premier League.

Arsenal e Manchester United chegam ao clássico com morais diferentes: os gunners bateram o Chelsea, em Stamford Bridge, por 4-2, já Bruno Fernandes e companhia foram goleados pelo Liverpool, por 4-0 – na primeira volta levaram cinco dos reds, em Old Trafford, para um total de 9-0, se juntarmos os dois jogos da liga. A vitória dos londrinos na casa do rival colocou ponto final numa sequência de três desaires seguidos, e isto contra equipas da segunda metade da tabela (Southampton, Brighton e Crystal Palace).

Do lado forasteiro, esta semana foi oficializado o novo treinador, trata-se de Erik ten Hag, do Ajax, que assinou um contrato de três temporadas e que terá a difícil tarefa de reerguer o clube. Fora dos lugares de acesso à Champions, os craques do United têm sido uma sombra de si mesmos e alvos de várias críticas, por parte de antigos jogadores e comentadores. Para este encontro mantém-se a dúvida se Ronaldo irá atuar, isto depois de ter ficado de fora do duelo diante do Liverpool, devido à morte de um dos gémeos no parto. 

Nas últimas cinco rondas da Premier League, o Arsenal apresenta duas vitórias e três derrotas, já o Manchester United conta com dois triunfos, um empate e dois desaires. Na primeira volta, os red devils bateram o rival por 3-2, com um bis de Ronaldo e outro golo de Bruno Fernandes – para os londrinos marcaram Emile Smith Rowe e Martin Odegaard. Nos dez confrontos mais recentes, o Arsenal tem ligeira vantagem, com quatro vitórias, três empates e três derrotas diante do United, isto, quando atua em casa em partidas do campeonato.

A fragilidade dos forasteiros tem sido bem visível nas deslocações mais recentes, com três desaires seguidos e em todos eles foram a perder para o intervalo. Já o Arsenal não sofreu golos em cinco das últimas sete partidas frente ao Manchester United, mas chega a este clássico com duas derrotas caseiras em outros tantos jogos – Liverpool e Brighton. De acordo com as odds da Betano.pt, os gunners são favoritos ao triunfo.

AC Milan a torcer por Mourinho e Inter Milão pela Lázio

O calendário da Serie A juntou na mesma jornada um duplo confronto entre os principais clubes de Roma e Milão.  No sábado, às 17h, é dado o pontapé inicial do Inter Milão – AS Roma, já domingo, às 19h45, o Olímpico de Roma recebe o duelo entre Lázio e AC Milão. O que acontecer nestes dois encontros pode ajudar a decidir a luta pelo título de campeão, bem como, os lugares de acesso à Liga Europa.

A cinco jornadas do fim da Serie A, tudo ainda pode acontecer nos primeiros lugares da tabela classificativa. O AC Milan lidera com 71 pontos, mais dois que o rival da cidade, mas o Inter tem menos um jogo. Por outro lado, a AS Roma é quinta, com 58, e a Lázio sétima, com 56 – no meio está a Fiorentina com 56 e menos uma partida disputada. Percebe-se por estes dados como este duplo confronto é importante nestas contas todas.

No sábado, José Mourinho regressa a uma casa que bem conhece e ao serviço de quem conquistou vários títulos, com destaque para a Liga dos Campeões. Esta temporada é a segunda visita do Special One ao Giuseppe Meazza, isto depois de ter perdido por 2-0, nos quartos de final da Taça de Itália diante dos nerazzurri. As duas equipas chegam a este duelo em boa forma, tendo em conta os últimos resultados. O Inter Milão, atual campeão em título, regista quatro vitórias e três empates nas últimas sete jornadas, já a AS Roma está numa sequência de 12 partidas sem derrotas – sete triunfos e cinco empates.

Na primeira volta, o Inter Milão venceu facilmente os romanos na capital, por 3-0, e com todos os golos a surgirem na primeira parte: Çalhanoglu aos 15 minutos, Dzeko aos 24’ e Dumfries aos 39’. Apesar de Mourinho saber que não vai ter vida fácil no sábado, a verdade é que o registo recente entre os dois clubes na casa do Inter até é bastante equilibrado: em 10 jogos, a formação da casa venceu três, os forasteiros outros três e houve ainda quatro empates. 

Além disso, os nerazzurri só bateram os romanos uma vez nos últimos cinco jogos em que se defrontaram no Giuseppe Meazza – foi na época passada, com um triunfo por 3-1. Ambas as equipas têm os seus principais jogadores disponíveis e só a vitória interessa aos dois conjuntos: o Inter Milão quer manter a pressão no rival AC Milan, já a AS Roma quer se manter por perto da Juventus, quarta classificada, e manter a distância para o rival da cidade. De acordo com as odds da Betano.pt, o campeão é favorito à vitória.

No domingo, às 19h45, Lázio e AC Milan começam o seu jogo sabendo de antemão o que aconteceu no confronto entre os rivais da cidade. O conjunto da capital regista três vitórias, um empate a uma derrota nas cinco rondas mais recentes da Serie A, já os nerazurri apresentam três triunfos e dois empates e não perdem desde 17 de janeiro, quando foram surpreendidos em casa pelo modesto Spezia (1-2).

Neste momento, o conjunto laziale está fora dos lugares de acesso às competições europeias e não pode perder mais pontos, já os comandados de Stefano Pioli sabem que qualquer desaire pode ser fatal nas aspirações de voltarem a ser campeões, 11 anos depois do último título. Na primeira volta, os milaneses venceram em casa a Lázio por 2-0, com golos de Rafael Leão e Ibrahimovic. Nos dez confrontos mais recentes entre os dois conjuntos, no Olímpico de Roma, os visitados venceram metade desses jogos, registando-se ainda três empates e dois triunfos forasteiros. Segundo as odds da Betano.pt, os forasteiros são favoritos à vitória.

Será este o último clássico com Lewandowski e Haaland?

A quatro jornadas do fim, e com 12 pontos em disputa, o clássico de sábado, às 17h30, entre os dois rivais do costume, Bayern Munique e Borussia Dortmund, pode ser suficiente para fechar as contas do título na Bundeslisga. Mas mesmo que matematicamente continue a ser possível os forasteiros sonharem com o primeiro lugar, depois desta ronda, ninguém acredita que os bávaros vão desperdiçar a vantagem pontual que têm de momento: o atual campeão é líder, com 72 pontos, mais nove que a formação de Dortmund. Em caso de triunfo caseiro, os comandados de Julian Nagelsmann chegam ao décimo título consecutivo, mas o qual não será suficiente para se poder dizer que esta foi uma temporada de sucesso lá para os lados da Baviera. É que a eliminação nos quartos de final da Liga dos Campeões, diante do Villarreal, não estava nas contas dos alemães.

“Quando és eliminado da Liga dos Campeões, tens de aceitar as críticas que chegam de todo o lado. Há críticas que são mais desagradáveis e outras menos. Vivo bem com as críticas do Karl Heinz Rummenigge. Mas talvez não viva assim tão bem com as 450 ameaças de morte que recebi no Instagram. Só vejo a primeira linha e depois apago todas de uma vez. Tens de aceitar as críticas quando perdes um jogo para o qual eras favorito. Saímos de outra competição e claro que o treinador vai ser criticado”, contou Nagelsmann.

Sobre o futuro do plantel, também deixou algumas pistas, depois da desilusão na Champions.  “Há coisas a melhorar, mas não vou falar sobre o futuro da equipa. Estes jogadores jogam juntos há muito tempo, conhecem-se muito bem. O balneário funciona bem e há muita união. No entanto, é preciso mudar. Se perguntares a qualquer pessoa de outra indústria, quando as coisas não correm bem, é necessário gente fresca. Financeiramente não temos as mesmas possibilidades que no passado por causa da pandemia. Isto é um processo. Este ano já mudámos algumas coisas de forma gradual. Além disso, há questões complicadas relacionadas com os contratos de alguns jogadores”, concluiu, referindo-se naturalmente à questão da permanência ou não de Robert Lewandowski no clube.

Do outro lado, estará o rival do costume, o Borussia Dortmund, que andou esta temporada toda a viver com a novela sobre a saída de Erling Haaland no fim da época. Se parece certo que o avançado norueguês vai abandonar o clube, ainda não se sabe para onde irá, sendo que são vários os possíveis destinos, como Real Madrid, FC Barcelona, Manchester City, entre outros. 

No sábado, nada disto vai interessar quando soar o apito inicial e se há coisa que este clássico já mostrou é que costuma ser um grande espetáculo, com futebol ofensivo de lado a lado. Basta dizer que na primeira volta o Bayern venceu por 3-2 na casa do rival e que nos últimos seis duelos entre os dois, disputados em Munique, o eterno campeão marcou sempre pelo menos quatro golos, tendo aplicado ainda duas goleadas pesadas ao Borussia: 5-0 e 6-0. Os dois conjuntos estão na máxima força e, de acordo com as odds da Betano.pt, os visitados são favoritos à conquista dos três pontos. Será que este vai ser o último clássico com Lewandowski e Haaland frente a frente?