A 28ª jornada da liga portuguesa pode ajudar nas contas do título, com o dérbi entre Sporting e Benfica, enquanto o FC Porto recebe o Vitória de Guimarães. Curiosamente, estes dois duelos colocam frente a frente adversários que também mediram forças, a meio da semana, em partidas das meias-finais da Taça de Portugal. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda.
Neste momento, o Sporting lidera a competição, com 68 pontos, mais um que o Benfica, e tem ainda menos um jogo disputado (fora com o Famalicão, o qual está marcado para dia 16 de abril). Em caso de triunfo caseiro, os leões aumentam a vantagem para quatro pontos, se por outro lado, as águias derrotarem o rival, isso significa novo líder, com os encarnados a trocarem de lugar com o adversário.
Nas últimas cinco jornadas da prova, o Sporting registou quatro vitórias e um empate (3-3 fora com o Rio Ave), enquanto o Benfica apresenta o mesmo número de triunfos e um desaire, este no Dragão, diante do FC Porto, e por 5-0. Em Alvalade, os pupilos de Rúben Amorim estão imparáveis, com 13 vitórias em outros tantos encontros, com 46 golos marcados e 10 sofridos, já as águias, como visitantes, levam nove triunfos, dois empates e dois desaires.
Esta temporada, as equipas já se defrontaram em Alvalade, no desafio da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, com a vitória a cair para o lado da formação visitada, por 2-1. Os leões chegaram ao 2-0 com golos de Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres, tendo respondido Fredrik Aursnes, a estabelecer o resultado final. Na segunda mão, na Luz, houve empate a dois golos, o que permitiu ao Sporting rumar à final da competição.
Analisando as últimas dez receções do Sporting ao Benfica para o campeonato, os encarnados demonstraram superioridade, tendo ganho por quatro vezes, contra apenas uma dos verdes e brancos, com cinco empates pelo meio. De resto, as águias têm mesmo vantagem no confronto direto no reduto do velho rival, se analisarmos o total de encontros do campeonato, com 34 vitórias, 33 derrotas e 22 empates. No entanto, se analisarmos todas as competições no covil do leão, a vantagem é leonina, com 74 vitórias, 31 empates e 46 derrotas.
Na época transata, o dérbi em Alvalade ocorreu na penúltima jornada da I Liga e, em caso de triunfo, o Benfica festejaria o título de campeão nacional na casa do rival. A formação da casa começou melhor e chegou ao 2-0, mas o Benfica acabou por empatar com golos de Fredrik Aursnes e João Neves. Um resultado que não chegou ao Benfica para ser campeão, mas que permitia-lhe necessitar apenas do empate na última jornada, na Luz, com o Santa Clara, tendo acabado por ganhar (3-0).
Leia ainda: Morten Hjulmand, médio do Sporting, em exclusivo na BetanoMag
Recorde-se que na primeira volta deste campeonato, os encarnados venceram por 2-1 no Estádio da Luz, num final de loucos, com a equipa da casa a marcar ambos os golos em período de descontos, por João Neves e Casper Tengstedt, respondendo ao golo de Viktor Gyökeres, apontado no primeiro tempo. Nessa noite de 12 de novembro de 2023, o Sporting ficou reduzido a dez elementos aos 50′, depois da expulsão de Gonçalo Inácio.
A nível individual, o que não faltam são jogadores em ambos os conjuntos que podem decidir a partida e, neste campeonato os nomes em destaque são os mesmos há muito tempo. No Sporting, Gyokeres (22 golos e nove assistências), Pote (nove golos e 10 assistências), Paulinho (12 golos e quatro assistências) e Trincão (seis golos e quatro assistências) são constantes ameaças ofensivas para as redes contrárias. No Benfica, é preciso ter cuidado com Rafa (12 golos e 11 assistências), Angel Dí Maria (oito golos e sete assistências) e David Neres (quatro golos e oito assistências), que são setas apontadas às defesas adversárias. Sobre este dérbi, fica ainda a saber que os leões são favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.
O FC Porto entra em campo já sabendo o resultado do dérbi de Lisboa e, à entrada para esta jornada, os azuis e brancos são terceiros, com 58 pontos, a dez do Sporting e a nove do Benfica, e com mais cinco que o Vitória de Guimarães. Na última ronda, os dragões perderam por 0-1 no terreno do Estoril, já os minhotos bateram em casa o Moreirense, por 1-0.
Nas cinco jornadas mais recentes, o FC Porto regista três vitórias, um empate a uma derrota, já os vimaranenses levam quatro triunfos e um desaire, este no seu estádio diante do Casa Pia, por 0-2. No Dragão, os pupilos de Sérgio Conceição somam 10 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, enquanto os minhotos, como forasteiros, apresentam seis triunfos, quatro igualdades e três derrotas.
Historicamente, os azuis e brancos levam larga vantagem em casa nestes duelos, com 62 vitórias, 12 empates e quatro desaires, o último dos quais na temporada 2018/19, por 2-3. Este resultado interrompeu uma série de 13 vitórias seguidas pela formação da casa, que nos 18 últimos confrontos bateu os minhotos em 17 deles.
Individualmente, Evanilson (11 golos e quatro assistências), Galeno (seis golos e outras tantas assistências) e Pepê (três golos e quatro assistências) são as principais ameaças ofensivas da equipa comandada por Sérgio Conceição, enquanto nos visitantes os nomes a destacar são Jota Silva (10 golos e cinco assistências), André Silva (10 golos e duas assistências) e Tiago Silva (cinco golos e quatro assistências). Sobre este jogo fica ainda a saber que o FC Porto é favorito ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.