No dia 7 de fevereiro, às 20h15, o Estádio do Dragão recebe mais um grande clássico do futebol português. FC Porto e Sporting vão medir forças pela quarta vez esta temporada, naquele que é o principal destaque da 21ª ronda do campeonato. Já o Benfica recebe o Moreirense e é parte interessada no resultado do jogo grande da jornada. Podes apostar nestes desafios no site da Betano.pt, assim como nos restantes encontros do fim de semana futebolístico.
Ao cabo de 20 rondas, o Sporting lidera a classificação, com 50 pontos, mais seis que Benfica e oito que FC Porto. Os leões sabem que, independentemente do que acontecer no clássico, não vão perder o primeiro lugar. Já o FC Porto quer certamente vencer e encurtar as distâncias para o rival. As águias, por seu turno, e caso batam o Moreirense, sabem que vão ganhar pontos a pelo menos um dos adversários na luta pelo título, mas podem aproximar-se do Sporting e afastarem-se do Benfica, em caso de empate no Dragão, isto se derrotarem o Moreirense.
Até ao momento, dragões e leões já se defrontaram em três ocasiões em 2024/25. Primeiro, a 3 de agosto de 2024, na Supertaça, a qual terminou com a vitória azul e branca. O Sporting até começou melhor e, aos 24 minutos, já vencia por 3-0, com golos de Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Quenda. Ainda na primeira parte, Galeno reduziu a desvantagem e, já dentro da última meia-hora, os pupilos de Vítor Bruno chegaram ao empate: Nico González, aos 64‘, e outra vez Galeno, aos 66’, estabeleceram aquele que viria a ser o resultado final ao cabo dos 90 minutos, No prolongamento, Iván Jaime apontou o golo do triunfo portista.
Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League
O segundo duelo teve lugar menos de um mês depois, em Alvalade, e a contar para a quarta jornada da liga portuguesa. Os leões bateram o adversário, por 2-0, com golos de Viktor Gyökeres (72’) e de Catamo (90+3). No arranque de 2025, novo clássico entre estes dois rivais, nas meias-finais da Taça da Liga. Bastou um golo de Viktor Gyökeres, aos 56 minutos, para garantir a presença dos verdes e brancos na final da competição.
FC Porto e Sporting já se defrontaram em 90 ocasiões, isto tendo apenas em conta partidas do campeonato e realizadas na casa dos azuis e brancos. Os visitados registam 49 vitórias até agora, contra 14 forasteiras. Houve ainda 27 empates, um deles na temporada passada, a dois golos: Evanilson e Pepê deram vantagem aos dragões, mas um bis de rajada de Gyökeres (87’ e 88’) repôs a igualdade.
Nos 20 clássicos mais recentes entre dragões e leões, o FC Porto venceu 13, os verdes e brancos dois, isto além de cinco igualdades. Durante este período, os azuis e brancos tiveram uma sequência de seis triunfos consecutivos e outra de quatro, sendo que nos últimos quatro confrontos o resultado mais habitual foi o empate. Olhando ainda para estes 20 confrontos, de salientar que em onze deles marcou-se pelo menos três golos e em cinco apontou-se no mínimo quatro tentos. Há ainda registo de dois nulos e de três embates com apenas um golo anotado.
Vê também: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
Nas últimas cinco jornadas da liga, o Sporting regista quatro vitórias e um empate (4-4 fora diante do Vitória SC), já o FC Porto, por outro lado, não vence há quatro rondas, com dois empates e outros tantos desaires. Como forasteiros, os leões têm sete triunfos, duas igualdades e uma derrota em dez deslocações, já os azuis e brancos são a única formação do campeonato ainda invicta como conjunto visitado. Ou seja, levam nove vitórias e um empate em dez jogos realizados no Dragão.
Frente a frente vão estar os dois melhores marcadores da prova: Gyökeres, com 22 golos, e Samu, com 13. Entre os ausentes, destaque para Quenda, que se lesionou na última jornada, e Nico, que trocou o FC Porto pelo Manchester City, antes do fecho da janela de inverno do mercado de transferências. Trincão no Sporting e Rodrigo Mora nos visitados são outros jogadores que podem decidir a partida num lance individual. Sobre este clássico fica ainda a saber que as odds da Betano.pt dão favoritismo quase igual para os dois rivais. Isto é, tudo pode acontecer.