Há fins de semana assim e este vai ser uma delícia para todos os amantes do desporto-rei. É que vai haver quatro grandes jogos para acompanhares do principio ao fim e com alguns dos melhores jogadores portugueses da atualidade. Em Inglaterra, há dérbi de Manchester, em Itália o campeão Nápoles recebe o seu antecessor, o AC Milan, enquanto José Mourinho regressa ao Giuseppe Meazza com a sua AS Roma para medir forças com o Inter. Já em Espanha, bem, em Espanha há mais uma edição do El Clásico, entre FC Barcelona e Real Madrid, na Catalunha. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas das respectivas jornadas.
O FC Barcelona, apesar de ser a única equipa invicta da liga espanhola, não ocupa atualmente o primeiro lugar, o qual pertence ao grande rival, Real Madrid. Ao cabo de dez jornadas disputadas, os blancos somam 25 pontos (oito vitórias, um empate e uma derrota), os mesmo que o Girona, sendo que os culé surgem logo atrás, com 24 (sete triunfos e três igualdades. Em quarto lugar encontra-se o Atlético Madrid, com 22 pontos, mas com menos uma partida realizada.
Este El Clásico surge na sequência de mais uma jornada europeia, na qual o Barça recebeu e venceu o Shakhtar Donetsk, por 2-1, enquanto os merengues saíram do Minho com três pontos na bagagem, depois de baterem o Sporting Braga, por 2-1. Com estes resultados, os catalães são líderes do grupo do FC Porto, com nove pontos (os dragões são segundos, com ses), os mesmos nove que o Real Madrid soma no seu grupo também – os bracarenses têm três.
Nas últimas cinco jornadas disputadas da liga espanhola, os pupilos de Xavi somaram três vitórias e dois empates (fora com o Granada e Maiorca e com o mesmo resultado: 2-2), enquanto os merengues empataram na ronda mais recente no campo do Sevilha (1-1) e a este resultado somaram três triunfos e derrota no dérbi da capital diante do Atlético (3-1). Em casa, o Barça tem até agora um registo perfeito, com cinco vitórias em outros tantos jogos, com 12 golos marcados e apenas dois sofridos. Por outro lado, o Real, enquanto visitante, apresenta quatro triunfos, uma igualdade e um desaire.
Os dois rivais já mediram forças em 93 ocasiões, em partidas realizadas na Catalunha e a contar para o campeonato, com a formação visitada a vencer por 51 vezes, contra 22 do rival – houve ainda 20 empates. Na temporada passada, o Barça venceu por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado por Kessie, em cima do apito final. Jude Bellingham, com oito golos, é o melhor marcador do Real Madrid e da competição, já nos blaugrana Robert Lewandowski, com cinco, é quem ocupa esse lugar. No capítulo das assistências, Toni Kroos e o avançado polaco do Barça são os melhores, com três passes certeiros.
No que se refere aos portugueses dos culé, é unânime que João Cancelo e João Félix têm sido peças fundamentais no onze de Xavi, desde que aterraram na Catalunha. O defesa leva dois golos e uma assistência, já o antigo jogador do Atlético Madrid regista um golo e duas assistências, mas mais do que os números de cada um, é o impacto que têm em toda a manobra ofensiva da equipa que salta à vista. Para terminar, fica a saber que o Barça é favorito à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.
À entrada para a décima jornada, há seis pontos a separar os dois rivais da cidade. O Manchester United é oitavo, com 15 (cinco vitórias e quatro derrotas), já o City, atual campeão, é segundo com 21, a dois do líder Tottenham, com sete vitórias e dois desaires. Ainda há muito por jogar em Inglaterra, mas em caso de derrota caseira, o United vê abrir o fosso para o rival, bem como para o topo da classificação, e não se espera que vá ter tarefa fácil, mesmo atuando no seu estádio.
Aliás, segundo as odds da Betano.pt, os citizens são claramente favoritos nesta partida e basta analisar o histórico recente entre os dois conjuntos, em dérbis realizados em Old Trafford, para perceber que os forasteiros costumam ser mais fortes: nos últimos dez confrontos, disputados na casa dos red devils, os visitantes venceram cinco, empataram dois e só perderam três. Ainda assim, na época passada os três pontos ficaram em casa, com o United a bater o rival por 2-1, com golos de Rashford e Bruno Fernandes – Grealish marcou para os forasteiros. No total dos duelos realizados no Teatro dos Sonhos, aí a superioridade ainda é do Manchester United, com 32 triunfos contra 22 do City e houve ainda 24 empates.
Ambos os conjuntos venceram três jogos e perderam dois, nas cinco rondas mais recentes da liga inglesa. Bruno Fernandes e companhia foram derrotados em casa pelo Crystal Palace (0-1) e Brighton (1-3), já os comandados de Guardiola somaram dois desaires consecutivos, algo que já não acontecia há vários anos: derrotas no terreno do Wolves (2-1) e do Arsenal (1-0), que interrompeu desta forma uma sequência de doze derrotas seguidas contra os citizens.
Este duelo terá a participação, como já vem sendo hábito, de vários internacionais portugueses. Nos red devils, Bruno Fernandes e Dalot têm estado em bom plano, o mesmo sucedendo com Bernardo Silva e Rúben Dias no City. Erling Haaland, com nove golos, é o melhor marcador dos citizens, e da competição, já no United, McTominay, com três, e Bruno Fernandes, com dois, são os melhores neste capítulo, sendo que o médio luso soma ainda duas assistências na prova. Nos forasteiros, Foden e Julián Álvarez, ambos com três passes certeiros para golo, são os mais fortes neste parâmetro do jogo até agora.
Desde que José Mourinho tomou conta do comando técnico da AS Roma, que este duelo ganhou outra aura. É que não há adepto do Inter Milão que não se lembre do que o treinador português fez ao serviço dos nerazzurri, com a conquista do triplete em 2010: Liga dos Campeões, Serie A e Taça de Itália.
Domingo, Mourinho volta assim a uma casa que bem conhece, numa altura em que o Inter é líder do campeonato, ao cabo de nove jornadas, com 22 pontos (sete vitórias, um empate e uma derrota), enquanto os romanos são apenas sétimos, com 14 pontos (quatro vitórias, dois empates e três derrotas). Esta será a sexta vez que o treinador luso defronta a sua antiga equipa, desde que é técnico do emblema da capital, e o saldo não é famoso: em cinco duelos, os interistas venceram quatro e os giallorossi apenas um, sendo que este foi na época passada, por 2-1, no Giuseppe Meazza, com golos de Dybala e Smalling – Dimarco deu vantagem à formação da casa ainda na primeira parte.
Historicamente, os romanos sentem bastantes dificuldades nestas deslocações, já que só saíram de Milão com três pontos em 16 ocasiões, num total de 92 visitas à casa do Inter – averbaram ainda 29 empates e 47 desaires. Nos últimos dez duelos, tem havido algum equilíbrio, com os nerazzurri a vencerem quatro partidas e os romanos três, isto além de outros três empates.
Nesta edição da Serie A, o Inter apresenta três vitórias, um empate e uma derrota na condição de equipa visitada, já os romanos registam um triunfo, um empate e dois desaires nas quatro deslocações já realizadas. O líder do campeonato perdeu pontos em casa diante do Sassuolo (derrota por 2-1) e Bolonha (empate a dois golos), enquanto a formação de Mourinho perdeu no terreno do Verona (2-1) e Génova (4-1), além de ter empatado na visita ao estádio do Torino.
Lautaro Martinez, com 11 golos, é o melhor marcador do Inter e da liga, já Lukaku, com cinco, é o máximo artilheiro da AS Roma, ele que representou na temporada passada os nerazzurri por empréstimo do Chelsea. Thuram, com cinco assistências, lidera este ranking da liga italiana, sendo que o melhor dos romanos é Leandro Paredes. Destaque para as dores de cabeça de Mourinho para este duelo, já que continua sem contar com Renato Sanches e Dybala, ausentes das últimas partidas devido a lesões. Para terminar, fica ainda a saber que o Inter é favorito ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.
Frente a frente vão estar os dois últimos campeões italianos. O Nápoles, que conquistou o scudetto na última temporada, é quarto classificado, com 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e duas derrotas), já o AC Milan, o seu antecessor, é segundo, com 21 pontos, menos um que o líder Inter Milão, fruto de sete triunfos e dois desaires. A meio da semana, os dois conjuntos jogaram para a Liga dos Campeões, com os napolitanos a vencerem fora o Union Berlin (0-1), já os rossoneri perderam por 3-0, em Paris, diante do PSG.
Esta temporada, o Nápoles não tem sido tão forte em casa, como é seu hábito, como provam as duas derrotas em quatro jogos já registadas – contra a Lazio )1-2) e Fiorentina (1-3). Já o AC Milan, enquanto equipa visitante, apresenta quatro triunfos e um desaire, este diante do Inter Milão, por 1-5, sendo que na prática jogou em casa, já que os dois emblemas da cidade partilham estádio.
Historicamente, tem havido um equilíbrio nestes duelos disputados em Nápoles, com a equipa visitada a vencer 29, os forasteiros 26 e houve ainda 22 empates. Na temporada passada, por exemplo, registou-se um nulo, sendo que nos últimos dez duelos disputados na casa dos napoitanos, cada equipa triunfou em três encontros e os outros quatro acabaram numa igualdade.
Victor Osimhen, com seis golos, e Giroud, com quatro, são, respetivamente, os melhores marcadores de Nápoles e AC Milan, sendo que o nigeriano está lesionado e é ausência certa para este clássico do futebol italiano. No capítulo das assistências, Rafael Leão, com três, é o melhor dos milaneses, as mesmas que Kvaratskhelia tem ao serviço dos napolitanos. Para terminar, fica ainda a saber que a equipa da casa é favorita à vitória, segundo as odds da Betano.pt.