Sporting

Liga Europa: Sporting é favorito e tem saldo contra polacos a seu favor 

O Sporting desloca-se à Polónia para defrontar o Raków, na quinta-feira, dia 26 de outubro, às 17h45, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa. Os leões nunca mediram forças contra este adversário e são considerados favoritos, isto segundo as odds da Betano.pt. 

Com a realização desta ronda, a fase de grupos chegará ao fim da primeira volta. O Sporting é, neste momento, segundo classificado, com três pontos, os mesmos que o Sturm Graz. O líder é a Atalanta, com seis, e o Raków é último, sem qualquer ponto. Os resultados da jornada de quinta-feira podem ajudar a perceber quais serão as equipas melhor posicionadas para seguir em frente, mas nada ficará decidido. Recorde-se que o primeiro classificado do grupo ruma aos oitavos de final da prova e o segundo para os 16 avos, ronda em que medirá forças com uma equipa proveniente da Liga dos Campeões.

Na primeira jornada, o Sporting arrecadou uma importante vitória no terreno do Sturm Graz, por 2-1, com a reviravolta no marcador a acontecer nos últimos quinze minutos de jogo:  Gyökeres (76’) e  Diomande (84’) garantiram o triunfo português. Na segunda ronda, os leões receberam em Alvalade a Atalanta e perderam por 1-2. Scalvini e Ruggeri abriram uma vantagem de dois golos para os forasteiros, mas Gyökeres ainda reduziu aos 76 minutos. Já o Raków, atual campeão polaco e a equipa menos conhecida do grupo, soma duas derrotas: fora com a Atalanta (2-0) e em casa diante do Sturm Graz (0-1).

Os pupilos de Rúben Amorim chegam a este jogo, depois da vitória frente ao Olivais e Moscavide (1-3) para a Taça de Portugal, isto numa altura em que também são líderes do campeonato, com mais um ponto que Benfica e três que o FC Porto. Os polacos, por outro lado, recebem a formação lusa na sequência de mais uma derrota na liga, a terceira, desta feita no campo do Gornik Zabrze, por 2-1. Ao cabo de 12 jornadas, o atual campeão é apenas quarto classificado, com 22 pontos, a quatro do líder Slask Wroclaw.

Leões com saldo positivo diante equipas polacas

Este é o terceiro confronto do Sporting com equipas polacas, depois de duas eliminatórias com o Légia Varsóvia, e o saldo é favorável aos leões: duas vitórias, um empate e uma derrota (5-3 em golos). O primeiro duelo foi nos 16avos de final da Liga Europa de 2011/12, com um empate 2-2 fora e uma vitória em Alvalade por 1-0. Depois, em 2016/17, agora na fase de grupos da Champions, o Sporting venceu em casa por 2-1 e perdeu fora por 1-0. 

No outro jogo do Grupo D, o Sturm Graz recebe a líder Atalanta, que é favorita à conquista dos três pontos, segundo as odds da Betano.pt. A formação de Bérgamo é uma das sete equipas que está 100% vitoriosa, após as duas primeiras jornadas, juntamente com West Ham (Grupo A), Liverpool (E), Slavia Praga e Roma (G) e Bayer Leverkusen e Qarabag (H). Destaque ainda para a receção da AS Roma ao Slavia Praga, para a visita do West Ham à casa do Olympiacos e ainda ao jogo entre Brighton e Ajax, em Inglaterra.

Sporting fez brilharete na temporada passada

A época 2023/24 marca a 53ª edição desta competição de clubes, a 15ª desde que passou de Taça UEFA para Liga Europa. A prova começou no início de agosto, com as pré-eliminatórias, e a final terá lugar no dia 22 de Maio de 2024, em Dublin, na Irlanda. 

Prémio

Recorde-se que o Sporting chegou com bastante mérito aos quartos de final da Liga Europa na temporada transata, isto depois de ter batido nos oitavos de final o Arsenal, na altura, líder da liga inglesa e principal favorito a vencer esta competição. Na ronda seguinte, e de forma injusta, já que foi a melhor equipa nas duas mãos, os leões caíram perante a Juventus: derrota em Turim por 1-0 e empate a um golo em Lisboa.

Em 2022/23, o Sevilha venceu a prova, depois de bater a AS Roma, de José Mourinho, no desempate por grandes penalidades (o marcador registava um igualdade a um golo ao cabo de 120 minutos). Os espanhóis, que acabaram o campeonato fora dos lugares de acesso às competições europeias, conseguiram desta forma garantir uma vaga na edição desta época da Liga dos Campeões, fruto da conquista da segunda competição mais importante da UEFA.

Clubes espanhóis têm dominado a Liga Europa

Desde que a prova passou a ser denominada de Liga Europa, em 2009/10, os espanhóis têm dominado a competição, com nove triunfos – Sevilha (5), Atlético Madrid (3) e Villarreal (1) -, seguidos dos ingleses com três (Chelsea (2) e Manchester United) e de Portugal (FC Porto) e da Alemanha (Eintrackt Frankfurt), com um troféu cada. A Liga Europa tem ainda o aliciante de garantir uma vaga na Liga dos Campeões para o vencedor da prova.

Siga-nos e Partilhe: