Esta quinta-feira, 14 de abril, vão ser conhecidos os semifinalistas da Liga Europa e da Liga Conferência e o SC Braga pode ser um desses oito clubes. Os portugueses venceram o Rangers FC por 2-0, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, e agora querem confirmar a passagem no mítico Ibrox Stadium. Na Liga Conferência, a AS Roma vai tentar reverter a derrota trazida do terreno do Bodo/Glimt (1-2).
Podes apostar nos oito jogos destas duas competições no site da Betano.pt e fica a saber que nos dois encontros já referidos o Rangers FC é favorito, mas não por grande margem, enquanto a AS Roma parte claramente na frente para garantir o triunfo.
A estatística joga claramente a favor do SC Braga. Nas 18 eliminatórias das competições europeias em que venceu na primeira mão, seja em casa ou fora, só foi afastado uma vez: em 2013, bateu na Roménia o Pandurii por 1-0, mas depois perdeu por 0-2 em casa. Por outro lado, o Rangers FC, nas 28 vezes em que perdeu fora de casa na primeira mão de uma eliminatória europeia, só em cinco ocasiões é que conseguiu a qualificação. Esta temporada já se confirmou a regra, diante do Malmö, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões (desaire por 1-2 na Suécia e derrota pelos mesmos números na Escócia).
Abel Ruiz é uma das armas ofensivas à disposição de Carlos Carvalhal. O espanhol marcou um dos golos no desafio da primeira mão e tem a curiosidade de ter mais golos marcados na Liga Europa (três em 426 minutos de competição) do que no campeonato (dois em 990 minutos). Quem está em grande forma é Iuri Medeiros. Nos últimos três jogos fez o seguinte: marcou de livre direto na vitória diante do Benfica (3-2), assistiu Abel Ruiz para o golo diante do Rangers FC e marcou o único golo do Vizela-SC Braga.
No Rangers FC, Alfredo Morelos, a grande estrela da equipa, continua ausente, devido a lesão, uma baixa de peso tendo em conta os 19 golos que soma esta temporada, em 42 desafios. A grande esperança dos adeptos está centrada no extremo Ryan Kent, que foi uma das maiores figuras no título de campeão escocês da época passada, com 13 golos e 11 assistências. Esta temporada tem continuado em grande nos passes para golo (já soma 12 em jogos oficiais) mas só marcou três golos. Por outro lado, um dos grandes aliados dos escoceses será o ambiente do seu estádio, sem dúvida um dos mais fervorosos do futebol mundial. Mas os adeptos, apesar de poderem ajudar, não ganham jogos.
As duas equipas vêm de dois triunfos nas Ligas domésticas: o SC Braga venceu por 1-0 em Vizela, enquanto o Rangers FC levou a melhor sobre o St. Mirren por concludentes 4-0. Será o quarto confronto oficial entre os dois clubes e a superioridade, para já, é escocesa, com duas vitórias e uma derrota. Na única ocasião em que o Rangers FC recebeu o SC Braga, os “protestantes” ganharam por 3-2, com bis de Ianis Hagi, que continua a fazer parte do plantel.
Se dissessem a um adepto da AS Roma que em três jogos realizados esta temporada com o ilustre desconhecido Bodo/Glimt a sua equipa iria perder por duas vezes (e numa por inacreditáveis 6-1) ele certamente não acreditaria. Mas foi isso mesmo que aconteceu e caso os “giallorossi queiram seguir em frente rumo às meias-finais da Liga Conferência terão de anular a desvantagem trazida da Noruega (1-2).
O desafio de há uma semana esteve envolto em grande polémica. De acordo com o jornal italiano “Il Messaggero, o treinador de guarda-redes da AS Roma, Nuno Santos, teria sido agredido por Kjetil Knutsen, treinador do Bodo/Glimt. Em comunicado, o clube norueguês negou e garantiu que há vídeos que provam que o que ocorreu foi precisamente o contrário, com o seu técnico a ser o agredido. Entretanto, o clube aconselha os adeptos do Bodo/Glimt que se deslocaram a Roma a terem cuidados redobrados.
José Mourinho mantém grande confiança na passagem às meias-finais. “Perdemos por 2-1, mas na segunda mão jogamos no Olímpico, diante do nosso povo. Não tenho medo de dizer que somos favoritos e tenho total confiança nos jogadores e nos adeptos”, referiu.
A AS Roma atravessa a melhor fase da temporada, com a derrota na Noruega a ser a exceção. Vem de três vitórias consecutivas na Série A, a última das quais diante da Salernitana (2-1), com os seus golos a surgirem apenas aos 82 minutos, pelo espanhol Carles Pérez e aos 85’, por Chris Smalling. Os romanos ainda acreditam na qualificação direta para a Liga dos Campeões. Para já, encontram-se na quinta posição, a cinco pontos da Juventus, quarta colocada.
Rui Patrício e Sérgio Oliveira estão apontados à titularidade para o jogo desta quinta-feira. O guarda-redes não passa por um grande momento e a juntar à perda da titularidade na Seleção Nacional, teve muitas culpas num dos golos sofridos diante do Bodo Glimt, na primeira mão.
Já os noruegueses vêm de uma vitória no seu campeonato diante do Sandefjord, fora de casa, por 2-1 e têm esperança em não perder, ou, pelo menos, repetir o resultado que alcançaram no Olímpico de Roma na fase de grupos da Liga Europa. Caso o consigam, levam o jogo para a decisão nas grandes penalidades
Não faltam motivos de interesse nos restantes jogos desta segunda mão das meias finais. Na Liga Europa, o Atalanta recebe o RB Leipzig de André Silva, depois do 1-1 do primeiro jogo, enquanto o FC Barcelona joga em casa com o Eintracht Frankfurt de Gonçalo Paciência, igualmente depois de um empate a uma bola. Na outra partida, o Olympique Lyon (Anthony Lopes está em dúvida, depois de ter saído lesionado no último jogo com o Estrasburgo) recebe o West Ham. Sabe qual foi o resultado na primeira mão? 1-1, pois claro.
Na Liga Conferência, o PSV Eindhoven de Bruma recebe o Leicester (0-0 em Inglaterra), o Slavia de Praga o Feyenord, depois do 3-3 registado na Holanda e o PAOK o Marselha, depois de ter perdido por 1-2 em França.