A época da NBA caminha a passos largos para o fim e neste momento disputam-se as finais de conferência, as quais estão disponíveis no site da Betano.pt para fazeres as tuas apostas. No Oeste a luta é entre Golden State Warriors e os Dallas Mavericks, enquanto a Este defrontam-se os Miami Heat e os Boston Celtics. E é sobre esta eliminatória que vamos falar, mais concretamente, do jogo 3, o qual terminou com o triunfo forasteiro do conjunto da Florida, por 109-103, que desta forma recuperou o fator casa.
Os Heat venceram o primeiro jogo, mas no segundo confronto os Celtics foram demolidores na casa da formação de Miami, triunfando de forma clara por 127-102, por isso, ninguém esperava o que aconteceu no primeiro período do terceiro desafio entre os dois conjuntos. Os comandados de Erik Spoelstra esqueceram a má prestação na partida anterior e entraram a todo o gás, acabando os primeiros doze minutos com uma vantagem de 21 pontos (39-18).
Ao intervalo, os forasteiros continuavam a liderar de forma confortável, com o marcador a registar 62-47, mas Jimmy Butler, a principal estrela dos Heat, não regressou do balneário, devido a uma inflamação no joelho. A equipa de Miami ainda tremeu no terceiro período, mas aguentou-se sempre à frente, com uma diferença pontual que dava alguma segurança. Nos últimos doze minutos, os Celtics conseguiram encostar (93-92), mas nos ataques seguintes os visitantes voltaram a abrir uma vantagem de seis pontos, a qual viria a ser decisiva.
Analisando a estatística da partida, os verdes de Boston dominaram quase todos os capítulos, menos aquele em que foi claramente pior e que fez a diferença neste terceiro duelo entre os dois rivais de Este. Ora então vejamos: melhor percentagem no total de lançamentos e nos triplos, mais lances livres concretizados, mais ressaltos no total, incluindo ofensivos, menos faltas cometidas e mais desarmes de lançamento – no capítulo das assistências ficaram apenas a uma dos Miami Heat.
O que desequilibrou e muito a balança foram os roubos de bola. Os forasteiros conseguiram 19, contra apenas dois dos Celtics, registo que é um recorde na história da organização da Florida. Estes números estão, como é natural, associados aos turnovers: 23 para os da casa e apenas oito para a formação da Florida. Kyle Lowry, Bam Adebayo e Victor Oladipo, cada um com quatro roubos de bola, tiveram um contributo decisivo neste parâmetro do jogo.
Ao nível da pontuação, nos Celtics destaque para os 40 pontos e nove ressaltos de Jaylen Brown e para os 20 pontos e 14 ressaltos do veterano Al Horford. Já Jayson Tatum, a principal estrela do conjunto de Boston, teve uma noite apagada, com apenas 10 pontos. Nos Heat, Bam Adebayo, que tinha apenas registado 16 pontos no total dos dois primeiros encontros desta final de conferência, anotou 31 na terceira partida, aos quais acrescentou ainda 10 ressaltos e seis assistências – atrás surge P.J. Tucker, com 17 pontos e sete ressaltos.
Na madrugada de segunda para terça-feira, a série regressa à Florida, para o quarto jogo da eliminatória, não se sabendo ainda se Jimmy Butler estará disponível para dar o contributo à sua equipa. Se os Miami Heat venceram outra vez, ficam com uma vantagem de 3-1, o que abre boas probabilidades dos comandados de Spoelstra de chegarem à final da melhor liga de basquetebol do mundo. Se tal acontecer, este recorde de roubos de bola no jogo 3 ficará certamente para a história como o momento decisivo frente aos Celtics.