Esta quinta-feira, 25 de outubro, realiza-se a quinta e penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa. Destaque para a deslocação do SC Braga ao terreno do Union Berlin, para a receção do Manchester United de Diogo Dalot, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo ao FC Sheriff e para a viagem da AS Roma de José Mourinho e Rui Patrício à Finlândia, para defrontar o HJK Helsínquia.
Recorde-se que apenas o vencedor de cada grupo garante lugar nos oitavos de final da Liga Europa, enquanto o segundo classificado terá que jogar um play-off para continuar em prova com os terceiros classificados provenientes da Liga dos Campeões. Já os terceiros colocados disputam um play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência com os segundos colocados da fase de grupos desta competição. Como sempre, podes apostar nestes e em todos os outros encontros da competição no site da Betano.pt.
O SC Braga está no segundo lugar do seu grupo, a três pontos do líder Union St. Gilloise e com um ponto de avanço sobre o Union Berlin, terceiro colocado. A equipa portuguesa já não depende apenas de si própria para seguir em frente na competição, mas caso ganhe garante o segundo lugar. E terá de fazer um melhor resultado do que o Union St. Gilloise para adiar a decisão quanto ao primeiro lugar para a última jornada, sabendo que em caso de igualdade pontual serão os belgas a seguir em frente, pois têm vantagem no confronto direto. No entanto, caso ganhe na Alemanha garante o segundo lugar e a disputa do “play-off”.
No encontro entre SC Braga e FC Union Berlin realizado em Portugal, na segunda jornada, os “guerreiros” ganharam por 1-0, com golo de Vitinha, resultado que os colocou no primeiro lugar do grupo. Na altura, o SC Braga já estava muito bem no campeonato, na mesma segunda posição que ocupa atualmente – embora agora a seis pontos do líder Benfica e não a apenas dois – enquanto o FC Union Berlin também já era o sensacional líder no campeonato alemão, onde atualmente tem um ponto de avanço sobre o Bayern Munique.
A formação portuguesa vem de um importante triunfo por 2-0 no Estoril, resultado que lhe permitiu igualar o FC Porto no segundo lugar da I Liga, enquanto o Union Berlin perdeu de forma surpreendente por 1-2 no reduto do “lanterna-vermelha” Bochum (que entretanto subiu para penúltimo), naquela que foi apenas a sua segunda derrota na Bundesliga. Curiosamente, tem os mesmos desaires na Liga Europa e foram logo nas duas primeiras jornadas (0-1 em casa com o Union St. Gilloise e pelo mesmo resultado com o SC Braga), ganhando os dois encontros seguintes (duplo 1-0 com o Malmo). O SC Braga teve um percurso contrário, com duas vitórias a abrir – na Suécia, com o Malmo, por 2-0 e o tal triunfo com o Union Berlin – e depois perdeu em casa diante do Union St. Gilloise (1-2) e empatou com o mesmo rival na Bélgica, a três bolas.
A capacidade goleadora de Vitinha é uma das grandes esperanças dos adeptos do SC Braga para este jogo com o Union Berlin. O “panzer” português é o melhor marcador da equipa esta temporada, com oito golos, quatro dos quais na Liga Europa, liderando a tabela dos artilheiros da prova, com mais um golo do que um grupo de cinco perseguidores. Já a defesa portuguesa terá de ter muito cuidado com o atacante Sheraldo Becker, autor de sete golos oficiais e quatro assistências. No entanto, o atleta natural do Suriname tem estado apagado na Liga Europa, com apenas um golo apontado.
O Union Berlin tem feito do seu estádio uma autêntica fortaleza, onde apenas não ganhou por duas vezes em 2022/23: no já referido desaire com o Union St. Gilloise e com o poderoso Bayern Munique (1-1 em desafio da Bundesliga). De resto, foram seis vitórias e já lá caíram Borussia Dortmund e RB Leipzig. O SC Braga tem exatamente os mesmos números como visitante – seis vitórias, um empate (com o Union St. Gilloise) e apenas uma derrota, com o FC Porto.
Artur Jorge tem apenas o central Sikou Niakaté em dúvida, enquanto o Union Berlin só não pode contar com o médio András Schäfer, castigado. O português Diogo Leite deverá ser titular no centro da defesa, ele que é um dos indiscutíveis do treinador Urs Fischer, tendo cumprido a totalidade dos 13 desafios que disputou e com a particularidade de ainda não ter visto qualquer cartão.
No outro jogo do grupo, o Union St. Gilloise desloca-se ao terreno do Malmo e caso vença garante o primeiro lugar, frente a uma equipa sueca que ainda não pontuou. Segundo as odds da Betano.pt, o Union St. Gilloise e o Union Berlin são favoritos nos respetivos encontros.
Em segundo lugar no grupo, com menos três pontos do que a Real Sociedad, que lidera, o Manchester United é obrigado a ganhar para continuar a acalentar a esperança de terminar em primeiro lugar. Caso os “red devils”, na receção ao FC Sheriff, somarem o mesmo número de pontos que os bascos no terreno do Omonia Nicosia, terão depois de ganhar em San Sabastian por dois golos de diferença na última jornada, de modo a assegurarem o primeiro lugar. Caso ganhem por apenas um golo, também o conseguirão desde que nesta penúltima jornada recuperam os quatro golos de desvantagem que têm no confronto direto em relação à Real Sociedad (neste momento é de +3 para os ingleses e de +7 para os espanhóis).
No Manchester United, a grande novidade nos últimos dias foi a reintegração de Cristiano Ronaldo nos trabalhos. Isto depois de cinco dias a treinar à parte, na sequência do incidente do jogo com o Tottenham, em que se recusou a entrar e depois saiu de campo em direção aos balneários aos 89 minutos. Recorde-se que o português até foi titular nos quatro desafios da Liga Europa (um golo marcado e uma assistência) enquanto na Premier League só figurou no onze inicial em duas ocasiões.
Existe a curiosidade para ver se será neste jogo com o FC Sheriff que Diogo Dalot vai ser poupado por Erik ten Hag ou se continuará a ser um dos dois únicos titulares em todos os encontros oficiais de 2022/23, juntamente com o guarda-redes De Gea. Bruno Fernandes, em grande forma nos últimos jogos, foi uma vez parcialmente poupado na Liga Europa (entrou vindo do banco), restando saber como será desta vez. Refira-se que Marcus Rashford é o melhor marcador do Manchester United nesta edição da Liga Europa, com dois golos.
Apesar das polémicas com Cristiano Ronaldo, os “red devils” atravessam o melhor momento da temporada em termos de resultados, com quatro vitórias e dois empates nos últimos seis jogos oficiais. Ainda assim, as duas igualdades na Premier League, com Newcastle e Chelsea, não lhes permitiram aproximar do primeiro lugar. Neste momento, ocupam a sexta posição, a oito pontos do líder Arsenal, sendo que na última ronda empataram no terreno do Chelsea a uma bola, o que não pode ser considerado um mau resultado. O golo foi de Casemiro, no último suspiro do jogo. Harry Maguire, Bissaka e Van De Beek já se treinam sem limitações, depois de várias semanas de fora, restando saber se já serão opção para o encontro com o FC Sheriff.
O FC Sheriff apresenta-se em Old Trafford na terceira posição do grupo, a seis do Manchester United e com a (muito) remota hipótese de terminar em segundo lugar. Para que tal aconteça, terá de derrotar os ingleses por pelo menos três golos de diferença e depois ganhar ao Omonia Nicosia na última jornada e esperar que os “red devils” não somem pontos com a Real Sociedad.
O FC Sheriff domina a seu bel-prazer na Liga da Moldávia, ocupando o primeiro lugar, com seis pontos de avanço sobre o FC Petrocub, o segundo colocado. Curiosamente, sofreram a primeira derrota na competição no passado domingo, 23 de outubro, precisamente no terreno do FC Petrocub.
O atacante nigeriano Ibrahim Akanbi tem sido uma das principais figuras dos moldavos na temporada em curso, com cinco golos apontados em jogos oficiais. No entanto, na Liga Europa, só faturou por uma vez.
Este será o segundo confronto entre Manchester United e FC Sheriff, depois do triunfo dos ingleses por 2-0 na Moldávia nesta fase de grupos, com golos de Cristiano Ronaldo (de penálti) e Jadon Sancho.
No outro jogo deste grupo, a Real Sociedad é favorita no terreno do Omonia Nicosia e vai querer fazer valer o estatuto de líder diante do “lanterna-vermelha”, ainda sem pontos. Ingleses e espanhóis são favoritos à conquista dos três pontos nos seus encontros, isto segundo as odds da Betano.pt.
A AS Roma de José Mourinho e Rui Patrício está numa situação complicada, no terceiro lugar do grupo, com apenas quatro pontos. Já sabe que não conseguirá chegar ao primeiro lugar, pois o Bétis tem mais 6 pontos e vantagem no confronto direto, restando-lhe a hipótese de discutir com o Ludogorets o segundo posto. À entrada para a penúltima ronda, os búlgaros têm mais três pontos. Os “giallorrosi” são assim obrigados a ganhar em casa do HJK Helsínquia e depois ao Ludogorets na última jornada, mesmo que estes percam com o Bétis. Isto porque os búlgaros ganharam por 2-1 no desafio realizado na primeira jornada. Recorde-se que, caso mantenham o terceiro lugar, terão de disputar o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência.
É certo que não era tarefa nada fácil, mas a AS Roma vem de mais uma derrota (0-1, em casa), diante do super Nápoles que lidera a Série A italiana. Foi o quinto desaire em partidas oficiais esta temporada e sempre que a equipa parece querer entrar no trilho do sucesso – tinha acabado de somar dois triunfos e um empate nos três jogos anteriores – surge uma derrota a afastá-la dos lugares cimeiros do campeonato e da Liga Europa. Na Série A, ocupa a quinta posição, a sete pontos do primeiro posto.
José Mourinho debate-se com ausências importantes para este jogo decisivo na Liga Europa: Dybala, Wijnaldum, Celik e Darboe estão lesionados e Zaniolo está castigado.
O HJK Helsínquia ocupa a última posição, com um ponto, mas em caso de triunfo ficará com os mesmos pontos da AS Roma, ainda que muito possivelmente em desvantagem no confronto direto, pois os transalpinos ganharam por 3-0 em jogo da segunda jornada.
No plantel dos finlandeses figura o luso-brasileiro Murilo Santos, defesa esquerdo que chegou a Portugal em 2013/14 para jogar nos juniores do Rio Ave. Depois passou pela equipa B dos vila-condenses e pelo Varzim, mudando-se posteriormente para os espanhóis do Ourense CF, até chegar em 2020 ao HJK Helsínquia. Soma 28 partidas na época em curso (21 como titular), destacando-se pelas quatro assistências realizadas.
No outro desafio deste grupo, o Bétis assegura o primeiro lugar caso empate ou vença em casa do Ludogorets e os búlgaros garantem o segundo posto caso somem mais pontos do que a AS Roma nesta ronda. Espanhóis e italianos estão melhor cotados, segundo a Betano.pt, para vencerem as respetivas partidas.
Existem outros jogos interessantes nesta penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa. Destacamos o PSV Eindhoven-Arsenal, bastando aos ingleses o empate para garantirem o primeiro posto. O Fenerbahçe de Jorge Jesus recebe o Rennes, num duelo escaldante entre duas equipas empatadas no primeiro lugar, com 10 pontos. Se alguém ganhar, assegura o primeiro posto. Já o Mónaco de Gelson Martins vai ao terreno do Ferencvaros e tem de ganhar para continuar a sonhar com a qualificação direta.
Esta quinta-feira, 27 de outubro, é também dia de disputa da quinta e penúltima jornada da fase de grupos da Liga Conferência. Destacamos o Fiorentina-Istanbul Basaksehir, com os turcos a liderarem com mais três pontos do que os italianos, bastando-lhes o empate neste desafio. O Anderlecht de Fábio Silva recebe o FCSB e terá de ganhar para continuar próximo (ou ultrapassar) o Silkeborg, que neste momento é segundo classificado, com mais dois pontos. Neste grupo, o West Ham lidera e basta-lhe o empate na receção ao Silkeborg para garantir o primeiro posto.
Liga Europa, quinta-feira, 27 de outubro
Grupo A: PSV Eindhoven – Arsenal (17h45), FC Zurique – Bodo Glimt (20h00)
Grupo B: AEK Larnaca – Dínamo Kiev (17h45), Fenerbahçe – Rennes (17:45)
Grupo C: Ludogorets – Bétis (17h45), HJK Helsínquia – AS Roma (20h00)
Grupo D: FC Union Berlin – SC Braga (17h45), Malmo – Union St. Gilloise (17h45)
Group E: Manchester United – FC Sheriff (20h00), Omonoia Nicosia – Real Sociedad (20h00)
Grupo F: Lazio – Midtjylland (17h45), Sturm Graz – Feyenoord (20h00)
Grupo G: Friburgo – Olympiakos (20h00), Nantes – Qarabag 820h00)
Grupo H: Estrela Vermelha – Trabzonspor (20h00), Ferencvaros – AS Mónaco (20:00)
Liga Conferência, quinta-feira, 27 de outubro
Grupo A: Fiorentina – Istanbul Basaksehir (17h45), Hearts – RFS (20h00)
Grupo B: Anderlecht – FCSB (17h45), West Ham – Silkeborg (20h00)
Grupo C: Villarreal – H. Beer-Sheva (17h45), Áustria Viena – Lech Poznan (20h00)
Grupo D: Partizan Belgrado – Nice (17h45), Slovácko – FC Colónia (20h00)
Grupo E: Vaduz – Az Alkmaar (17h45), Dnipro-1 – Apollon Limassol (20h00)
Grupo F: Molde – Djurgarden (20h00), Shamrock Rovers – Gent (20h00)
Grupo G: Sivasspor – CFR Cluj (20h00), Ballkani – Slavia Praga (20h00)
Grupo H: Basileia – Zalgiris (20h00), Slovan Bratislava – Pyunik (20h00)