O FC Porto recebe a Juventus esta quarta-feira, 17 de fevereiro, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Se este jogo marca a estreia de Cristiano Ronaldo com a camisola da vecchia signora frente a uma equipa portuguesa, é já, no entanto, a terceira vez que CR7 se cruza com os atuais campeões nacionais na Champions. E nas outras duas, uma das equipas chegou à final da competição. No total, Ronaldo já defrontou clubes nacionais por 12 vezes e o saldo está a favor de CR7.

Dizem que não há duas sem três e, se assim for, um dos finalistas da Champions sairá do confronto entre FC Porto e Juventus. Claro que isto vale o que vale, mas não deixa de ser uma curiosidade de destaque. Pode apostar neste grande jogo no site da Betano.pt e saiba que a Juventus é favorita, com uma odd de 1,98, o empate está cotado em 3,20 e uma vitória do FC Porto rende 3,85 euros por cada euro apostado.

O título do FC Porto e o golaço que gelou o Dragão

Em 2003/04, FC Porto e Manchester United defrontaram-se nos oitavos de final. Depois de uma vitória por 2-1 no Dragão, os portistas arrancaram um empate a um golo, mesmo nos últimos minutos, o que lhes valeu a continuação na prova. Nessa temporada, o FC Porto viria a sagrar-se campeão europeu, sob o comando de José Mourinho. Nestes dois jogos, Cristiano Ronaldo foi suplente utilizado e esteve pouco mais de 20 minutos em campo, na soma dos dois jogos.

Ronaldo

Em 2009, o duelo repetiu-se, agora nos quartos da Champions. Um empate a dois golos na primeira mão, em Old Trafford, aumentava as probabilidades dos portistas chegarem às meias-finais da prova. Com um Estádio do Dragão a rebentar pelas costuras, um golaço de livre de Ronaldo, logo aos 6 minutos, foi suficiente para carimbar a passagem dos red devils à fase seguinte da Liga dos Campeões. O tento que o avançado português marcou casa do FC Porto valeu-lhe o Prémio Puskas, que elege o melhor golo do ano. O Manchester United viria a chegar à final, perdendo no jogo decisivo frente ao FC Barcelona (0-2), não conseguindo assim revalidar o título europeu, conquistado no ano anterior contra o Chelsea.

Cristiano Ronaldo’s first Puskas Award Goal

Thanks for watching, if you liked this video, Subscribe my channel.

Duelos com Sporting valeram títulos europeus

Contra o seu Sporting, Ronaldo ganhou os quatro jogos que disputou com os leões na Liga dos Campeões e venceu as respetivas edições da prova, uma ao serviço do Manchester United e outra com a camisola do Real Madrid. Na temporada de 2007/08, os dois conjuntos defrontaram-se na fase de grupos. Em Alvalade, um golo de Ronaldo fez o resultado final favorável para os ingleses e o capitão da Seleção Nacional não festejou, levantando os braços como que a pedir desculpa. Em Manchester, outra vitória para os red devils, desta feita por 2-1 e, mais uma vez, CR7 fez o gosto ao pé. Nessa época, os ingleses viriam a derrotar na final o Chelsea (1-1), após a marcação de grandes penalidades, naquela que foi a primeira “orelhuda” do craque luso.

Ronaldo
Cristiano já marcou por duas vezes ao “seu” Sporting. Em ambas as ocasiões pediu desculpa aos adeptos leoninos

Ronaldo viria a defrontar outra vez os leões, mas desta vez ao serviço do Real Madrid. Foi na época 2016/17, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mais uma vez, apanhar o Sporting na Champions significou titulo europeu para o goleador português. No Santiago Bernabéu, o Sporting esteve a ganhar até aos 89 minutos, mas um golo de Ronaldo e outro de Morata, aos 90+4, fixaram o resultado final em 2-1, favorável aos madridistas. Em Lisboa, o resultado repetiu-se.

O gesto pouco bonito de Ronaldo na Luz

Ronaldo defrontou também o Benfica em quatro ocasiões, todas elas na fase de grupos da Liga dos Campeões e não conseguindo marcar qualquer golo. Aliás, o clube da Luz é o adversário que ao longo da carreira de CR7 mais resistiu sem sofrer qualquer tento do avançado português.

Ronaldo

Em 2006/07, o Manchester United venceu os dois jogos frente às águias: em casa, por 3-1, e em Lisboa, por 1-0. Na época anterior, o cenário foi diferente. Em Old Trafford, os red devils derrotaram o conjunto português por 2-1, mas perderam pelo mesmo resultado na Luz. Este jogo ficou marcado por um gesto polémico de Ronaldo, no momento em que foi substituído. Assobiado por milhares de adeptos benfiquistas nesse momento, o capitão da Seleção Nacional esticou o dedo do meio na direção do público. No final do jogo, Ronaldo viria a pedir desculpa pelo sucedido.

No total de confrontos com equipas portuguesas, Ronaldo regista oito triunfos, dois empates e duas derrotas. Como será esta época frente ao FC Porto?