São já 9 as seleções já apuradas para o Euro 2024. Portugal, Áustria, França, Bélgica, Inglaterra, Espanha, Escócia e Turquia já garantiram um lugar no Campeonato da Europa de 2024, para além, naturalmente, da anfitriã Alemanha. Faltam 15 seleções a garantir o apuramento e 12 delas serão conhecidas depois da jornada dupla que irá decorrer entre quarta-feira, 15 de novembro e segunda-feira, 20 de novembro, sobrando três vagas para depois da disputa do play-off, que se jogará a 21 e 26 de Março de 2024, com base nos desempenhos na Liga das Nações 2022/23 e no qual estarão envolvidas 12 equipas.

Recordamos que  os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se diretamente para a fase final e que, em caso de empate no número de pontos, o primeiro fator de desempate é o confronto direto entre as equipas e só depois a diferença de golos, em todos os jogos do grupo.

Podes apostar no site da Betano.pt em todos os desafios da penúltima e da última jornada da fase de qualificação e fica a par das contas de todos os grupos, começando pelo grupo J, o último se seguirmos a ordem alfabética, mas o primeiro no que toca aos interesses nacionais.

Grupo A – Só falta decidir o líder

16 de Novembro: Geórgia-Escócia e Chipre-Espanha

19 de novembro: Espanha-Geórgia e Escócia-Noruega

As contas estão fechadas a respeito dos dois apurados (Escócia e Espanha), que partilham a liderança com 15 pontos, após seis jornadas. Resta apenas saber quem será a primeira classificada. De acordo com as as odds do site da Betano.pt, britânicos e “nuestros hermanos” são favoritos para os confrontos da penúltima jornada, embora por pequena margem para os escoceses na visita à Geórgia.

No confronto direto, existe empate, pois a Escócia venceu por 2-0 em casa e a Espanha repetiu o resultado enquanto anfitriã. Entra então em ação o critério da diferença de golos em todos os desafios do grupo, com a Espanha em clara vantagem (19-3, contra 12-3).

Grupo B – Quem segue com a França para o Euro?

18 de novembro: França-Gibraltar e Países Baixos-República da Irlanda

21 de novembro: Grécia-França e Gibraltar-Países Baixos

A França lidera com 18 pontos em seis jogos (100 por cento de aproveitamento) e já está qualificada no primeiro lugar, enquanto os Países Baixos e a Grécia têm 12 pontos. No entanto, os Países Baixos têm menos uma partida disputada, bastando-lhe vencer a República da Irlanda para assegurar o segundo lugar, com a “laranja” a ser favorita ao triunfo, de acordo com as odds do site da Betano.pt.  

A Grécia tem missão quase impossível, pois para além de necessitar de vencer a França, terá de esperar que os Países Baixos não somem mais do que 2 pontos no conjunto dos dois desafios diante da República da Irlanda e de Gibraltar.

Grupo C – Itália corre com a Ucrânia por um lugar no Euro

17 de novembro: Itália-Macedónia do Norte e Inglaterra-Malta

20 de novembro: Ucrânia-Itália e Macedónia do Norte-Inglaterra

A Inglaterra soma 16 pontos em seis jogos e já está apurada para o Euro, bastando-lhe um empate na receção a Malta para conseguir o primeiro posto. Segue-se a Ucrânia (13 pontos em sete jogos) e a Itália (10 pontos em seis desafios). Caso ganhe em casa à Macedónia do Norte, a Itália garante que fica à frente da Ucrânia na luta pela qualificação direta, caso não perca o confronto entre as duas seleções na derradeira jornada. Mas se a Itália não vencer a Macedónia do Norte, a Ucrânia levará a melhor sobre a “squadra azzurra” na luta pela qualificação direta, no caso de não perder o desafio entre as duas seleções na última ronda.

Apesar de os italianos serem amplamente favoritos ao triunfo frente à Macedónia do Norte, de acordo com as cotações da Betano.pt, deve-se recordar que perderam diante deste adversário na primeira fase do play-off de apuramento para o último Campeonato do Mundo.

Grupo D – Turquia à espera de companheiro de viagem

18 de novembro: Arménia-País de Gales e Letónia-Croácia.

21 de novembro: Croácia-Arménia e País de Gales-Turquia

O primeiro lugar é ocupado pela Turquia, que já está apurada para o Euro 2024, depois de somar 16 pontos em sete partidas. Seguem-se País de Gales e Croácia, com 10 pontos em seis jogos, e a Arménia, ainda com ténues hipóteses, tem 7 pontos em seis desafios.

O País de Gales qualifica-se se vencer a Arménia e a Croácia perder com a Letónia, enquanto a Croácia não conseguirá acabar num dos dois primeiros lugares se perder e o País de Gales ganhar. A Arménia não poderá terminar num dos dois primeiros lugares se perder ou se empatar e se a Croácia ganhar.

Nos desafios da penúltima jornada (Arménia-País de Gales e Letónia-Croácia) os visitantes são os favoritos, de acordo com as cotações do site da Betano.pt.

Grupo E – Trio ainda corre pelos dois lugares em aberto

17 de novembro: Moldávia-Albânia e Polónia-Chéquia

20 de novembro: Chéquia-Moldávia e Albânia-Ilhas Faroé

A surpreendente Albânia lidera, com 13 pontos em seis jogos, seguida da Chéquia (11 pontos em seis encontros), Polónia (10 pontos em sete desafios) e Moldávia (9 pontos em seis jogos).

A Albânia (favorita ao triunfo no site da Betano.pt) apura-se se não perder com a Moldávia ou se a Polónia vencer na receção à Chéquia, com as odds mais favoráveis a estarem do lado dos anfitriões neste último caso. Já a Chéquia apura-se se vencer a Polónia e se a Moldávia não ganhar, com a Polónia a não poder terminar num dos dois primeiros lugares se não vencer ou se a Moldávia ganhar à Albânia.

Grupo F – Bélgica e Áustria só vão disputar liderança

16 de novembro: Estónia-Áustria e Azerbaijão-Suécia

19 de novembro: Bélgica-Azerbaijão e Suécia-Estónia

A Bélgica (primeira classificada, com 17 pontos em sete jogos) e a Áustria (16 pontos em sete pontos) já estão qualificadas, bastando aos “diabos vermelhos” um empate ao Azerbaijão na derradeira jornada para segurarem a liderança. As duas seleções já apuradas só terminarão com os mesmos pontos se a  Bélgica perder com o Azerbaijão e se a Áustria empatar na Estónia e, nesse caso, os belgas terão vantagem no confronto direto. Ambas são favoritas para as partidas desta última jornada Rumo ao Euro 2024, ainda e sempre de acordo com as odds do site da Betano.pt.

Grupo G – Líderes destacados, mas ainda não apurados

16 de novembro: Montenegro-Lituânia e Bulgária-Hungria

19 de novembro: Hungria-Montenegro e Sérvia-Bulgária

A Hungria, a fazer lembrar os seus tempos áureos, lidera com 14 pontos em seis encontros, com a Sérvia no segundo lugar (13 pontos em sete desafios), seguida do Montenegro, com 8 pontos em seis jogos.

A Hungria apura-se se não perder na Bulgária (os magiares são favoritos ao triunfo no site da Betano.pt) ou se Montenegro não derrotar a Lituânia, enquanto a Sérvia assegura a qualificação se Montenegro não vencer a Lituânia. Montenegro terá de ganhar os dois jogos que tem pela frente para ter alguma esperança em terminar num dos dois primeiros lugares.

Grupo H – Corrida a três por dois lugares em aberto

17 de novembro: Dinamarca-Eslovénia; Cazaquistão-San Marino e Finlândia-Irlanda do Norte

20 de novembro: Irlando do Norte-Dinamarca; Eslovénia-Cazaquistão e San Marino-Finlândia

Eslovénia e Dinamarca lideram com 19 pontos em oito jogos e vão defrontar-se na penúltima jornada. Segue-se o Cazaquistão, com 15 pontos em oito jogos e a única seleção que ainda poderá estragar a festa a eslovenos ou dinamarqueses.

A Eslovénia apura-se para o Euro se vencer a Dinamarca ou se a Eslovénia empatar e o Cazaquistão não ganhar a San Marino, ou se o Cazaquistão perder, independentemente dos outros resultados. Já a Dinamarca qualifica-se se ganhar à Eslovénia, ou se o Cazaquistão não vencer San Marino. O Cazaquistão não poderá terminar num dos dois primeiros lugares se perder com San Marino ou se empatar e a Eslovénia não perder.

Grupo I – Roménia quase certa no Euro, mas nada está fechado

15 de novembro: Israel-Suíça (jogo adiado da 7ª jornada)

18 de Novembro: Suíça-Kosovo; Bielorrússia-Andorra e Israel- Roménia.

21 de novembro: Roménia-Suíça; Andorra-Israel e Kosovo-Bielorrússia.

A liderança à entrada para a penúltima jornada está na posse da Roménia (16 pontos em oito jogos), com a Suíça em segundo (15 pontos em sete encontros), seguida de Israel (11 pontos em sete jogos) e do Kosovo (10 pontos em oito desafios). A Roménia apura-se se Israel não vencer a Suíça e se fizer pelo menos um ponto com Israel e à Suíça basta um triunfo diante de Israel. Israel apura-se se vencer os três jogos que lhe faltam e o Kosovo precisa de vencer os dois jogos que lhe restam e que a Suíça só faça, no máximo, 1 ponto com Israel e com a Roménia. 

Grupo J – Portugal com tudo garantido; Eslováquia quase…

16 de novembro: Liechtenstein – Portugal; Eslováquia-Islândia e Luxemburgo-Bósnia e Herzegovina

19 de novembro: Portugal-Islândia; Bósnia e Herzegovina-Eslováquia e Liechtenstein-Luxemburgo.

Com Portugal apurado para o Euro e o primeiro lugar garantido, fruto de oito vitórias em oito jogos e a melhor diferença de golos de todas as equipas presentes nesta qualificação (32-2), resta saber se será a Eslováquia, o Luxemburgo ou a Islândia a acompanhar a equipa das quinas rumo à fase final. Para já, o segundo lugar é da Eslováquia (16 pontos em oito desafios), seguida do Luxemburgo (11 pontos em oito encontros) e da Islândia (10 pontos em oito encontros).

Como é natural, Portugal é super favorito ao triunfo na deslocação ao Liechtenstein, na penúltima ronda, terminando a qualificação em casa, diante da Islândia. A Eslováquia conseguirá a qualificação se não perder com a Islândia, enquanto o Luxemburgo não poderá terminar num dos dois primeiros lugares se não vencer a Bósnia e Herzegovina e se a Eslováquia perder. Já a Islândia terá de ganhar os dois encontros e esperar por duas derrotas da Eslováquia para almejar terminar num dos dois primeiros lugares.

Prémio