Vantagem de mais de 15 pontos ou equipas separadas por apenas um ponto. Há de tudo nas principais ligas europeias que entram na recta final. De Espanha à Grécia, passando pela Premier League, Bundesliga e, claro, Portugal, vê como estão as contas dos campeonatos a cerca de um mês do ponto final dos mesmos

Espanha: Real tem uma mão na Taça

Com cinco jornadas para jogar, o Real Madrid leva 17 pontos de avanço sobre o segundo classificado da LaLiga, o Atlético de Madrid. E os merengues só ainda não são matematicamente campeões porque o Barcelona, 3º classificado e a 18 pontos do líder, tem dois jogos a menos, podendo reduzir essa vantagem para “apenas” 12 pontos.

Ainda assim, será seguro dizer que o Real sucederá ao Atlético na lista de campeões espanhóis e até podem sê-lo já esta quinta-feira, 21 de abril, caso o Barcelona perca o duelo com a Real Sociedad.


Inglaterra: Guardiola vs Klopp até ao fim

Na Premier League a luta é entre – talvez – as duas melhores equipas do futebol europeu. Manchester City e Liverpool estão separados por apenas um ponto quando têm ainda seis jornadas para o final do campeonato. Já não haverá confrontos diretos, pelo que os reds precisam de um deslize dos citizens para poderem subir na tabela.

Guardiola e Klopp já prometeram manter o duelo até ao final, com tudo em campo para conquistarem o título da liga inglesa. E em termos de calendário ambas terão um confronto difícil pelo caminho. O City defronta o West Ham na jornada 37, enquanto o Liverpool recebe o Tottenham na jornada 36, e ambas as equipas londrinas estão na luta pelo 4º lugar da tabela.


Itália: duelo de Milão, com Nápoles à espreita

Com cinco jornadas para terminar a Série A, Inter e AC Milão estão numa disputa acesa na luta pelo título. Neste momento é o AC Milão que lidera, com 71 pontos, mais dois que o rival da cidade e atual campeão que, porém, tem menos um jogo.

Ambas as equipas têm, pelo menos, um jogo complicado rumo ao título: o AC Milão defronta a Lázio já este domingo, 24 de abril, enquanto o Inter recebe, este sábado, a Roma, de José Mourinho, que luta ainda por um lugar na Liga dos Campeões.

Poré, há que não esquecer o Nápoles, que corre a apenas 4 pontos do líder. A turma de Luciano Spalletti tem um calendário simpático até ao final da Série A e está à espreita de deslizes dos da frente.


França: PSG pode ser campeão já esta jornada

O PSG, de Nuno Mendes e Danilo, de Messi, Neymar e Mbappé, começou a época com a obrigação de recuperar o título perdido na época passada para o Lille, e cumpriu com essa obrigação. Os parisienses lideram com 15 pontos de vantagem sobre o Marselha quando faltam cinco jornadas para o final. Assim, bastará ao PSG um empate em casa frente ao Lens, neste sábado, 23 de abril, para celebrarem mais um título. Será o 10º do palmarés, 8º nos últimos 10 anos.


Alemanha: duelo de gigantes para arrumar o título

Como de costume, o Bayern Munique deverá celebrar mais um título da Bundesliga, o 10º consecutivo. A quatro jornadas do fim, os bávaros lideram com 9 pontos de vantagem do Borussia Dortmund, precisamente o adversário da próxima jornada. Assim, o título poderá ficar entregue já este sábado, 23 de abril, caso o Bayern ganhe ou empate o duelo de gigantes da liga alemã. O Dortmund está obrigado a ganhar para manter a luta acesa.


Holanda: Ajax e PSV na corrida

O campeonato holandês é um dos que ainda tem o título em aberto, quando faltam cinco jornadas para disputar. O Ajax lidera, mas com apenas 4 pontos de vantagem sobre o PSV que ainda tem de defrontar o Feyenoord – 3º classificado – até ao final do campeonato. O panorama é favorável à equipa de Amesterdão que se está mais perto renovar o título


Portugal: FC Porto a 4 pontos do título

A quatro jornadas do final do campeonato, o FC Porto está perto de recuperar o título de campeão, fruto dos 9 pontos de vantagem que leva sobre o Sporting. Os leões têm vantagem no confronto directo, pelo que os azuis e brancos precisam de quatro pontos para celebrar.

E o título até pode chegar ao Estádio do Dragão já esta segunda-feira, 21 de abril. Em caso dos azuis baterem o SC Braga e o Sporting não ganhar ao Boavista, duas horas depois,e o FC Porto ampliar a vantagem de 9 para 10 pontos – no mínimo – o título fica garantido. Caso isso não aconteça, então continua tudo em aberto.