Este sábado, 4 de dezembro, promete trazer emoções fortes aos amantes do futebol. Entre os muitos jogos interessantes dos melhores campeonatos europeus para fazeres a tua aposta no site da Betano.pt nos, escolhemos três que certamente te vão encher as medidas.
A partir das 17h00, na Série A, José Mourinho reencontra o Inter Milão ao leme da sua AS Roma. Meia hora depois, podes deliciar-te com o clássico entre Borussia Dortmund e Bayern Munique, as duas melhores equipas alemãs da atualidade. Finalmente, a partir das 20h00, o Real Madrid visita o sempre complicado estádio da Real Sociedad, em encontro da Liga espanhola.
O período negro da AS Roma (uma vitória, dois empates e quatro derrotas em sete jogos) parecia estar a ficar para trás, depois de três triunfos consecutivos (Génova, Zorya e Torino). No entanto, no passada quarta-feira, 1 de dezembro, a equipa de José Mourinho voltou a fazer marcha-atrás, ao perder por 0-1 no terreno do Bolonha. A consequência foi que apesar de manter o quinto lugar na Série A, os “giallorossi” ficaram a seis pontos da Atalanta, quatro classificado, o último com acesso à Liga dos Campeões de 2022/23.
Este sábado, 4 de dezembro, a AS Roma tem aparentemente uma missão complicada pela frente, pois vai receber o Inter Milão, terceiro colocado, a apenas dois pontos do líder Nápoles. Como podes ver pelas odds da Betano, o favoritismo para este encontro recai nos visitantes.
Será o reencontro de José Mourinho com um clube onde foi muito feliz: em apenas duas temporadas (2008/09 e 2009/10) ganhou dois campeonatos, uma Liga dos Campeões, uma Taça de Itália e uma Supertaça de Itália. Curiosamente, será a primeira vez na carreira que o técnico português vai enfrentar o Inter Milão em jogos oficiais. Na única ocasião em que defrontou os “nerazzurri” venceu por 2-0, em agosto de 2013, jogo particular do torneio internacional Champions Cup.
Para o desafio deste sábado, a AS Roma não poderá contar com a revelação Felix Afena-Gyan, pois o jovem avançado de 18 anos está infetado com Covid-19. Cristante está recuperado do vírus e pode ser opção, enquanto a utilização de Gonzalo Villar permanece em dúvida, pelo mesmo motivo.
O Inter Milão atravessa uma extraordinária sequência de resultados, com sete triunfos e um empate nos últimos oito desafios oficiais. E para além de estar em luta acesa pelo primeiro lugar da Série A, conseguiu a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões. A AS Roma terá de ter muito cuidado com a infernal dupla de ataque constituída por Edin Dzeko, que trocou os romanos pelos nerazzurri no início da temporada, e Lautaro Martínez. Juntos, já marcaram qualquer coisa como 18 golos esta temporada, em partidas oficiais.
O empate tem sido o resultado mais frequente entre as duas equipas em jogos disputados no Olímpico de Roma para o campeonato, tendo-se verificado nas últimas três épocas. Se estendermos a análise às últimas cinco temporadas, encontramos ainda uma vitória para cada formação.
O Bayern Munique tem sido o grande dominador do futebol alemão nos últimos anos e o Borussia Dortmund, de forma indiscutível, tem-se apresentado como segunda força dominante. Este clássico é sempre aguardado com enorme expetativa e esta época não poderia ser de outra forma, até porque ambos estão separados por apenas um ponto na tabela, nas posições habituais – o Bayern Munique a liderar e o Borussia Dortmund na perseguição. O terceiro classificado, Bayer Leverkusen, já está com seis pontos de atraso em relação aos “schwarzengelben”.
Como podes ver, o Bayern Munique é favorito nas odds do site da Betano.pt, apesar de jogar fora de casa. Ainda assim, os bávaros não são invencíveis e esta temporada sofreram duas derrotas nas 13 jornadas já disputadas da Bundesliga. Uma delas na última deslocação que realizaram, ao terreno do FC Augsburg. E quem não se recorda da estrondosa eliminação na Taça da Alemanha aos pés do Borussia Monchengladbach, com uma derrota por 0-5, a 27 de outubro? Ainda assim, os números do Bayern Munique na época em curso são esclarecedores acerca do seu domínio: 17 vitórias, um empate e três derrotas, com 76-22 em golos. Nenhuma equipa marca tantos golos nos principais campeonatos europeus e para esta estatística muito tem contribuído Robert Lewandowski, como não poderia deixar de ser. O polaco soma 25 golos em 20 partidas.
O Borussia Dortmund ainda “lambe as feridas” da eliminação da Liga dos Campeões, às custas do Sporting e do Ajax. Depois da derrota por 1-3 em Lisboa, a reação foi boa, com um triunfo por 3-1 em casa do Wolsburgo. Por outro lado, ganhou os sete desafios que disputou em casa nesta edição da Bundesliga, o seu melhor registo de sempre.
No entanto, a forma como a equipa (não) defende tem colocado os “cabelos em pé” aos seus adeptos: são já 33 golos sofridos em 21 jogos oficiais esta temporada, sendo que só na Bundesliga foram 19 em 13 partidas.
Nos últimos cinco jogos realizados em Dortmund entre as duas equipas a contar para o campeonato, o Bayern Munique levou os três pontos para a Baviera em três ocasiões, tendo os visitados vencido os outros dois encontros.
O Real Madrid lidera o campeonato espanhol com uma autoridade que talvez surpreenda a maioria dos seus adeptos, depois da desastrosa época passada. Os “merengues” têm sete pontos de avanço sobre o Atlético de Madrid, segundo classificado (ainda que os “colchoneros” tenham um jogo a menos) e os mesmos sete pontos em relação à Real Sociedad, terceira colocada. É precisamente a casa dos bascos que a formação orientada por Carlo Ancelotti visita este sábado. Como podes ver pelas odds da Betano, o Real Madrid é ligeiramente favorito.
Os “merengues” atravessam uma fase fulgurante, com sete vitórias consecutivas em jogos oficiais. E nos últimos dez, registaram nove triunfos e um empate. Para além de liderarem a classificação em La Liga, conseguiram a qualificação para os oitavos de final da Champions. Na passada quarta-feira, os “blancos” derrotaram o Athletic Bilbao no Santiago Bernabéu por 1-0, em jogo em atraso da 9ª jornada. O golo foi apontado pelo suspeito do costume, Benzema, que já vai em 17 na época em curso, se contarmos todos os encontros oficiais.
Quanto à Real Sociedad, liderava o campeonato há poucas semanas, mas nos últimos cinco jogos só ganhou um, tendo empatado três e perdido um. A derrota aconteceu precisamente no último desafio (0-1 no reduto do Espanhol).
O Real Madrid não se tem dado mal nas últimas visitas ao terreno da Real Sociedad, tendo ganho por três vezes e empatado numa ocasião nas últimas cinco temporadas. Nesse período de tempo, o único triunfo dos bascos ocorreu na penúltima jornada da época de 2018/19. Como vai ser este sábado?