O Palmeiras de Abel Ferreira, líder do campeonato brasileiro, tem esta terça-feira um grande teste, ao defrontar o São Paulo FC, fora de casa, em jogo da 13ª jornada. O treinador português não poderá estar no banco, devido à Covid-19.

Será a 297ª edição de um dos mais importantes dérbis da cidade de São Paulo e do futebol brasileiro. Podes apostar nesta partida no site da Betano.pt e fica a saber que as odds são muito equilibradas, com ligeiro favoritismo para o Palmeiras.

“Sair? Só se me mandarem embora!”

Abel Ferreira continua em grande ao serviço do Palmeiras e, depois de ter conquistado duas Taças dos Libertadores, busca o primeiro título de campeão nacional. A procissão ainda vai no adro, mas para já, tudo corre às mil maravilhas, com a equipa a liderar a prova.  Já o São Paulo está longe dos tempos áureos e já se encontra com sete pontos de atraso em relação ao rival.

O excelente trabalho de Abel Ferreira no Palmeiras tem levado a constantes especulações a respeito da sua possível saída do clube, mas no passado sábado, dia 18 de junho, o técnico fechou a porta a esse cenário e garantiu que só abandonará o projeto se for mandado embora.  

O ex-técnico do SC Braga já foi falado para selecionador do Brasil, o que mereceu o repúdio do experiente treinador Joel Santana. “Para ser treinador da seleção brasileira, tens de ter curriculum para isso. Tens de ser bom durante muitos anos para provar e o Abel só está no Brasil há dois anos. Antes de trabalhar no Palmeiras, trabalhava onde? No PAOK, da Grécia? Os gregos lutam com a espada, o que fez ele lá? Grande mer… eliminar o Benfica da Liga dos Campeões”, atirou, embora reconhecendo que “ele não é mau treinador”.

Palmeiras não perde há 18 jogos

O Palmeiras vai já em 18 jogos oficiais consecutivos sem conhecer o sabor da derrota e alcançou os três pontos nas três últimas partidas do campeonato. Na última jornada, bateu em casa o Goianiense por 4-2, tendo apontado todos os golos em apenas 8 minutos. Cenário bem diferente do que tem sido vivido pelo São Paulo FC, com apenas um triunfo nos últimos cinco encontros oficiais. Na última jornada da Série A, foi derrotado por 1-0 no terreno do Botafogo.

No dérbi desta terça-feira o Palmeiras não poderá contar com os lesionados Raphael Veiga, Marcos Rocha, Jorge e Jailson, bem como com o castigado Zé Rafael, médio que é ausência de peso. Já Rogério Ceni, treinador do São Paulo, vai ver-se privado de oito atletas: os lesionados  Andrés Colorado, Talles Costa, Gabriel Sara, Alisson, Nikão, Luan e Caio e ainda com Moreira, em representação da seleção portuguesa de sub-18.

No São Paulo, o grande candidato a decidir é o avançado argentino Jonathan Calleri, autor de 9 golos em 12 jogos no campeonato. Existem poucas dúvidas de que o Palmeiras tem melhor plantel do que o rival, não faltando grandes figuras para colocarem em sentido a defesa do São Paulo FC. Nomeadamente o ponta de lança Rony (seis golos na competição)  ou o jovem extremo Gabriel Veron, de apenas 19 anos.

Analisando as últimas dez receções do São Paulo ao Palmeiras, em partidas oficiais, a equipa da casa só venceu por duas vezes, tendo-se verificado cinco empates e três triunfos do “verdão”. Como será desta vez?