O SC Braga tem, esta quinta-feira, 9 de dezembro, jogo  decisivo na Liga Europa, na receção ao Estrela Vermelha, em partida da última jornada da fase de grupos. Podes apostar neste emocionante encontro no site da Betano.pt e fica a saber que a equipa portuguesa é favorita à vitória e, consequentemente, à passagem aos oitavos de final da competição.

Neste momento, todos os cenários estão em aberto para o SC Braga: assegurar a qualificação para os oitavos de final da Liga Europa, ter de disputar o play-off de acesso a essa fase da competição, com um dos terceiros classificados da Liga dos Campeões, e até ficar de fora da Liga Europa, transitando para a Liga Conferência, onde terá de disputar o play-off de acesso aos oitavos de final com um dos segundos classificados da fase de grupos desta prova.

Vamos às contas: neste momento, o SC Braga ocupa o segundo lugar no Grupo F, a um ponto do líder Estrela Vermelha e com um ponto de avanço sobre o FC Midtjylland. A boa notícia é que os minhotos têm vantagem no confronto direto com os dinamarqueses. Em caso de vitória, os portugueses asseguram o primeiro lugar e a qualificação para os oitavos de final da Liga Europa. Caso empatem, ficarão em segundo lugar no caso de o FC Midtjylland não ganhar no terreno do Ludogorets e consequentemente disputarão o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa com um dos terceiros classificados provenientes da fase de grupos da Champions. No entanto, se o FC Midtjylland triunfar e o SC Braga não ganhar, os minhotos descerão ao terceiro posto e terão de disputar o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência com um dos segundos colocados da fase de grupos desta competição; caso o SC Braga seja derrotado, conservará o segundo posto se os dinamarqueses não ganharem.  

Refira-se que existem bons motivos para acreditar numa boa noite europeia do SC Braga, uma vez que a equipa vem de uma excelente sequência de resultados, com apenas duas derrotas nos últimos 15 jogos – na Luz, diante do Benfica e na Dinamarca, diante do FC Midtjylland. De resto, foram dez vitórias e três empates, com melhoria na classificação da I Liga e boas perspetivas de passagem na Liga Europa. No campeonato, a formação de Carlos Carvalhal ocupa o quarto lugar, a seis pontos do Benfica, terceiro colocado, e com mais quatro do que o Estoril, que está no quinto posto. 

Na última jornada do campeonato, o SC Braga venceu precisamente o Estoril por 2-0, no Estádio Axa, afastando um pouco mais este rival na luta por um lugar de acesso às competições europeias. Como já vem sendo hábito, Ricardo Horta foi a grande figura da equipa, ao apontar os dois golos. E o avançado que continua a ser ignorado por Fernando Santos nas convocatórias da Seleção Nacional ainda falhou uma grande penalidade.

Galeno “out”, mas Ricardo Horta e Iuri em grande forma no SC Braga

Carlos Carvalhal não vai poder contar com o contributo de Galeno, que juntamente com Ricardo Horta tem sido a grande figura da equipa nesta Liga Europa. No entanto, o avançado português e Iuri Medeiros, que também passa por momento fulgurante, deverão ser sérias ameaças à defesa do Estrela Vermelha.

Os sérvios encontram-se em disputa acesa pelo primeiro lugar no seu campeonato, sendo atualmente segundos classificados, a três pontos do grande rival Partizan de Belgrado. Somam seis vitórias consecutivas em partidas oficiais, série que incluiu cinco partidas da Liga sérvia e uma da Liga Europa. Em grande destaque tem estado o médio ofensivo Mirko Ivanic, o futebolista mais utilizado esta época (30 jogos) e o segundo melhor marcador da equipa, com 12 golos. Outro jogador ao qual é preciso prestar grande atenção é o extremo esquerdo Aleksandar Katai, melhor artilheiro do conjunto sérvio, com 16 golos.

Uma curiosidade para este SC Braga-Estrela Vermelha é saber se vai haver desempate na estatística geral entre as duas equipas. Até hoje, disputaram quatro desafios nas competições europeias, com uma vitória para cada lado e dois empates.

Liga Conferência: AS Roma super favorita na Bulgária

A AS Roma é francamente favorita na deslocação ao estádio do CSKA Sofia desta quinta-feira, em jogo da última jornada da fase de grupos da Liga Conferência. A equipa orientada por José Mourinho ocupa a segunda posição do seu grupo, com 10 pontos, menos um do que o líder Bodo/Glimt. Podes apostar nesta partida em que os “giallorossi” são francamente favoritos no site da Betano.pt.

A AS Roma ainda procura o primeiro lugar e consequente passagem aos oitavos de final da Liga Conferência. Mas isso só será uma realidade se ganhar na Bulgária e se o Bodo/Glimt não vencer na deslocação ao terreno do Zorya, terceiro classificado. Caso a equipa da capital italiana conserve o segundo lugar, terá de disputar o play-off de acesso aos oitavos de final com um dos terceiros classificados da fase de grupos da Liga Europa.

E a verdade é que para não variar do que tem sido regra, José Mourinho e a sua equipa estão “a ferro e fogo”. Na última jornada do campeonato italiano, a AS Roma foi “atropelada” pelo Inter Milão em pleno Estádio Olímpico, perdendo por 0-3. E na jornada anterior foi derrotada por 1-0 no reduto do Bolonha. A consequência foi a descida para o sétimo lugar e o afastamento cada vez maior para o quarto lugar, o último de acesso à Liga dos Campeões de 2022/23. A Atalanta, formação que ocupa esse posto, já dista nove pontos.

A relação de José Mourinho com a imprensa italiana tem-se deteriorado e após o último jogo, o treinador português desentendeu-se com um jornalista. Ao ser questionado se a AS Roma não deveria ter pressionado mais à frente Mourinho atirou: “É fácil fazer perguntas dessas. O teu trabalho é mais fácil do que o nosso [dos treinadores], por isso nós ganhamos muito mais dinheiro do que vocês”.

Será o oitavo confronto oficial entre AS Roma e CSKA Sófia – segundo classificado na Liga búlgara, a nove pontos do Ludogoters, embora com menos uma partida disputada – com grande superioridade italiana até ao momento, fruto de cinco vitórias, um empate e uma derrota. No jogo realizado em Roma nesta fase de grupos da Liga Conferência, os “giallorossi” bateram os búlgaros de forma clara (5-1). Será que José Mourinho vai voltar a ser feliz diante deste rival?

Calendário Natal