O SC Braga desloca-se esta quinta-feira, 21 de outubro, ao terreno do Ludogorets, em jogo da terceira jornada do Grupo F da fase de grupos da Liga Europa. Podes apostar neste jogo no site da Betano.pt e fica desde já a saber que o clube português é favorito.
Depois da derrota em casa do Estrela Vermelha e do triunfo caseiro diante do Midtjylland, uma vitória portuguesa na Bulgária seria um importante passo rumo à qualificação para a fase a eliminar. Os minhotos ocupam o segundo lugar do grupo, com 3 pontos, atrás do Estrela Vermelha (6 pontos). Já o Ludogorets tem apenas um ponto.
O SC Braga vem de um triunfo por 5-0 no reduto do modesto Moitense, em partida da Taça de Portugal. Um desafio em que Carlos Carvalhal poupou bastantes jogadores e em que Roger fez história, ao ser, com 15 anos, 10 meses e 27 dias o mais jovem jogador a marcar pela equipa principal do clube. E também o mais novo a faturar no século XXI por um clube do escalão principal do futebol português.
Com Sequeira em dúvida, devido a problemas físicos, deverá ser Francisco Moura a ocupar o lugar de ala esquerdo, à semelhança do que aconteceu frente ao Moitense. Será assim mais uma oportunidade para o jovem da formação do SC Braga se mostrar na Liga Europa, depois de ter feito toda a segunda parte no encontro com o Midtjylland.
Se Sequeira está em dúvida, David Carmo e André Castro, lesionados, são ausências certas na Bulgária. Presença garantida no onze é a de Ricardo Horta, que poderá igualar ou bater um importante recorde. Com 75 golos em 242 jogos pelo clube, tem apenas menos um golo do que Chico Gordo, melhor marcador da história do SC Braga. O capitão, recorde-se, renovou contrato com os minhotos há poucos dias.
O plantel do Ludogorets conta com um português. Trata-se do central Josué Sá, que esteve em evidência no jogo da liga búlgara do passado fim de semana. O futebolista de 29 anos marcou um golo na goleada (4-0) frente ao Tsarsko Selo, último classificado. Os campeões búlgaros lideram a liga com 24 pontos, mais dois do que o CSKA Sofia, que no entanto tem menos um jogo realizado. O defesa esquerdo Anton Nedyalkov e o extremo direito Kiril Despodov são as grandes figuras da equipa.
Será a terceira vez na história que SC Braga e Ludogorets se encontram. Os outros dois confrontos ocorreram na fase de grupos da Liga Europa de 2017/18 e os búlgaros saíram com razões para sorrir: ganharam em casa dos minhotos por 2-0 e empataram 1-1 no seu reduto. No entanto, no final das contas do grupo foi o SC Braga a rir melhor, pois qualificou-se em primeiro lugar. E seguiu em frente com a companhia, precisamente, do Ludogorets, contra as previsões iniciais que apontavam para algum favoritismo dos alemães do Hoffenheim, que foram a grande desilusão e acabaram em último lugar.
Existem outros jogos bastante interessantes nesta terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa. Por exemplo, o Lázio-Marselha, com os italianos a ocuparem o segundo lugar do Grupo E, com três pontos, e os franceses a serem os terceiros classificados, com dois. Outra partida para seguir com atenção é o Bétis-Bayer Leverkusen, do Grupo G, duas equipas que ganharam os dois primeiros desafios.
O PSV Eindhoven-AS Mónaco (Grupo B) é outro jogo grande entre duas equipas que partilham a liderança, com 4 pontos. Referência ainda para o Eintracht Frankfurt-Olympiakos, do Grupo D. Os gregos visitam território alemão depois de dois triunfos nos dois primeiros encontros, enquanto os germânicos obtiveram uma vitória e um empate.
Na Liga Conferência, a AS Roma de José Mourinho é francamente favorita na visita ao terreno do FK Bodo/Glimt. Em caso de triunfo, os “giallorrosi” atingem o pleno de vitórias nas três primeiras rondas e garantem praticamente a qualificação. As odds para a vitória do Tottenham de Nuno Espírito Santo em casa dos holandeses do Vitesse também são bastante favoráveis. Os “spurs” lideram o seu grupo, com os mesmos quatro pontos do Rennes.