Este fim de semana escolhemos dois jogos na Alemanha e Espanha, os quais têm três das maiores surpresas desta temporada nos principais campeonatos da Europa. O líder da Bundesliga, o Bayer Leverkusen, desloca-se ao terreno do Estugarda, enquanto na Catalunha há dérbi entre FC Barcelona e Girona, equipa que tem se intrometido nos primeiros lugares da La Liga. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas das respetivas jornadas.
Na Bundesliga, são onze contra onze durante 34 jornadas e no fim ganha o Bayern Munique, pelo menos, tem sido assim nas últimas 11 temporadas. Mas esta época, há um novo adversário a ter em conta para o bávaros, eles que estão habituados a ter no Borussia Dortmung e Leipzig os principais rivais na corrida pelo título nos anos mais recentes. Falamos do sensacional Bayer Leverkusen, treinado por Xabi Alonso, equipa que está a maravilhar dentro das quatro linhas, e que este fim de semana tem uma deslocação difícil ao terreno do Estugarda.
A formação de Leverkusen é líder da Bundesliga, com 35 pontos ao cabo de 13 jornadas, com 11 vitórias, dois empates e zero derrotas, e com mais três pontos que o Bayern, que no entanto tem menos um jogo disputado, enquanto o Estugarda fecha o pódio, com 30 pontos (10 triunfos e três desaires).
No Bayer Leverkusen há dois espanhóis a dar nas vistas, um no banco e outro em campo. Falamos, claro, do treinador Xabi Alonso, e de Grimaldo, que trocou o Benfica pelos alemães no início desta temporada. O defesa espanhol é o segundo melhor marcador da equipa, com sete golos na liga alemã, apenas a um do ponta de lança Boniface, somando ainda seis assistências e mais dois tentos apontados na Liga Europa. Além destes dois, o defesa Tah e os médios Wirtz, Xhaka e Hofmann têm sido as principais figuras do conjunto treinado pelo antigo jogador do Real Madrid, Liverpol e Bayern.
Já na formação da casa, que na última temporada safou-se in extremis de descer de divisão, todos os olhos estão colocados no avançado Serhou Guirassy, que com 16 golos apontados na prova só é batido pelo super Harry Kane, que tem 18. Undav, com oito, tem sido outras das figuras do Estugarda, que é treinado por Sebastian Hoeneß, antigo médio que passou pelo Bayern Munique, entre outros clubes.
Frente a frente vão estar o terceiro (Estugarda) e segundo (Bayer Leverkusen) melhor ataque do campeonato, sendo que houve sempre pelo menos dois golos nos últimos cinco jogos que cada equipa disputou na prova. O Estugarda chega a este confronto com seis vitória e apenas uma derrota, como equipa visitada, já os forasteiros levam cinco triunfos e um empate em seis deslocações.
Depois da derrota sofrida na segunda jornada diante do Leipzig (5-1), o Estuguarda conseguiu seis vitórias consecutivas, antes de voltar a perder, o que aconteceu por mais duas vezes e em rondas consecutivas: em casa com o Hoffenheim (2-3) e fora frente ao Heidenheim (2-0). Depois desta quebra nos bons resultados, os pupilos de Sebastian Hoeneß bateram, no seu estádio, o Borussia Dortmund, fora o Eintracht Frankfurt e o Werder Bremen na última jornada.
No caso dos visitantes, os dois empates consentidos foram contra os principais candidatos ao título. A 15 de setembro, arrancaram uma igualdade a dois golos na visita à Baviera, diante do Bayern, com Grimaldo a marcar um golaço de livre direto. Seguiram-se oito vitórias consecutivas, até ao empate registado na última jornada, em casa, frente ao Borussia Dortmund (1-1), numa partida em que os forasteiros adiantaram-se no marcador logo aos cinco minutos e o golo do empate, apontado por Boniface, só chegou aos 79’.
Na temporada passada, registou-se um empate na deslocação do Leverkusen à casa do Estugarda e, historicamente, este é um confronto em que os visitantes têm superioridade, como provam as 40 vitórias em 83 deslocações, além dos 21 empates e apenas 23 desaires na casa do adversário. Para terminar, fica ainda a saber que, segundo as odds da Betano.pt, os comandados de Xabi Alonso são favoritos ao triunfo.
Se na Alemanha, a liderança do Bayer Leverkusen e o terceiro lugar do Estugarda são surpresas, o que dizer do Girona, que atualmente tem os mesmos pontos que o Real Madrid, líder da liga espanhola? Faltam as palavras para descrever esta primeira volta realizada pelo conjunto comandado por Michel Sánchez. Ao cabo de 15 jornadas, o Girona soma 38 pontos, tantos como o líder Real Madrid, e mais três que o vizinho FC Barcelona. Foram 12 vitórias, dois empates e apenas um desaire até agora, sendo que metade dos pontos conquistados surgiram em jogos em que começou a perder.
Para se ter noção deste brilharete, convém relembrar que o Girona só conta com quatro participações no principal escalão espanhol e o seu crescimento acelerou e muito depois de ter sido comprado em 2017 pelos donos do Manchester City. Michel foi contratado para treinador da equipa em 2021 e subiu logo a equipa à primeira divisão. Na temporada passada, os catalães terminaram e meio da tabela e, esta época, a evolução está à vista de todos, isto apesar de ter perdido duas peças importantes: Oriol Romeu rumou ao FC Barcelona e Santiago Bueno mudou-se para o Wolverhampton.
Em sentido inverso, chegaram ao clube o avançado ucraniano Artem Dovbyk (leva quatro golos apontados na liga), a contratação mais cara de sempre do Girona (7,5 milhões de euros), o médio venezuelano Yangel Herrera (vindo do Manchester City e com quatro tentos anotados), e o ponta de lança brasileiro Savinho (também quatro golos), cedido pelo Troyes, outra equipa que pertence aos donos do Manchester City. O experiente Daley Blind foi contratado a custo zero e Eric Garcia chegou por empréstimo, vindo do Barça. Estes todos juntaram-se a Stuani, de avançado de 37 anos, e que continua a ser uma peça importante para Michel.
O Girona entrou a empatar nesta edição do campeonato, e logo no campo da Real Sociedad (1-1), e depois seguiram-se seis vitórias consecutivas, antes de perder em casa com o Real Madrid (0-3). Após o único desaire averbado, foram mais cinco triunfos para a conta, antes do empate caseiro frente ao Athletic Bilbao (1-1), mas na última ronda voltaram aos bons resultados, ao baterem o Valência (2-1) perante o seu público.
O bom momento do Girona, que apresenta o melhor ataque da prova, vai ter um teste difícil este domingo na visita ao Camp Nou. Em casa, o Barça regista sete triunfos e apenas uma derrota, esta diante do eterno rival Real Madrid (1-2), e empatou fora com o Getafe (0-0), Maiorca (2-2), Granada (2-2) e Rayo Vallecano (1-1). No fim de semana passado os comandados de Xavi conseguiram um importante triunfo, diante do Atlético Madrid, com o único golo da partida a ser da autoria de João Félix. O antigo jogador do Benfica e João Cancelo têm sido peças fundamentais na estratégia culé, assim como Pedri, Gündoğan e o habitual Lewandowski, melhor marcador da equipa na liga, com sete golos.
Não há a registar ainda muitos duelos entre os dois vizinhos da Catalunha, com o Barça a vencer quatro dos seis encontros, tendo-se registado também dois empates. Na temporada passada, a formação culé bateu o Girona fora, por 1-0, mas em Camp Nou registou-se um nulo. Para terminar, fica ainda a saber que a formação visitada é claramente favorita à vitória.