Este fim de semana escolhemos dois jogos na Alemanha e Espanha, os quais têm três das maiores surpresas desta temporada nos principais campeonatos da Europa. O líder da Bundesliga, o Bayer Leverkusen, desloca-se ao terreno do Estugarda, enquanto na Catalunha há dérbi entre FC Barcelona e Girona, equipa que tem se intrometido nos primeiros lugares da La Liga. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas das respetivas jornadas.

Estugarda – Bayer leverkusen, 10 de dezembro, às 14h30

Na Bundesliga, são onze contra onze durante 34 jornadas e no fim ganha o Bayern Munique, pelo menos, tem sido assim nas últimas 11 temporadas. Mas esta época, há um novo adversário a ter em conta para o bávaros, eles que estão habituados a ter no Borussia Dortmung e Leipzig os principais rivais na corrida pelo título nos anos mais recentes. Falamos do sensacional Bayer Leverkusen, treinado por Xabi Alonso, equipa que está a maravilhar dentro das quatro linhas, e que este fim de semana tem uma deslocação difícil ao terreno do Estugarda.

A formação de Leverkusen é líder da Bundesliga, com 35 pontos ao cabo de 13 jornadas, com 11 vitórias, dois empates e zero derrotas, e com mais três pontos que o Bayern, que no entanto tem menos um jogo disputado, enquanto o Estugarda fecha o pódio, com 30 pontos (10 triunfos e três desaires).

No Bayer Leverkusen há dois espanhóis a dar nas vistas, um no banco e outro em campo. Falamos, claro, do treinador Xabi Alonso, e de Grimaldo, que trocou o Benfica pelos alemães no início desta temporada. O defesa espanhol é o segundo melhor marcador da equipa, com sete golos na liga alemã, apenas a um do ponta de lança Boniface, somando ainda seis assistências e mais dois tentos apontados na Liga Europa. Além destes dois, o defesa Tah e os médios Wirtz, Xhaka e Hofmann têm sido as principais figuras do conjunto treinado pelo antigo jogador do Real Madrid, Liverpol e Bayern.

Já na formação da casa, que na última temporada safou-se in extremis de descer de divisão, todos os olhos estão colocados no avançado Serhou Guirassy, que com 16 golos apontados na prova só é batido pelo super Harry Kane, que tem 18. Undav, com oito, tem sido outras das figuras do Estugarda, que é treinado por Sebastian Hoeneß, antigo médio que passou pelo Bayern Munique, entre outros clubes.

Frente a frente vão estar o terceiro (Estugarda) e segundo (Bayer Leverkusen) melhor ataque do campeonato, sendo que houve sempre pelo menos dois golos nos últimos cinco jogos que cada equipa disputou na prova. O Estugarda chega a este confronto com seis vitória e apenas uma derrota, como equipa visitada, já os forasteiros levam cinco triunfos e um empate em seis deslocações.

Depois da derrota sofrida na segunda jornada diante do Leipzig (5-1), o Estuguarda conseguiu seis vitórias consecutivas, antes de voltar a perder, o que aconteceu por mais duas vezes e em rondas consecutivas: em casa com o Hoffenheim (2-3) e fora frente ao Heidenheim (2-0). Depois desta quebra nos bons resultados, os pupilos de  Sebastian Hoeneß bateram, no seu estádio, o Borussia Dortmund, fora o Eintracht Frankfurt e o Werder Bremen na última jornada.

No caso dos visitantes, os dois empates consentidos foram contra os principais candidatos ao título. A 15 de setembro, arrancaram uma igualdade a dois golos na visita à Baviera, diante do Bayern, com Grimaldo a marcar um golaço de livre direto. Seguiram-se oito vitórias consecutivas, até ao empate registado na última jornada, em casa, frente ao Borussia Dortmund (1-1), numa partida em que os forasteiros adiantaram-se no marcador logo aos cinco minutos e o golo do empate, apontado por Boniface, só chegou aos 79’.

Na temporada passada, registou-se um empate na deslocação do Leverkusen à casa do Estugarda e, historicamente, este é um confronto em que os visitantes têm superioridade, como provam as 40 vitórias em 83 deslocações, além dos 21 empates e apenas 23 desaires na casa do adversário. Para terminar, fica ainda a saber que, segundo as odds da Betano.pt, os comandados de Xabi Alonso são favoritos ao triunfo.

FC Barcelona – Girona,  10 de dezembro, às 20h

Se na Alemanha, a liderança do Bayer Leverkusen e o terceiro lugar do Estugarda são surpresas, o que dizer do Girona, que atualmente tem os mesmos pontos que o Real Madrid, líder da liga espanhola? Faltam as palavras para descrever esta primeira volta realizada pelo conjunto comandado por Michel Sánchez. Ao cabo de 15 jornadas, o Girona soma 38 pontos, tantos como o líder Real Madrid, e mais três que o vizinho FC Barcelona. Foram 12 vitórias, dois empates e apenas um desaire até agora, sendo que metade dos pontos conquistados surgiram em jogos em que começou a perder.

Para se ter noção deste brilharete, convém relembrar que o Girona só conta com quatro participações no principal escalão espanhol e o seu crescimento acelerou e muito depois de ter sido comprado em 2017 pelos donos do Manchester City. Michel foi contratado para treinador da equipa em 2021 e subiu logo a equipa à primeira divisão. Na temporada passada, os catalães terminaram e meio da tabela e, esta época, a evolução está à vista de todos, isto apesar de ter perdido duas peças importantes: Oriol Romeu rumou ao FC Barcelona e Santiago Bueno mudou-se para o Wolverhampton. 

Em sentido inverso, chegaram ao clube o avançado ucraniano Artem Dovbyk (leva quatro golos apontados na liga), a contratação mais cara de sempre do Girona (7,5 milhões de euros), o médio venezuelano Yangel Herrera (vindo do Manchester City e com quatro tentos anotados), e o ponta de lança brasileiro Savinho (também quatro golos), cedido pelo Troyes, outra equipa que pertence aos donos do Manchester City. O experiente Daley Blind foi contratado a custo zero e Eric Garcia chegou por empréstimo, vindo do Barça. Estes todos juntaram-se a Stuani, de avançado de 37 anos, e que continua a ser uma peça importante para Michel.

O Girona entrou a empatar nesta edição do campeonato, e logo no campo da Real Sociedad (1-1), e depois seguiram-se seis vitórias consecutivas, antes de perder em casa com o Real Madrid (0-3). Após o único desaire averbado, foram mais cinco triunfos para a conta, antes do empate caseiro frente ao Athletic Bilbao (1-1), mas na última ronda voltaram aos bons resultados, ao baterem o Valência (2-1) perante o seu público.

O bom momento do Girona, que apresenta o melhor ataque da prova, vai ter um teste difícil este domingo na visita ao Camp Nou. Em casa, o Barça regista sete triunfos e apenas uma derrota, esta diante do eterno rival Real Madrid (1-2), e empatou fora com o Getafe (0-0), Maiorca (2-2), Granada (2-2) e Rayo Vallecano (1-1). No fim de semana passado os comandados de Xavi conseguiram um importante triunfo, diante do Atlético Madrid, com o único golo da partida a ser da autoria de João Félix. O antigo jogador do Benfica e João Cancelo têm sido peças fundamentais na estratégia culé, assim como Pedri, Gündoğan e o habitual Lewandowski, melhor marcador da equipa na liga, com sete golos.

Não há a registar ainda muitos duelos entre os dois vizinhos da Catalunha, com o Barça a vencer quatro dos seis encontros, tendo-se registado também dois empates. Na temporada passada, a formação culé bateu o Girona fora, por 1-0, mas em Camp Nou registou-se um nulo. Para terminar, fica ainda a saber que a formação visitada é claramente favorita à vitória. 

Prémio