Depois da emoção das competições europeias a meio da semana, estão de volta as principais ligas europeias e o que não falta são grandes jogos para acompanhares sábado e domingo. Podíamos falar do Chelsea-Arsenal e do Tottenham-Liverpool em Inglaterra, do dérbi de Sevilha em Espanha ou ainda do Marselha-Lyon em França, mas vamos centrar as nossas atenções no fim de semana “louco” que vai haver na Serie A, em Itália. 

Três encontros entre as principais equipas do campeonato transalpino marcam a ronda, com o líder Nápoles a visitar o terreno do segundo classificado, a Atalanta, Juventus (sétimo) e Inter Milão (sexto) medem forças em Turim e na capital há dérbi entre AS Roma (quarto) e Lázio (quinto). Ou seja, seis dos sete primeiros jogam entre si, só o AC Milan, terceiro, tem na teoria um encontro mais acessível, já que defronta em casa o Spezia. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas da ronda.

Atalanta-Nápoles, 5 de novembro, às 17h

Ao cabo de doze jornadas, o Nápoles é líder com 32 pontos, mais cinco que o rival de sábado. Os napolitanos registam dez vitórias e dois empates, já o conjunto de Bérgamo apresenta oito triunfos, três empates e um desaire. Frente vão estar a melhor defesa da liga, a Atalanta, e o melhor ataque, o Nápoles. 

Apesar de nos últimos anos os dois conjuntos andarem sempre nos lugares cimeiros da classificação, convém relembrar que não têm o poderio financeiro dos grandes de Itália, como acontece com Juventus, Inter e AC Milan. Ainda assim, as duas formações batem-se de igual para igual contra estes clubes e esta época têm ocupado os lugares cimeiros quase desde o início. O Nápoles não é campeão desde 1989/90, com Maradona na equipa, já o Atalanta não conquista qualquer troféu há 60 anos, sendo que só tem no museu uma Taça de Itália (1962/63).

De acordo com as odds da Betano.pt, os forasteiros são favoritos à vitória, eles que fora de casa registam cinco vitórias e um empate (nulo com a Fiorentina. Por outro lado, a Atalanta apresenta melhores resultados quando joga longe de Bérgamo do que na sua casa: cinco vitórias e um empate na condição de visitante e três triunfos, dois empates e uma derrota como equipa visitada – perdeu com a Lazio, por 2-0, na penúltima jornada.

As duas formações já se defrontaram em 51 ocasiões em Bérgamo, em partidas da Serie A, com os visitados a vencerem 22 e os forasteiros 11 – houve ainda 18 empates. Na última época, ambas as equipas venceram fora os duelos na liga, com os napolitanos a triunfarem por 3-1 na deslocação ao estádio da Atalanta.

Os melhores marcadores da equipa orientada por Gian Piero Gasperini são Ademola Lookman, com cinco golos, e Teun Koopmeiners, com quatro, enquanto nos forasteiros Victor Osimhen (sete golos) e Khvicha Kvaratskhelia (seis golos e seis assistências) têm sido as principais figuras da formação comandada por Luciano Spalletti.

AS Roma-Lázio, 6 novembro, às 17h

A AS Roma chegou aos lugares de acesso à Liga dos Campeões na última ronda, quando venceu fora o Verona, por 3-1, enquanto a Lázio foi surpreendida no Olímpico pela Salernitana (3-1) e trocou de posição com o rival da cidade. Este é o terceiro dérbi da Cidade Eterna para José Mourinho e o treinador português ganhou um e perdeu o outro.

Na temporada passada, a primeira do Special One no comando dos giallorossi, a formação laziale venceu por 3-2 na primeira volta, enquanto no segundo jogo os comandados de Mourinho foram mais fortes e bateram o adversário por 3-0.

Neste momento, os dois conjuntos estão separados por apenas um ponto na tabela classificativa e, só em caso de empate, é que essa diferença se manterá, sendo que nos outros dois cenários, a AS Roma pode cavar um fosso de quatro pontos para o rival, já a Lázio, em caso de triunfo, deixa o adversário a dois pontos e ultrapassa-o na classificação. A AS Roma tem oito vitórias, um empate e três derrotas em doze rondas, enquanto a Lázio apresenta menos um triunfo e um desaire, mas tem três igualdades no registo.

Nas últimas cinco rondas da Serie A, a equipa de Mourinho alcançou quatro triunfos e averbou um desaire (em casa com o Nápoles, por 1-0), já a Lázio venceu três encontros, incluindo fora com a Atalanta, empatou um e perdeu outro. A meio da semana, a AS Roma garantiu o segundo lugar no Grupo C da Liga Europa, depois da vitória diante do Ludogorets (3-1) e a formação laziale terminou em terceiro lugar no F, após derrota na última jornada da competição diante do Feyernoord, por 1-0.

O fator casa neste dérbi vale de pouco, já que os clubes partilham o mesmo estádio, ainda assim, na teoria, é a AS Roma que está a atuar na condição de equipa visitada no encontro deste fim de semana – segundo as odds da Betano.pt, é favorita à conquista dos três pontos. Até ao momento, os dois conjuntos já disputaram 162 encontros a contar para a Serie A, com os giallorossi a terem melhor registo: 59 vitórias, 62 empates e 41 derrotas.

Para este encontro, Mourinho não pode contar com Dybala, Spinazzola e Georginio Wijnaldum, já Maurizio Sarri tem estado privado da sua maior estrela, o avançado Ciro Immobile, que só deve estar outra vez disponível após o Mundial do Catar. Posto isto, os melhores marcadores das respetivas equipas falham este dérbi, são eles Dybala, com cinco golos, e Immobile, com seis. No capítulo das assistências, Sergej Milinkovic-Savic, líder desta tabela, com sete passes certeiros, e Lorenzo Pellegrini, capitão da equipa de Mourinho, com cinco, são os homens em destaque.

Juventus-Inter Milão, 6 novembro, às 19h45

São as duas principais desilusões da liga, ou não estivéssemos perante as equipas com mais títulos de campeão: Juventus, com 36, e Inter Milão, com 19, ex-aequo com o AC Milan, atual campeão. Ainda assim, quer a vecchia signora quer os nerazzurri estão em franca recuperação, com ambos os conjuntos a vencerem quatro dos cinco últimos encontros que disputaram na prova. 

A Juve é sétima, com 22 pontos, a dez do líder Nápoles, já o Inter Milão tem 24 e está uma posição acima do adversário de domingo. A formação da casa tem a defesa menos batida de Serie A, com apenas sete golos consentidos, enquanto o conjunto orientado por Simone Inzaghi apresenta o segundo melhor ataque, com 25 tentos apontados, e só é superado pela máquina goleadora napolitana, que já soma 30 golos.

A jogar em casa, a vecchia signora tem até ao momento quatro vitórias e dois empates (com AS Roma e Salernitana), enquanto o Inter Milão, como equipa visitante, apresenta três triunfos e outros tantos desaires (com Udinese, Lazio e AC Milan) e ainda não concedeu qualquer empate na edição deste ano da prova, ao cabo de 12 jornadas – oito triunfos e quatro derrotas.

A meio da semana, os dois rivais disputaram a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e, se o Inter Milão já tinha o segundo lugar do grupo assegurado, e respetiva passagem para os oitavos de prova, já a Juventus procurava garantir o terceiro lugar e consequente passagem para o play-off de acesso para a Liga Europa. Os nerazzurri foram derrotados fora pelo Bayern Munique, por 2-0, já a formação de Turim perdeu em casa com o PSG, mas beneficiou do desaire do Maccabi Haifa diante do Benfica para terminar no terceiro posto, com apenas uma vitória em seis jogos da fase de grupos.

As duas equipas já mediram forças em Turim, em jogos da Serie A, em 96 ocasiões, com a formação visitada a vencer 65 duelos – houve ainda 18 empates e 13 triunfos forasteiros. Apesar da clara superioridade nos confrontos disputados em casa, a vecchia signora foi derrotada pelo Inter Milão na época passada, perdendo perante o seu público por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado por Hakan Çalhanoglu.

Há ausências importantes de lado a lado. Nos forasteiros, o avançado Lukaku e o médio Brozovic, habituais titulares, são cartas fora do baralho para Simone Inzaghi. No conjunto de Massimiliano Allegri, treinador que tem sido fortemente contestado por causa dos maus resultados, a boa notícia é que Chiesa, uma das principais figuras da equipa na época transata, voltou a jogar contra o PSG, mas há muita gente ilustre indisponível, ou na melhor das hipóteses, em dúvida até quase ao apito inicial para este clássico do futebol italiano: Di Maria, Leandro Paredes, Bremer, Pogba, Moise Kean e Vlahovic são dores de cabeça para o treinador dos bianconeri. Segundo as odds da Betano.pt, o Inter Milão é ligeiramente favorito à conquista dos três pontos neste grande duelo do futebol italiano.