O Sporting recebe na quinta-feira, dia 3 de abril, o Rio Ave, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Quem vencer esta eliminatória, marca presença no Jamor e terá pela frente o Benfica ou o Tirsense na final. Podes apostar nestes jogos no site Betano.pt.

Não percas: Betano ganha quatro prémios em 2025

Se Sporting e Benfica, favoritos nos respetivos duelos das meias-finais, chegarem ao Jamor, esta será a primeira final entre os dois rivais de Lisboa desde 1995/96, quando os encarnados venceram por 3-1. Os leões não conquistam a competição desde 2018/19, já as águias não levantam o caneco desde 2016/17. O campeão em título é o FC Porto, que vai em três conquistas consecutivas na Taça de Portugal.

Vê ainda: AI Cards: Ganha, coleciona e partilha as tuas vitórias

O caminho até às meias

O Sporting começou por bater o Portimonense no Algarve (1-2), cilindrou o Amarante em Alvalade (6-0) e, depois, derrotou, em casa, o Santa Clara (2-1), após prolongamento. Na ronda anterior foi até Barcelos vencer o Gil Vicente, por 0-1. Por outro lado, o Rio Ave foi melhor que Atlético (fora, 1-3), Alverca (fora, 2-2) e vitória no desempate por grandes penalidades), Casa Pia (fora, 1-3) e São João Ver (casa, 2-1).

Histórico na competição

O Sporting já venceu a prova em 17 ocasiões, além disso, participou em 30 finais, a última das quais na temporada passada, altura em que perdeu por 2-1, com o FC Porto. Por outro lado, o Rio Ave não sabe o que é levantar o caneco, mas já marcou presença no Jamor por duas vezes. Em 1984, perdeu com o FC Porto (4-1) e em 2014 com o Benfica (1-0).

Sporting com vantagem nos duelos

Até ao momento, os dois conjuntos já se defrontaram em 34 ocasiões, em Alvalade, em jogos a contar para todas as competições. Os leões venceram 24, empataram seis e perderam quatro destes duelos, sendo que dois destes desaires foram consecutivos e na mesma temporada. Em 2019/20, o Rio Ave derrotou o Sporting por 2-3 no campeonato e por 1-2 na Taça da Liga. Nos três embates mais recentes, houve sempre triunfo caseiro.

Regressos e figuras

No Sporting, destaque para os regressos de Hjulmand e Maxi Araújo, que ficaram de fora na visita ao Estrela da Amadora, devido a castigo. Já nos vilacondenses, regressam o goleador brasileiro Clayton e o médio turco Demir Tiknaz, também eles ausentes do último jogo, por castigo.

Passa por aqui: Joga, acumula pontos e ganha prémios com o Betano Club

Harder, com quatro golos, e Gyökeres, com dois, são os melhores marcadores dos verdes e brancos, já nos visitantes esse destaque vai, da mesma forma, para Clayton, também ele com quatro tentos apontados. Sobre este jogo fica ainda a saber que os leões são favoritos à vitória, de acordo com as odds da Betano.pt.