Esta quinta-feira, 9 de março, promete fortes emoções com a realização de 15 jogos das competições europeias, referentes aos oitavos de final da Liga Europa e da Liga Conferência. Para os adeptos portugueses, grande parte da atenção vai estar centrada na receção do Sporting ao Arsenal e, apesar do favoritismo dos “gunners”, a excelente “performance” leonina diante de clubes ingleses em eliminatórias das competições europeias – já lá vamos – poderá servir de inspiração aos comandados de Rúben Amorim.
Destaque igualmente para o Manchester United-Bétis, num jogo em que quatro portugueses poderão estar em ação e para o confronto entre a AS Roma de José Mourinho e Rui Patrício com a Real Sociedad. Podes naturalmente apostar em todos os desafios desta grande quinta-feira europeia no site da Betano.pt.
O Arsenal pode ser favorito para este confronto, de acordo com as odds do site da Betano.pt, mas esta temporada o Sporting já demonstrou que consegue passar a perna a gigantes do futebol europeu. Que o diga o Tottenham, que também era claro favorito e saiu do Estádio José Alvalade vergado a uma derrota por 2-0 (golos de Paulinho e Arthur Gomes), em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Daniel Bragança, lesionado e Manuel Ugarte, castigado, são as únicas ausências no esquadrão de Rúben Amorim, enquanto Mikel Arteta tem problemas no ataque, pois não pode contar com Gabriel Jesus (possivelmente ,estará apto para o desafio da segunda mão), tendo ainda Eddie Nketiah e Leandro Trossard em dúvida.
Quem parece ter lugar garantido no onze leonino é Pedro Gonçalves, melhor marcador do Sporting esta temporada, com 16 golos e oito assistências, restando saber se irá alinhar no ataque ou no meio-campo, em virtude da ausência de Ugarte. E este será certamente um jogo especial para Bellerín, que passou 10 anos no Arsenal. Nos “gunners” são os dois extremos habitualmente titulares os melhores goleadores, com Bukayo Saka e Gabriel Martinelli a somarem 11 golos.
Os leões não passaram no seu grupo da Champions por um triz (foram terceiros classificados, atrás de Tottenham e Eintracht Frankfurt), tendo depois eliminado os dinamarqueses do FC Midtjylland no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Na primeira mão, em Alvalade, os leões empataram a uma bola (golo de Coates no último segundo) mas na Escandinávia mostraram que são muito superiores e ganharam por 4-0, com bis de Pedro Gonçalves, mais um golo de Coates e um autogolo.
Quanto ao Arsenal, venceu o seu grupo na Liga Europa, com cinco vitórias e uma derrota, à frente de PSV Eindhoven, Bodo Glimt e FC Zurique, o que lhe permitiu a passagem aos oitavos de final da competição.
O Sporting atravessa das melhores fases da época, apresentando uma série de quatro vitórias consecutivas, três delas fora de casa – FC Midtjylland, por 4-0, Chaves por 3-2 e Portimonense, por 1-0 – e 2-0 em Alvalade ao Estoril. A consequência foi a aproximação ao terceiro e segundo lugares na I Liga, com SC Braga e FC Porto a estarem agora a cinco e sete pontos de distância, respetivamente.
Quanto ao Arsenal, lidera o campeonato inglês, com 20 vitórias, três empates e três derrotas, o que lhe permite ter cinco pontos de vantagem sobre o Manchester City, segundo colocado. Na última jornada, operou fantástica reviravolta frente ao FC Bournemouth, de 0-2 para 3-2, com golos de Thomas Partey, Ben White e Reiss Nelson, este na última jogada do encontro.
Curiosamente, no que toca ao total de golos marcados e sofridos em partidas oficiais na temporada em curso, as duas equipas apresentam números bastante semelhantes. Os leões têm um “goal average” de 79-37 em 38 partidas (média de 2,07 de golos marcados e 0,97 sofridos) e os “gunners” de 71-32 em 35 encontros (média de 2,03 marcados e 0,91 sofridos).
O Sporting pode inspirar-se no seu registo contra clubes ingleses em eliminatórias da Liga Europa e Taça UEFA disputados este século. O ponto mais alto foi a eliminação do Manchester City, formação que também liderava a Premier League e, curiosamente, essa eliminatória da temporada de 2011/12 ocorreu igualmente em março e também nos oitavos de final da Liga Europa. Depois de uma vitória por 1-0 em Alvalade, com o célebre golo de calcanhar de Xandão, os verdes e brancos perderam por 2-3 em Manchester, tendo valido a regra dos golos fora, que na altura ainda vigorava.
Dois anos antes, em 2009/10, o Sporting eliminara o Everton nos 16 avos-de-final da Liga Europa (derrota fora por 1-2 e triunfo em Portugal por 3-0) e em 2007/08 tinha deixado pelo caminho o Bolton, nos oitavos de final da Liga Europa (1-1 fora e 1-0 em Alvalade). Já em 2004/05, na caminhada até à final da Taça UEFA, eliminou o Middlesbrough nos oitavos de final (triunfo por 3-2 fora e por 1-0 em casa) e o Newcastle nos quartos de final (derrota por 0-1 em Inglaterra e vitória por 4-1 em Lisboa). Ou seja, nas cinco eliminatórias com emblemas britânicos que disputou no século XXI na Liga Europa/Taça UEFA, o Sporting seguiu sempre em frente.
O histórico global das eliminatórias diante de ingleses em todas as competições europeias é também amplamente favorável ao Sporting, com oito passagens em 11 confrontos. Curiosamente, o Arsenal foi uma das exceções negativas, tendo eliminado os verdes e brancos em 1969/70, na Taça das Cidades com Feiras (0-0 em Alvalade e 3-0 em Londres).
Mais recentemente, Sporting e Arsenal encontraram-se na fase de grupos da Liga Europa de 2017/18, com vitória inglesa em Lisboa por 1-0 e empate sem golos no Emirates, tendo ambas as equipas seguido em frente na competição. Ao todo, nos quatro desafios oficiais que disputaram até hoje, houve dois triunfos dos britânicos e dois empates.
O favoritismo para este jogo, embora não muito pronunciado, é da AS Roma de José Mourinho e Rui Patrício, como sempre, segundo as odds do site da Betano.pt.
A prestação da formação italiana na época em curso tem sido muito irregular e quando parece por fim encarreirar para uma série de bons resultados, tem sempre surgido um balde de água fria. O mais recente ocorreu no passado dia 28 de fevereiro, ao sofrer uma escandalosa derrota por 1-2 no terreno da Cremonese, equipa que até então não tinha conseguido qualquer vitória na Série A italiana. Depois disso, os “giallorossi” mostraram a sua melhor versão ao ganharem em casa à Juventus, por 1-0, com golo de Mancini, resultado muito importante que permitiu a subida ao quatro lugar, com os mesmos pontos do AC Milan, aproveitando a derrota dos “rossoneri” por 2-1, no reduto da Fiorentina.
Recorde-se que a AS Roma terminou a fase de grupos da Liga Europa em segundo lugar, atrás do Bétis, tendo necessidade de disputar o play-off de acesso aos oitavos de final, diante do RB Salzburg. E não foi nada fácil eliminar os austríacos, que na primeira mão ganharam em casa por 1-0, com os italianos a darem a volta na segunda partida, vencendo por 2-0, com golos de Belotti e Dyabala. Este último tem-se mostrado inspirado (cinco golos e quatro assistências nos últimos 11 jogos), sendo o melhor marcador da equipa, com 12 golos em partidas oficiais, apesar de somar apenas 25 jogos, pois esteve lesionado durante quase dois meses.
Na baliza dos “giallorossi”, salvo contratempo de última hora, estará como habitualmente Rui Patrício, o futebolista mais utilizado por José Mourinho esta temporada (34 jogos), com o técnico português a não poder contar com o médio Ebrima Darboe, devido a lesão.
A Real Sociedad ganhou o seu grupo na Liga Europa, tendo terminado à frente do poderoso Manchester United e assegurado a passagem aos oitavos de final. No campeonato, as coisas também têm corrido bem aos bascos, que ocupam a quarta posição, última de acesso à Liga dos Campeões, a apenas um ponto do terceiro, Atlético de Madrid.
No entanto, a Real Sociedad não passa por um bom momento e somou uma vitória, três empates e três derrotas nos últimos sete desafios, seis dos quais a contar para a Liga espanhola e o outro para a Taça do Rei. Na última jornada da principal prova doméstica não foi além de um nulo caseiro com o Cádiz CF.
O avançado norueguês Alexander Sorloth é o melhor marcador dos espanhóis em 2022/23, com um total de 13 golos, mas só faturou por uma vez nos últimos sete desafios, tendo mesmo perdido a titularidade com o Cádiz. O central Aritz Elustondo e o atacante Umar Sadiq, lesionados, serão ausências no Olímpico de Roma, naquele que será o primeiro jogo oficial entre AS Roma e Real Sociedad.
O Manchester United recebe o Bétis na ressaca da estrondosa derrota por 0-7 que sofreu em Anfield, com o Liverpool FC, nada que tenha abalado o claro favoritismo dos “red devils” para este desafio da Liga Europa, de acordo com as odds do site da Betano.pt. Recorde-se que os ingleses contam com dois portugueses no plantel (Diogo Dalot e Bruno Fernandes), tal como acontece nos espanhóis, com Rui Silva e William Carvalho.
Bruno Fernandes tem estado debaixo de fogo depois da debacle do Manchester United em Anfield. Uma das críticas mais ferozes ao português foi feita por Chris Sutton, antigo jogador inglês. “Empurrou o árbitro assistente e agiu como se o seu nariz tivesse explodido quando embateu no peito de Ibrahima Konate. Ainda mergulhou para tentar ‘sacar” uma grande penalidade ao Alisson e esbracejou quando o Erik ten Hag não o substituiu. Foi uma das piores prestações de um jogador e de um capitão na Premier League”, defendeu.
Apesar de muito criticado, a permanência de Bruno Fernandes no onze inicial não estará em causa, até porque tem sido um dos melhores jogadores da equipa, somando sete golos e nove assistências em 40 partidas oficiais. Melhor do que ele no plantel dos “red devils” só mesmo Marcus Rashford, que tem realizado época estratosférica, com 25 golos em 40 jogos. Ainda assim, depois de ter feito 16 golos em 17 encontros, apontou apenas um nos últimos quatro. Na receção ao Bétis, Erik ten Hag não poderá contar com os lesionados Eriksen, Martial e van de Beek, enquanto Casemiro está em dúvida.
Recorde-se que o Manchester United, terceiro classificado no campeonato inglês, mas já a 14 pontos do líder Arsenal (embora com menos um jogo disputado) eliminou o FC Barcelona no play-off de acesso à Liga Europa: empatou 2-2 em Camp Nou e ganhou por 2-1 em Old Trafford.
Quanto ao Bétis, tem realizado uma excelente temporada, encontrando-se em quinto lugar no campeonato espanhol, a apenas três pontos do quarto (Real Sociedad) e quatro do terceiro (Atlético Madrid). Na última jornada, no seu estádio, obrigou o colosso Real Madrid a um empate sem golos e antes dessa partida somara três triunfos seguidos na competição (3-2 com Elche e Almería, fora de casa e 2-1 no seu estádio, diante do Valladolid).
William Carvalho tem sido um dos grandes destaques desta equipa do Bétis, sendo o quarto futebolista mais utilizado em 2022/23, com um total de 1995 minutos, divididos por 29 jogos. Por outro lado, numa situação pouco vista ao mais alto nível, Manuel Pellegrini tem alterado muito de guarda-redes e nunca se sabe muito bem se vai ser Rui Silva ou Claudio Bravo o titular. O português soma 19 jogos esta temporada e o veterano chileno 14, mas se Pellegrini seguir o exemplo da fase de grupos da Liga Europa irá apostar em Bravo, que foi cinco vezes titular, contra apenas uma do português. Refira-se que Manuel Pellegrini não poderá contar com o médio francês Nabil Fekir até ao final da época, devido a grave lesão no joelho esquerdo. Curiosamente, este será o primeiro jogo oficial entre Manchester United e Bétis. Quem levará a melhor?
Nos jogos dos oitavos de final da Liga Conferência desta quinta-feira, 9 de março, destaque para a receção do Anderlecht ao Villarreal e para a visita do West Ham ao AEK Larnaca. Sublinhe-se que os ingleses e os espanhóis são os principais favoritos à vitória na competição, de acordo com as odds do site da Betano.pt. Na passada terça-feira já se realizou o Lazio-Az Alkmaar, que terminou com o triunfo dos neerlandeses por 2-1.