O Sporting entra em ação na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa esta quinta-feira, 5 de outubro, recebendo a Atalanta, num confronto entre os dois claros favoritos à passagem aos oitavos de final do Grupo D. Podes apostar neste desafio (e, obviamente, em todos os outros encontros desta jornada) no site da Betano.pt e fica a saber que o favoritismo recai nos leões, mas por pequena margem.
Na primeira ronda, o Sporting obteve um difícil triunfo em casa do Sturm Graz, por 2-1, tendo recuperado da desvantagem com golos de Gyokeres e Diomande, apontados no último quarto de honra. Quanto à Atalanta, bateu em casa os polacos do Raków por 2-0. Assim sendo, a liderança do grupo vai estar em discussão em Alvalade, que certamente estará praticamente cheio, até porque o jogo vai disputar-se a partir das 17h45 de um feriado.
Na Liga portuguesa, o Sporting vem de uma vitória arrancada a ferros na visita ao reduto do Farense, com o 3-2 final a ser apontado por Gyokeres, de grande penalidade, aos 89 minutos. Resultado que permitiu a liderança isolada na competição, com mais 1 ponto do que o Benfica e mais 3 do que o FC Porto. O ponta de lança sueco marcou outro golo, igualmente da marca dos 11 metros, e Pedro Gonçalves também faturou, num remate de fora da área ao ângulo inferior esquerdo. Os verdes e brancos jogaram contra dez desde os 18 minutos e conseguiram construir uma vantagem de 2-0, mas permitiram a reação dos algarvios, que chegaram ao 2-2, tendo valido a frieza de Gyokeres na marca dos 11 metros para a equipa sair do São Luís com os 3 pontos.
Os verdes e brancos têm três centrais de fora para este desafio da Liga Europa: Coates, que se lesionou diante do Farense, João Muniz e ainda St. Juste, com este último a ter começado a treinar sem limitações no passado dia 2 de outubro, mas ainda a necessitar de ganhar ritmo para poder ser opção.
Gyokeres, que é o melhor marcador do Sporting na temporada em curso, com 6 golos em sete partidas oficiais, seguido por Paulinho, com 5. Pedro Gonçalves já apontou 2 golos, tal como Diomande.
Quanto à Atalanta, que é treinada pelo conceituado Gian Piero Gasperini pela oitava temporada consecutiva, empatou sem golos na receção à Juventus, no desafio da Série A italiana que antecedeu a deslocação a Portugal, encontrando-se na sexta posição, com 13 pontos em sete partidas, a 5 dos líderes Inter Milão e AC Milan, mas a apenas 1 de Nápoles, Juventus e Fiorentina. À atenção do Sporting, os poucos golos sofridos pela formação de Bérgamo: apenas 5 nos oito jogos oficiais que disputou na corrente temporada. Os leões sofreram um pouco mais (7 nas mesmas oito partidas), mas em compensação marcaram mais 4 (17, contra 13 dos italianos).
No plantel da Atalanta, quatro futebolistas partilham a liderança no total de golos apontados esta época, apenas com 2 tiros certeiros: os médios Teun Koopmeiners e Éderson e três atacantes: Ademola Lookman, Charles De Ketelaere e Gianluca Scamacca.
Esta é a terceira vez que a Atalanta calha em sorte ao Sporting nos jogos das competições europeias. Já houve cinco confrontos entre os dois clubes e o equilíbrio tem sido a nota dominante, com dois triunfos para cada lado e uma igualdade. A primeira memória destes italianos é bem doce para o leão, pois encontrou-os na caminhada rumo à conquista da Taça das Taças, em 1963/64, logo na primeira eliminatória. E quem diria que tudo iria acabar com o Sporting a levantar o troféu, pois a estreia na competição foi com uma derrota no terreno da Atalanta por 2-0. Só que na segunda mão, a formação portuguesa venceu por 3-1, obrigando à realização de um terceiro desafio, em campo neutro, que viria a ganhar de novo por 3-1, após prolongamento.
O outro confronto entre Sporting e Atalanta sorriu aos transalpinos, nos quartos de final da Taça das Taças de 1987/88. Na primeira mão, em Itália, os leões perderam por 0-2 e no segundo desafio não foram além de igualdade a uma bola, em Alvalade.
No outro jogo do grupo do Sporting, o Raków recebe o Sturm Graz, num confronto entre duas equipas que foram derrotadas na primeira jornada. Teoricamente, ambas são bastante inferiores aos favoritos Sporting e Atalanta, mas se os polacos ou os austríacos vencerem podem aproveitar o resultado que se verificar no Sporting-Atalanta para alcançar o eventual derrotado dessa partida na segunda posição do grupo.
Não faltam jogos interessantes na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa. Por exemplo a receção da AS Roma de José Mourinho aos suíços do Servette, com os “giallorossi”, em posição delicada no campeonato italiano, a quererem obter a segunda vitória em dois jogos na Liga Europa, depois de terem ganho em casa do Sheriff por 2-1. Ou a visita do Brighton & Hove Albion ao terreno do Olympique Lyon, com os ingleses a quererem compensar a surpreendente derrota caseira sofrida diante do AEK Atenas na ronda inaugural. O Liverpool FC-Union St. Gilloise e o Friburgo-West Ham são outros dois encontros a não perder. Na Liga Conferência, destacamos o PAOK-Eintracht Frankfurt e o Fiorentina-Ferencvaros.