A época de 2020/21 tem sido atípica, um pouco por todo o lado, devido à pandemia da Covid-19. Não há adeptos nas bancadas, não houve uma pé-época em condições, os jogos sucedem-se uns atrás dos outros, devido ao calendário mais apertado que existe, e tem havido um aumento de casos de lesões musculares. Quem certamente não tem razões de queixa desta temporada pouco normal, é o Sporting em Portugal e o Atlético Madrid em Espanha. É que os dois clubes lideram há várias jornadas as ligas dos respetivos países. (Sabe há quantos anos é que os dois clubes não são campeões na mesma época? Já lá vamos.)
Entre as principais ligas europeias, o Sporting é o líder com maior vantagem para o segundo classificado (juntamente com o Manchester Cíty) e é ainda a única equipa invicta. Na próxima jornada, o Clássico frente ao FC Porto, no dia 27 de fevereiro, às 20h30, pode ajudar a solidar a liderança. É que no caso dos leões manterem a invencibilidade, o caminho para o título fica mais acessível.
Na primeira volta, o Sporting empatou a dois golos frente ao FC Porto e, mais recentemente, venceu os dragões na meia final da Taça da Liga, por 2-1. Os comandados de Ruben Amorim chegam à próxima jornada com a moral em alta, fruto dos bons resultados, enquanto Sérgio Conceição companhia sabem que só a vitória interessa, isto caso ainda queiram ter alguma esperança na revalidação do título. Pode apostar neste grande clássico do futebol português no site da Betano.pt e saiba que o conjunto da casa é favorito nas Odds.
Nas últimas dez ocasiões que os rivais se defrontaram em jogos a contar para a liga, no estádio do Dragão, o FC Porto venceu em nove delas, enquanto o Sporting averbou um triunfo, o qual aconteceu em 2016 (1-3). Nos últimos cinco jogos entre os dois conjuntos, no Dragão, houve sempre pelo menos dois golos e, em quatro desses desafios, ambas as equipas marcaram. O FC Porto, nos últimos cinco jogos que disputou como visitado, conta com três vitórias e dois empates. Por outro lado, o Sporting, como equipa visitante, vai numa sequência de cinco triunfos consecutivos.
Em Espanha, a liderança colchonera andou confortável durante muitas jornadas, mas uma sequência de maus resultados deu esperanças ao eterno rival de revalidar o título. É que o conjunto liderado por Diego Simeone só ganhou um dos últimos quatro jogos e perdeu 7 pontos nestas partidas. Neste momento, tem mais três pontos que o Real Madrid e menos um encontro disputado – e daqui a duas rondas há um escaldante dérbi da capital entre os dois conjuntos.
Mas antes disso, o Atlético Madrid tem que primeiro visitar, no dia 28 de fevereiro, às 20h, o sempre complicado estádio do Villarreal, atual sexto classificado, e que também anda numa crise de resultados. Nos últimos cinco jogos em casa, os pupilos de Unai Emrey contam apenas com uma vitória, além de três empates e uma derrota. A jogar longe de Madrid, os colchoneros apresentam quatro triunfos e um empate nas últimas cinco deslocações.
Se olharmos para o histórico recente dos jogos disputados entre os dois clubes no El Madrigal, estes mostram que o Villarreal venceu cinco dos últimos dez duelos, empatou três e apenas perdeu em duas ocasiões com o Atlético Madrid a atuar em casa. Saiba ainda que no site da Betano.pt, os forasteiros são considerados favoritos, com uma odd de 2,40. O empate está cotado em 3,05 e uma vitória caseira vale três euros por cada euro apostado.
Se olharmos para o palmarés dos três grandes em Portugal e Espanha, percebe-se que há semelhanças na distribuição dos títulos de campeão. Por cá, o Benfica tem 37, o FC Porto 29 e o Sporting 18 (o último dos quais em 2001/02). Do outro lado da fronteira, o Real lidera com 34, o FC Barcelona tem 26 e o Atlético Madrid 10 (o último em 2013/14). Quer cá, quer lá, o segundo clube com mais títulos (FC Porto e Barça) tem-se aproximado do rival mais titulado (Benfica e Real Madrid).
Na história do Sporting e Atlético Madrid, já aconteceu em quatro ocasiões os dois clubes festejarem a conquista do título nas mesmas temporadas. A primeira vez foi em 1940/41 e foi preciso esperar dez anos para voltar a acontecer. Estávamos em 1950/51 quando leões e colchoneros voltaram a vibrar com mais uma conquista. Na década de 60, houve mais duas temporadas em que Sporting e Atlético Madrid foram mais fortes que os rivais. O terceiro título em simultâneo registou-se em 1965/66 e o último em 1969/70. Agora, 51 anos depois, as probabilidades estão claramente a favor dos dois conjuntos. Será que 2020/21 vai ficar para a história como a quinta vez que Sporting e Atlético Madrid foram campeões na mesma época?