A I Liga portuguesa entra na reta final, com a realização das últimas cinco jornadas. Na 30ª jornada, o líder Sporting recebe o Vitória de Guimarães no domingo, 21 de abril, a partir das 20h30, enquanto no mesmo dia, às 18h00, o FC Porto, terceiro classificado, joga em Rio Maior, casa emprestada do Casa Pia. Já o Benfica, segundo na tabela, entra em ação na segunda-feira, 22 de abril, no terreno do SC Farense.
Podes apostar nos desafios de Sporting, Benfica e FC Porto no site da Betano.pt, assim como nos outros seis encontros desta 30ª ronda, e fica a saber que o favoritismo dos três maiores grandes é acentuado, o que não quer dizer que sejam esperadas facilidades, diante de três equipas com reconhecida qualidade e conhecidas pelo bom futebol que costumam praticar.
É um FC Porto moralizado com o passaporte que alcançou para a final da Taça de Portugal, conseguido na passada quarta-feira, 17 de abril, que se irá apresentar em Rio Maior para enfrentar o Casa Pia, 9º classificado. Nesse desafio da segunda mão das meias-finais, o FC Porto bateu em casa o Vitória de Guimarães, por 3-1, tendo conseguido um total de 4-1 na eliminatória, depois de já ter ganho por 1-0 na cidade berço. No desafio da segunda mão, os golos dos azuis e brancos foram apontados por Taremi (de grande penalidade), Francisco Conceição e Pepê.
No entanto, na I Liga, as coisas não têm corrido de feição aos azuis e brancos, que não venceram nas últimas três partidas – derrota por 0-1 no Estoril e por 1-2 diante do Vitória de Guimarães, no Dragão, e igualdade caseira a duas bolas com o FC Famalicão. A formação orientada por Sérgio Conceição foi alcançada na terceira posição pelo SC Braga, mas para já, tem vantagem, devido à melhor diferença de golos (30 golos a favor, contra 21), não esquecendo que irá realizar-se um SC Braga-FC Porto na última jornada, que poderá ser decisivo, sendo que o primeiro fator de desempate é o confronto direto. Na primeira volta, o FC Porto ganhou por 2-0 no Dragão.
Quanto ao Casa Pia, está relativamente tranquilo na tabela, com 5 pontos de avanço sobre o Portimonense, equipa que ocupa o 16º lugar, posição que obrigará à disputa do play-off de permanência/subida. A equipa comandada por Gonçalo Santos não perdeu os três últimos jogos da I Liga (vitória por 4-0 em casa do FC Vizela, empate caseiro sem golos com o Estoril Praia e igualdade a duas bolas no reduto do Portimonense).
Pepê tem sido um dos homens em destaque no FC Porto e em março até mereceu a chamada à seleção brasileira. O médio ofensivo é o futebolista mais utilizado por Sérgio Conceição na época em curso (3653 minutos em 44 jogos) e soma 7 golos e 7 assistências em encontros oficiais. O ponta de lança Evanilson, a cumprir o segundo jogo de castigo, devido à agressão a um jogador do Famalicão, e os lesionados Diogo Costa, Marcano e Zaidu serão ausências no esquadrão de Sérgio Conceição.
No Casa Pia, Yuki Soma foi figura na última jornada, ao marcar um golo no empate 2-2 em Portimão. O extremo japonês faturou pela terceira vez esta temporada, tendo superado o seu melhor registo ao serviço dos “gansos”, depois dos 2 golos que alcançou na época passada.
Os médios Beni Mukendi (castigado) e Tiago Brito (lesionado), bem como o avançado Kiki Silva (lesionado) são cartas fora do baralho de Gonçalo Santos, que já deverá poder contar com o médio Pablo Roberto, ausente na ronda anterior, devido a lesão.
Na época passada, o FC Porto empatou sem golos na deslocação ao Estádio Nacional, então casa emprestada do Casa Pia, naquele que foi um dos dois desafios em que os “gansos” receberam os dragões para a I Liga. O outro foi em 1938/39 e terminou com triunfo dos portistas, por 1-0.
O líder Sporting, com 7 pontos de avanço sobre o Benfica, segundo classificado, recebe o Vitória de Guimarães, quinto colocado, a apenas 2 pontos de FC Porto e SC Braga, terceiro e quarto, respetivamente. Os leões vêm de importante triunfo em casa do FC Famalicão por 1-0 (golo de Pedro Gonçalves), na partida que ficou em atraso durante quase dois meses e meio, e sabem que em caso de vitória nesta 30ª jornada ficarão muito perto da conquista do título de campeão nacional.
De resto, os verdes e brancos têm realizado um campeonato verdadeiramente impressionante, tendo alcançado 25 vitórias, dois empates e duas derrotas, e obtiveram 15 vitórias e um empate (3-3 com o Rio Ave) nas últimas 16 jornadas, depois da última derrota, precisamente em casa do Vitória de Guimarães, rival nesta ronda. De referir que os leões somam por vitórias os 14 jogos realizados em Alvalade esta época, a contar para o campeonato, estando em busca de terminar 100 por cento vitoriosos na prova, nessa condição, pela quinta vez na história, depois das temporadas de 1939/40, 1946/47, 1953/54 e 1979/80.
Os lesionados Antonio Adán e Matheus Reis, bem como os castigados Ricardo Esgaio e Diomande (viram o quinto amarelo em Famalicão) serão ausências no xadrez de Rúben Amorim para o confronto com o Vitória de Guimarães, enquanto Geny Catamo está em dúvida, depois de ter saído lesionado na coxa esquerda na última partida.
Em campo, salvo contratempo de última hora, estará certamente Trincão, um dos jogadores mais decisivos na excelente época leonina. O extremo já marcou 9 golos e fez 8 assistências em 2023/24, estando a 1 golo de igualar a participação direta em golos da temporada transata (13 golos e 4 assistências). Refira-se que foi dele o passe para o golo de Pedro Gonçalves que valeu a conquista dos três pontos em Famalicão.
Quanto ao Vitória de Guimarães, foi eliminado pelo FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, depois de ter . No entanto, na I Liga não perde há seis jogos, tendo empatado em casa do Farense (1-1) na ronda anterior, depois de uma série de cinco triunfos seguidos, o último dos quais em casa do FC Porto, por 2-1.
O médio João Mendes, operado ao tornozelo na passada segunda-feira, 15 de abril, é baixa de peso para o técnico Álvaro Pacheco e não poderá jogar mais esta época. De fora ficará também o central Jorge Fernandes, que viu o quinto amarelo na I Liga em Faro e os lesionados Mikel Villanueva e Telmo Arcanjo, enquanto Ricardo Mangas está em dúvida, devido a lesão muscular.
Figura incontornável no ataque vimaranense tem sido Jota Silva, com o novo internacional A português a ser o melhor marcador da equipa esta temporada, com 15 golos, aos quais já juntou 7 assistências. O avançado de 24 anos promete causar dores de cabeça aos defesas leoninos no desafio deste domingo.
O Sporting tem sido bastante superior ao Vitória de Guimarães nas receções em jogos da I Liga, tendo ganho as últimas seis e alcançado nove triunfos e um empate nas últimas dez.
O Benfica apresenta-se em Faro quatro dias depois de ter sido eliminado nos quartos de final da Liga Europa, ao perder no terreno do Olympique Marselha no desempate por grandes penalidades, após derrota por 0-1 no final do prolongamento. No campeonato, vem de uma confortável vitória por 3-0 no seu estádio, diante do Moreirense. Quanto ao Farense, tem sido uma das agradáveis surpresas desta edição da I Liga portuguesa, sendo o atual 10º classificado, com mais 4 pontos do que o 16º lugar, que dará acesso ao “play-off” de manutenção/subida, e na primeira volta saiu da Luz com um empate (1-1).
Angél Di María tem feito jus ao estatuto de campeão do mundo, apresentando números bastante interessantes nesta época em que regressou ao futebol português: 16 golos e 11 assistências, ou seja, 27 participações diretas em golos, estando apenas atrás de Rafa no plantel benfiquista (34, fruto de 20 golos e 14 assistências).
O central Tomás Araújo não poderá participar neste jogo no Algarve, devido a entorse no tornozelo direito, sofrida no jogo com o Moreirense. No Farense, José Mota tem duas ausências de peso, com os habituais titulares Mattheus Oliveira e Bruno Duarte a ficarem de fora, por acumulação de amarelos. O médio e o avançado são os melhores marcadores da equipa esta temporada, respetivamente com 6 e 12 golos apontados em partidas oficiais.
Boa parte das despesas ofensivas do Farense estarão certamente depositadas no experiente extremo Marco Matias, quarto futebolista mais utilizado por José Mota em 2023/24 e autor de 2 golos e 5 assistências em encontros oficiais.
Não costumam ser fáceis as deslocações do Benfica ao São Luís para a I Liga, tendo ganho menos de metade: 11 em 24 jogos, com oito empates e cinco triunfos do Farense. Na época passada, houve igualdade sem golos, 19 anos depois do anterior confronto, em virtude da longa ausência do emblema algarvio da I Liga. Se olharmos para os dez últimos desafios (sete dos quais realizados na década de 90 do século passado) o equilíbrio foi notório, com quatro vitórias do Benfica, quatro igualdades e dois triunfos da formação da casa.