A quarta jornada da I Liga portuguesa promete fortes emoções, com óbvio destaque para o SC Braga-Sporting, marcado para domingo, 3 de setembro. O Benfica também defronta uma equipa minhota, recebendo no sábado, 2 de setembro, o Vitória SC, que está 100 por cento vitorioso na prova, enquanto o FC Porto joga no Dragão diante do FC Arouca (que ainda não perdeu), no domingo, 3 de setembro.

Podes apostar nestes três desafios. e em todos os outros jogos da quarta jornada. no site da Betano.pt e fica a saber que as odds dão    ligeiro favoritismo ao Sporting em Braga, enquanto Benfica e FC Porto têm grandes probabilidades de conquistar os três pontos.

Benfica-Vitória SC (02/09, 20h30)

Depois da derrota na jornada inicial, no Estádio do Bessa, o Benfica encarreirou para triunfos diante do Estrela da Amadora (2-0 na Luz) e Gil Vicente (3-2 em Barcelos). Desta vez, o adversário será o Vitória SC, líder do campeonato, com os mesmos 9 pontos de FC Porto e Sporting. Os minhotos deram assim uma fantástica resposta à surpreendente eliminação na segunda pré-eliminatória de acesso à Liga Conferência, diante dos eslovenos do Celje.

Roger Schmidt não poderá contar com o defesa esquerdo checo David Jurásek, lesionado, mas no onze inicial, salvo contratempo de última hora, estará certamente Rafa. O atacante tem sido absolutamente decisivo e marcou um golo em cada uma das três jornadas deste campeonato. Expetativa ainda para saber qual será o ponta de lança escolhido para começar o jogo: Arthur Cabral, titular nos dois últimos encontros, ou Petar Musa, suplente utilizado em Barcelos e que faturou na primeira vez em que tocou na bola.

O Vitória SC promete ser um osso duro de roer, caso confirme o seu excelente momento de forma. Refira-se que esta é apenas a quarta vez na história que o emblema minhoto ganhou as três primeiras rondas da competição, depois de 1997/98, 2002/03 e 2014/15. Curiosamente, as suas vitórias na temporada em curso foram alcançadas com três treinadores diferentes: Moreno a abrir, diante do Estrela da Amadora, na Reboleira (1-0), João Aroso no triunfo caseiro diante do Gil Vicente, por 2-1 e Paulo Turra, o atual técnico, na receção ao FC Vizela, por 2-0. 

O ponta de lança brasileiro André Silva tem estado em destaque nos vimaranenses, somando dois golos e duas assistências nas cinco partidas oficiais que disputou em 2023/24. E foi decisivo no último triunfo diante do FC Vizela, com um golo e uma assistência.

É do senso comum dizer-se o Vitória SC é uma equipa que normalmente provoca grandes dificuldades aos três grandes, mas os resultados dos últimos anos não o demonstram, pois    ganhou apenas quatro dos últimos 60 jogos que disputou contra Benfica, FC Porto e Sporting,  analisando as últimas 20 partidas com cada um deles. Venceu leões e dragões em duas ocasiões e às águias já não ganha desde 20 de fevereiro de 2012 (1-0 na cidade berço). Na Luz, o último triunfo foi em 2008/09 e desde então registou um empate e 13 derrotas. Como será desta vez?

FC Porto-FC Arouca (03/09, 18h00)

O FC Porto ocupa o segundo lugar da I Liga, com os mesmos 9 pontos e 6-3 em golos do Sporting, depois de ter somado o mesmo resultado nas três jornadas disputadas: 2-1 em casa do FC Moreirense, no Dragão frente ao SC Farense e no reduto do Rio Ave FC.

Desta vez, a equipa de Sérgio Conceição – que cumprirá o último jogo fora do banco depois do castigo de 23 dias aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF – terá pela frente o FC Arouca, sexto classificado, com 5 pontos, e uma das cinco equipas que ainda não perdeu, juntamente com Vitória SC, FC Porto, SC Braga e Boavista. 

Toni Martínez será uma das armas atacantes à disposição de Sérgio Conceição. O espanhol já faturou por duas vezes nos quatro encontros oficiais que disputou em 2023/24 e no campeonato só ficou em branco na última partida, com o Rio Ave, depois de ter marcado um golo ao Moreirense FC e outro ao Farense. Entretanto, existe alguma expectativa para perceber se entre os lesionados Evanilson, Gabriel Verón e Romário Baró, algum conseguirá recuperar a tempo desta partida com o FC Arouca.

Curiosamente, tal como o Vitória SC, o FC Arouca também foi eliminado na fase de acesso à Liga Conferência (no caso na terceira pré-eliminatória) e na I Liga tem estado em muito bom nível. Começou por ganhar ao Estoril Praia, em casa, por 4-3, depois empatou 2-2 no reduto do FC Vizela e a uma bola em casa, frente ao Portimonense. Em destaque tem estado o atacante espanhol Cristo González, autor de três golos e uma assistência nos seis desafios oficiais que disputou. Cristo, de 25 anos, foi formado no Tenerife e na passagem para sénior mudou-se para o Real Madrid, mas não se chegou a estrear pela equipa principal dos “merengues”. Depois de passagens sem sucesso por Huesca, Udinese, Mirandés, Valladolid e Sporting Gijón, procura agora brilhar em Portugal. Refira-se que os lesionados Vitinho Moura e Benji Michel são ausências certas no esquadrão de Daniel Ramos nesta visita ao Dragão.

Nas seis receções ao FC Arouca referentes à I Liga, o FC Porto venceu por cinco vezes e empatou numa ocasião. A exceção que não permite um registo 100 por cento vitorioso ocorreu em 2015/16, com uma surpreendente derrota por 1-2.

SC Braga-Sporting (03/09, 20h30)

Grande jogo em perspetiva, entre um assumido candidato ao título (Sporting) e uma equipa que, mesmo não o revelando publicamente, muito possivelmente não deixará de ter a conquista da prova como objetivo. 

Os minhotos levaram um grande “choque” a abrir esta edição da I LIga, com uma desaire caseiro (1-2) diante do FC Famalicão, mas depois recompuseram-se ao ganhar no terreno do Desportivo de Chaves, por 4-2. Entretanto, o SC Braga viu o seu jogo da terceira jornada da I Liga, em casa do FC Moreirense, adiado para 9 de setembro, uma vez que originalmente estava previsto disputar-se entre os dois encontros do “play-off” de acesso à Liga dos Campeões. 

E por falar nessa qualificação para a milionária competição europeia, o SC Braga vai apresentar-se muito motivado neste desafio com o Sporting, pois conseguiu o acesso à fase de grupos, depois de uma dupla vitória com o Panathinaikos: 2-1 em casa e 1-0 na Grécia, com Bruma a marcar o único golo desta última partida, disputada na passada terça-feira, 29 de agosto. 

Como já foi referido, o Sporting apresenta-se 100 por cento vitorioso neste início de I Liga, tendo começado por bater em Alvalade o FC Vizela (3-2), prosseguindo com um triunfo por 2-1 em Rio Maior, diante do Casa Pia, e, depois, por 1-0 frente ao FC Famalicão, em casa. Ou seja, a formação de Rúben Amorim tem melhorado de jogo para jogo a nível de segurança defensiva, embora, por outro lado, também tem estado a decrescer no número de golos marcados.

Nesta antevisão do SC Braga-Sporting, é impossível não nos referirmos a Paulinho, pois o ponta de lança leonino soma 4 golos em três jogos, apresentando-se como o atual melhor marcador desta edição da I Liga. Isto numa altura em que vai regressar a uma casa que bem conhece, tendo representado o SC Braga entre 2017 e 2020, com um registo de 63 golos apontados em 153 jogos. Já St. Juste, lesionado, continuará ausente na formação orientada por Rúben Amorim. Na equipa da casa, Bruma tem estado “on fire” neste início de temporada, somando 4 golos em seis encontros oficiais.

Analisando as últimas dez recepções do SC Braga ao Sporting para a I Liga, os verdes e brancos foram claramente superiores, com seis triunfos, três derrotas e um empate. A igualdade verificou-se precisamente na época transata, logo na 1ª jornada, num fantástico jogo que terminou 3-3.

Prémio