A primeira edição da Champions com fase de liga foi um tremendo sucesso. Agora, chegou a vez do playoff de acesso aos oitavos de final e Sporting e Benfica jogam esta semana o seu futuro nas competições europeias. As águias recebem o AS Mónaco, depois de vitória forasteira na primeira mão, por 0-1. Já os leões vão à Alemanha defrontar o Borussia Dortmund, após derrota em Alvalade, por 0-3. Podes apostar em todos os jogos da Liga dos Campeões no site Betano.pt.

Lê ainda: Betano patrocina UEFA Europa League e UEFA Conference League

Esta é a 70ª edição da prova, a 33ª desde que foi rebatizada de UEFA Champions League, bem como a primeira sob o novo formato. A principal mudança é na fase de grupos, a qual passou a ser uma única liga, com 36 equipas. Cada conjunto defrontou oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora). Os oito primeiros classificados avançaram para os oitavos de final, enquanto as equipas classificadas entre o nono e o 24º lugares estão a disputar o play-off da fase a eliminar. Depois, os vencedores rumam para os oitavos. O Benfica terminou a fase de liga na 16ª posição, com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e três derrotas), enquanto o Sporting foi 23º, com 11 pontos (três triunfos, duas igualdades e três desaires).

Sporting e Benfica jogam futuro na Champions

Em caso de apuramento, o Sporting já sabe que vai apanhar o Aston Villa ou o Lille, já o Benfica tem tarefa mais difícil, uma vez que ficou emparelhado com Liverpool ou FC Barcelona. Se leões e águias passarem com sucesso o playoff e, depois, eliminarem os respetivos adversários nos oitavos de final, isso quer dizer que haverá dérbi de Lisboa nos “quartos” da competição. Sendo que primeiro têm que ultrapassar este playoff e, à partida, o Benfica tem mais hipóteses de seguir em frente, fruto do resultado na primeira mão, já o Sporting terá que fazer uma exibição perfeita e de alto nível para virar o resultado desfavorável de Alvalade.

Águias em boa posição

Os pupilos de Bruno Lage entram em campo na terça-feira em boa posição para rumar aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Na primeira mão, um grande golo de Pavlidis foi suficiente para dar a vitória aos pupilos de Bruno Lage. Já na fase de liga, e também em França, o Benfica tinha vencido este adversário, na altura, por 2-3, com golos de Pavlidis (48 minutos), Arthur Cabral (84’) e Amdouni (88’). Para os monegascos marcaram Seghir (13’) e Magassa (67’).

Na fase de liga, o Benfica alcançou melhores resultados como equipa forasteira do que visitada. A jogar longe da Luz, as águias conseguiram três vitórias e só sofreram um desaire. Além do triunfo diante do AS Mónaco, os comandados de Lage foram melhores que o Estrela Vermelha (1-2) e Juventus (0-2) e só foram derrotados pelo Bayern Munique (1-0). Na Luz, as águias golearam o Atlético Madrid (4-0), perderam com Feyenoord (1-3) e FC Barcelona (4-5) e empataram com o Bolonha (0-0). Já os monegascos, fora de casa, bateram o Bolonha (0-1), conseguiram uma igualdade no campo do Dinamo Zagreb (2-2) e perderam contra Arsenal e Inter Milão pelo mesmo resultado – 3-0.

Encarnados nunca perderam com o AS Mónaco

Além dos embates desta época, lusos e franceses já tinham se defrontado em outras duas ocasiões, neste caso, na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2014/15. O Benfica arrancou um nulo na visita ao Mónaco, enquanto em Lisboa venceu por 1-0, com golo de Talisca. Posto isto, em quatro duelos, os encarnados registam três triunfos e um empate diante deste adversário. Nesta edição da Champions, Pavlidis (seis golos) e os turcos Aktürkoğlu e Kökçü (ambos, com três) têm sido os jogadores com pontaria mais afinada no Benfica. Por outro lado, nos visitados, há um trio que tem dois tentos apontados: Singo, Minamino e Akliouche. Sobre este jogo fica ainda a saber que os visitados são ligeiramente favoritos, segundo as odds da Betano.pt.

Sporting com missão quase impossível?

O Sporting entra em campo na quarta-feira, diante do Borussia Dortmund, que terminou a fase de liga no décimo lugar, com cinco vitórias e três desaires, sabendo de antemão que terá que fazer uma recuperação quase épica, isto se quiser continuar em prova. É que a derrota por 0-3 em Alvalade, com golos de Guirassy, Pascal Gros e Adeyemi, deixa pouca margem para os pupilos de Rui Borges.

Como visitante, o Sporting registou na fase de liga uma vitória (0-2, com o Surm Graz), duas derrotas pelo mesmo resultado (2-1, com Leipzig e Club Brugge) e um empate na casa do PSV (1-1). Por outro lado, e a atuar perante o seu público, o Borussia Dortmund apresenta três triunfos (7-1 com o Celtic, 1-0 diante do Sturm Graz e 3-1 frente ao Shakhtar Donetsk) e derrota perante o FC Barcelona (2-3).

Sexto duelo entre os dois conjuntos

Este será o sexto duelo entre os dois conjuntos e, até ao momento, os leões venceram um e perderam quatro. O único triunfo luso aconteceu na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2021/22, resultado esse que permitiu aos leões rumarem aos oitavos de final, ultrapassando na classificação os alemães, que haviam vencido na primeira volta, por 1-0. Os outros confrontos foram, mais uma vez, na fase de grupos da Champions, em 2016/17, com duplo triunfo da formação de Dortmund: 1-2 em Lisboa e 1-0 na Alemanha.

Os leões vão ter que estar muito atentos a Serhou Guirassy, avançado do Borussia Dortmund, que já leva dez golos nesta edição da Champions e lidera a tabela dos melhores marcadores. Jamie Gittens e Adeyemi, com quatro, surgem numa segunda linha de ameaças ofensivas para as redes do Sporting. No lado leonino, Viktor Gyökeres, com seis, é o que tem tido a pontaria mais afinada, e depois surgem vários jogadores com apenas um tento apontado. Sobre este jogo fica ainda a saber que os alemães são favoritos ao triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.