Este fim de semana disputa-se a 20ª jornada da liga portuguesa, com o líder Sporting a visitar a casa do Famalicão, enquanto FC Porto e Benfica recebem Rio Ave e Gil Vicente, respetivamente. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas da ronda.
Na última jornada, os três grandes fizeram o pleno e todos venceram com folga. O FC Porto derrotou no Algarve o Farense, por 3-1, o Benfica bateu o Estrela da Amadora, na Reboleira, por 4-1, enquanto o Sporting goleou em Alvalade o Casa Pia, por 8-0. Com estes resultados, ficou tudo na mesma no topo da classificação, com os leões a liderarem a prova, com 49 pontos, mais um que as águias e cinco que os azuis e brancos.
Em 19 jornadas, o Sporting regista 16 vitórias, um empate (1-1 na casa do SC Braga) e duas derrotas (2-1 na Luz e 3-2 no terreno do Vitória Guimarães), já o Famalicão é oitavo, com 22 pontos, fruto de cinco triunfos, sete empates e outros tantos desaires.
Os leões chegam a este duelo na sequência de seis triunfos consecutivos, nos quais apontou 25 golos, o que dá uma média superior a quatro tentos por partida – o Sporting tem, de longe, o ataque mais produtivo da liga, com 53 golos, mais 11 que o SC Braga, 12 que o Benfica e 20 que o FC Porto.
Se o Sporting atravessa um bom momento, no caso dos famalicenses a história é outra. Não vencem há quatro encontros e somam apenas um triunfo nas últimas oito jornadas (3-1 diante do Gil Vicente, em novembro). Além disso, em casa, registam dois empates e duas derrotas nos quatro jogos mais recentes.
Os dois conjuntos já mediram forças em dez ocasiões, em partidas a contar para o campeonato na casa do Famalicão, e o saldo é bastante positivo para o Sporting: cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, esta em 2019/20, por 3-1, com Diogo Gonçalves a ser a figura da partida, ao bisar.
No Sporting, Gyökeres, com 15 golos e oito assistências, Paulinho, com nove golos, e Pote, com sete golos e outras tantas assistências, são as principais ameaças para as redes famalicenses, enquanto na formação da casa, Cádiz, com seis tentos apontados, e Chiquinho, com três, têm sido os jogadores com a pontaria mais afinada. Para terminar, fica ainda a saber que os forasteiros são favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.
O FC Porto entra em campo, já sabendo o resultado do líder Sporting, isto numa altura em que se encontra a cinco pontos da liderança e um eventual deslize diante do Rio Ave pode complicar as contas dos dragões. Por outro lado, os pupilos de Sérgio Conceição atravessam um dos melhores momentos da época e são claramente favoritos à vitória, de acordo com as odds da Betano.pt.
Nas últimas cinco jornadas, o FC Porto regista quatro triunfos e um empate (1-1 no Bessa, diante do Boavista) e em casa tem sete vitórias, um empate (1-1 com o Arouca) e uma derrota (0-1 contra o Estoril). Nas últimas três partidas disputadas no Dragão, os azuis e brancos marcaram oito golos e Diogo Costa manteve as suas redes intactas: 5-0 ao Moreirense, 2-0 ao SC Braga e 1-0 ao Desportivo de Chaves.
O Rio Ave chega a este encontro numa sequência de maus resultados, com apenas uma vitória nas últimas nove jornadas (2-0 em casa diante do Portimonense), à qual soma seis empates e duas derrotas. Aliás, os vilacondenses são a formação com mais igualdades no campeonato, com oito na conta, e ocupam atualmente o 16º lugar, com 17 pontos, mais quatro que os dois últimos, o Desportivo de Chaves e o Vizela, e a um do Estoril, com quem empatou em casa na ronda anterior (1-1).
Os dois conjuntos já se defrontaram em 28 ocasiões no Dragão, em jogos a contar para o campeonato, com os azuis e brancos a vencerem 22 deles, isto além de cinco empates e apenas um desaire. A única vitória vilacondense na casa do FC Porto aconteceu na temporada de 1981/82, por 1-2. Nos dez duelos mais recentes, os dragões derrotaram este rival em oito confrontos e registaram-se ainda dois empates, o último em 2019/20, a um golo.
No conjunto visitado, Evanilson tem estado com o pé quente e já leva oito golos apontados na liga, enquanto nos forasteiros, Boateng, com cinco, é o nome a destacar. No capítulo das assistências, Pepê e Costinha, ambos com quatro passes certeiros para golo, são os melhores de FC Porto e Rio Ave, respetivamente.
No domingo é a vez do Benfica entrar em ação, quando receber o Gil Vicente, adversário que na primeira volta bateu por 3-2, em Barcelos, com golos de Di Maria, Rafa e Musa. Se os encarnados neste momento são segundos, a um ponto do líder Sporting, já os minhotos ocupam a décima posição, com 22 pontos (seis vitórias, quatro empates e nove derrotas), mas apenas a dois do sétimo classificado, que é o Farense.
Os pupilos de Roger Schmidt chegam a este encontro na sequência de seis triunfos consecutivos na liga e em quatro deles apontaram pelo menos três golos. Perante o seu público, os encarnados levam sete vitórias e dois empates (1-1 com Farense e Casa Pia), já o Gil Vicente, como equipa forasteira, regista apenas um triunfo em nove deslocações, a qual aconteceu no campo do Portimonense (0-2).
As duas formações já se defrontaram em 22 ocasiões no Estádio da Luz, em partidas a contar para o campeonato, com as águias a vencerem 16 desses duelos, os gilistas quatro e houve ainda dois empates. Curiosamente, dois dos triunfos forasteiros ainda estão bem vivos na memória dos benfiquistas, já que aconteceram em 2020/21 e 2021/22, e ambos terminaram com o mesmo resultado: 1-2. Na época passada, as águias venceram este adversário, por 3-1, com dois golos de Gonçalo Ramos e um de João Mário.
Di Maria (sete golos) e Rafa (sete golos e nove assistências) têm estado em bom plano, numa altura em que Arthur Cabral já começa a justificar o investimento e ainda na última jornada fez o gosto ao pé diante do Estrela Amadora, o mesmo sucedendo com Marcos Leonardo, que já leva três tentos apontados na liga. Do lado gilista, Maxime Dominguez (seis golos e quatro assistências) e Fujimoto (quatro assistências) são as principais figuras do conjunto liderado por Vítor Campelos. Para terminar, fica a saber que os encarnados são claramente favoritos à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.