O jogo grande da jornada 6 da I Liga realiza-se esta segunda-feira e coloca frente a frente o Sporting e o líder do campeonato, o surpreendente Famalicão. Um jogo de emoções fortes para os leões que querem recuperar, depressa, de uma crise de resultados, mas têm de o fazer sem o melhor jogador, Bruno Fernandes. As Odds na Betano colocam, ainda assim, o Sporting como favorito, mas o Famalicão não segue assim tão longe.
O Sporting 2019/20 apresenta o pior registo defensivo da última década. Em sete jogos realizados, foram 15 os golos sofridos, uma média superior a dois por jogo. Um número bem longe das duas épocas mais aproximadas – 2015/16 e 2016/17 – em que o Sporting, de Jorge Jesus, sofrera oito golos em sete jogos. O melhor registo é também de Jesus, em 2017/18, igualado com o Sporting de Leonardo Jardim, em 2013/14, com quatro golos sofridos nas primeiras sete partidas.
Poucas coisas têm corrido bem para os leões e há mais uma para este jogo. O Sporting vai defrontar o Famalicão sem o capitão Bruno Fernandes. O motor desta equipa fica de fora depois de ter sido expulso na jornada passada, no Bessa
O mau registo do Sporting não se limite à parte defensiva. Também a nível de resultados, o cenário não é positivo. Os leões somaram, em Eindhoven, a terceira derrota da temporada, depois de Benfica, para a Supertaça, e Rio Ave, para o campeonato. Nunca, desde 2010, um arranque tinha sido tão mau, com duas vitórias, dois empates e três derrotas em sete jogos. O mais aproximado aconteceu em 2012/13, numa equipa liderada por Sá Pinto, que somava, ao fim de sete jogos, duas vitórias, quatro empates e uma derrota. O contraste é o Sporting de 2017/18, de Jorge Jesus, que tinha seis vitórias e um empate nesta fase da temporada.
Esta é a sétima presença do Famalicão na I Liga e todos estamos a ver algo que nunca tinha acontecido. Em primeiro lugar, com 13 pontos conquistados, este é o melhor Famalicão de sempre, muito longe da equipa de 1947/14 somava cinco pontos (duas vitórias e um empate, que seriam hoje, com 3 pontos por vitória, sete pontos no total) à quinta jornada.
Nem tudo são rosas, no entanto. Chegando a Alvalade numa fase de sonho, o Famalicão enfrenta um adversário que tem sido um pesadelo. Em 21 confrontos com o Sporting, os famalicenses nunca venceram e em Alvalade, nem empataram sequer: 10 jogos, 10 derrotas. O último golo marcado na casa dos leões foi em 1993.