Sporting e FC Porto defrontam-se nas meias-finais da Taça de Portugal, com a primeira mão agendada para 2 de março, no Estádio José Alvalade, e o segundo encontro para 20 de abril, no Dragão. Podes apostar nestes emocionantes encontros no site da Betano.pt.

Recorde-se que esta temporada as duas equipas já se defrontaram em Alvalade, em partida a contar para o campeonato, tendo-se verificado uma igualdade a um golo. Os leões marcaram na primeira parte, por Nuno Santos, aos 16 minutos, com Luis Díaz a estabelecer o resultado final aos 71 minutos. Mais recentemente, os dois conjuntos empataram a dois golos no Estádio do Dragão, em encontro da 22ª jornada.

Percurso tranquilo até às “meias”

No caminho até esta fase da prova-rainha do futebol português, o Sporting começou por eliminar o Belenenses, no Estádio do Restelo, por 4-0, com bis de Tiago Tomás, enquanto Jovane e Nuno Santos faturaram por uma vez. Seguiu-se um triunfo por 2-1 com o Varzim, em Alvalade, com Pedro Gonçalves a saltar do banco para decidir. Depois, no terreno do Casa Pia, os leões sofreram um golo nos primeiros minutos, mas deram a volta por Coates e Sarabia. Finalmente, com o Leça, em terreno neutro (Paços de Ferreira), o triunfo foi mais gordo, por 4-0, com Tabata a ser o homem do jogo, com dois golos e uma assistência, tendo ainda marcado Matheus Nunes e Nuno Santos. Contas feitas, quatro jogadores partilham o estatuto de melhor marcador leonino nesta edição, todos com dois golos: Tiago Tomás, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Tabata.

Já o FC Porto começou por golear o Sintrense, em terreno neutro (o estádio do Real Sport Club), por 5-0, com Sérgio Oliveira e Evanilson a bisarem e Toni Martínez a marcar o outro golo. Seguiu-se triunfo diante do Feirense, no Dragão, por 5-1 (marcaram Otávio por duas vezes, Uribe, Evanilson e Francisco Conceição). Depois, os dragões ganharam em casa por 3-0 ao Benfica, com dois golos de Evanilson e outro de Vitinha. O resultado foi construído no primeiro tempo. Finalmente, nos quartos de final, a formação orientada por Sérgio Conceição ganhou por 3-1 no terreno do Vizela, com Uribe, Fábio Vieira e Evanilson a faturarem. Evanilson, com seis golos, é o melhor artilheiro dos dragões, tendo marcado em todas as partidas.

Leão melhor nas últimas decisões

Os confrontos entre Sporting e FC Porto em fase adiantada das Taças (meias-finais e finais) têm sido uma constante nos últimos anos e com os leões a saírem por cima. Nas meias-finais da Taça de Portugal de 2017/18 os lisboetas anularam a desvantagem de 0-1 trazida do Dragão, ganhando pelo mesmo resultado e conseguindo ser mais eficazes no desempate por grandes penalidades. Na final da Taça de Portugal de 2018/19, os leões ganharam outra vez nos penáltis, depois do 2-2 no final dos 120 minutos. Na Taça da Liga, o Sporting ganhou os três encontros com o rival: nas meias-finais da temporada de 2017/18, através do desempate por grandes penalidades, depois do 0-0 no tempo regulamentar; na final de 2018/19, de novo nos penáltis, após 1-1 no final dos 90 minutos; e nas meias-finais da época passada, com uma reviravolta nos últimos minutos: Marega adiantou os portistas aos 79 minutos, mas Jovane Cabral, que tinha entrado aos 78’, faturou aos 86’ e 90’+4.

Ligeira superioridade do FC Porto na Taça de Portugal

No entanto, se olharmos para o total de confrontos na Taça de Portugal, existe um equilíbrio quase total, com ligeiríssima superioridade do FC Porto, que registou 14 vitórias, contra 13 empates e 13 triunfos do Sporting. E se atentarmos exclusivamente nas nove ocasiões em que se defrontaram nas meias-finais, os azuis e brancos seguiram para a final por cinco vezes, contra quatro dos verdes e brancos. No entanto, nas últimas cinco ocasiões, os leões
foram mais felizes em três (1986-87, 1995-96 e 2017/18), contra duas dos dragões (2000/01 e 2005/06).

SABE MAIS SOBRE O SPORTING – FC PORTO DA TAÇA DE PORTUGAL NA BETANO MAG!