O Jamor enche-se de adeptos e a festa arranca para o último jogo da temporada portuguesa de 2018/29. Sporting e FC Porto encontram-se pela segunda vez em duas semanas, mas a história raramente se repete, ainda para mais quando estão em campo dois dos grandes e está em jogo a Taça de Portugal.
Sem ganhar a Taça de Portugal desde 2011, o FC Porto, em teoria, é favorito para este jogo. Terminou o campeonato à frente dos leões e venceu o rival no jogo da última jornada. Mas uma final é uma final e o Sporting provou que nada está perdido até ao último minuto na final da Taça da Liga, quando esteve a perder até aos últimos minutos, conseguiu empatar em cima do apito final e acabou com o troféu no autocarro, para gáudio do treinador holandês, Marcel Keizer.
O Sporting, porém, vai entrar em campo com duas baixas de peso. Os dois laterais titulares, Borja e Ristovski estão ambos suspensos e vão obrigar Keizer a recorrer a segundas escolhas. Acuña deve recuar no terreno e Bruno Gaspar será chamado à titularidade. Este último tem as estatísticas contra sim, tendo estado presente em oito das 13 derrotas que o Sporting sofreu durante a época,
Do lado do FC Porto nem tudo está perfeito. Corona, expulso na última jornada, está de fora das opções de Sérgio Conceição que tanto uso tem feito do mexicano. Os dragões perderam ainda Aboubakar, que estava recuperado da lesão sofrida no início da época, mas voltou a lesionar-se e falha esta última partida. Isto já sem falar em Iker Casillas, de baixa desde o susto.
Seja como for, uma das equipas vai quebrar o jejum de vitórias no Jamor. Se o FC Porto não ganha há oito anos, já o Sporting não vence desde 2015 e tem o trauma da época passada para superar, depois de ter sido derrotado pelo Aves no final de uma semana traumática para os leões.