O Sporting recebe a Juventus, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, e tem que dar a volta a uma desvantagem de um golo (derrota por 1-0) trazida de Turim. Depois do que se viu em Itália, com os leões a dominar o jogo e a terem as melhores oportunidades da partida, os pupilos de Rúben Amorim só dependem deles mesmos para seguirem em frente na prova. Podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda, e fica desde já a saber que a equipa portuguesa é favorita à vitória. O vencedor desta eliminatória defronta Manchester United ou Sevilha nas meias-finais.
“Temos de ser muito inteligentes, frente a uma equipa muito confortável com esta situação de vantagem [1-0], porque sabem controlar bem os jogos dessa maneira. Mas nós sentimos que somos capazes de fazer golos à Juventus. Temos de ser inteligentes, mas temos a capacidade para dar a volta à situação. A equipa já demonstrou durante a época que neste tipo de jogos é forte, é consistente”, disse o treinador do Sporting na antevisão ao encontro.
O histórico de confrontos entre as duas equipas regista apenas três duelos: na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2017/18, derrota em Turim, por 2-1, e empate a um golo em Lisboa, isto além da já referida derrota da semana passada. Já contra formações italianas há mais para contar, com os portugueses a registarem seis triunfos, 12 empates e 14 derrotas. No entanto, nos últimos 20 confrontos, os leões só venceram duas partidas: diante da Lazio (2-0), em 2011, e frente ao Inter Milão (1-0), em 2006. A atuar perante o seu público, o Sporting conseguiu seis triunfos, oito empates e e dois desaires em 16 duelos contra formações transalpinas.
A Juventus apresenta até ao momento um saldo positivo contra conjuntos lusos (12 vitórias, três empates e sete derrotas, em 22 jogos disputados), no entanto, o passado mais recente já não tem sido bem assim. É que a vecchia signora foi eliminada pelo FC Porto, em 2020/21, nos oitavos da Champions (derrota no Dragão por 2-1 e vitória em casa por 3-2), e já esta temporada perdeu os dois jogos que disputou com o Benfica, na fase de grupos da Liga dos Campeões (1-2 em Turim e 4-3 na Luz). O registo dos leões em eliminatórias a duas mãos com conjuntos italianos é de duas vitórias e oito derrotas, tendo perdido as últimas seis.
O Sporting tem sentido algumas dificuldades em beneficiar do fator casa, tendo pedido cinco dos últimos dez encontros disputados em Alvalade nas competições europeias (regista ainda três triunfos e dois empates), sofrendo 18 golos nesses desaires. Esta temporada, por exemplo, alcançou apenas uma vitória em cinco jogos, além de dois empates e outras tantas derrotas.
No caso da Juventus, tricampeã da Taça UEFA, em 1977, 1990 e 1993, a vitória no terreno do Nantes, na ronda anterior da competição, colocou ponto final a uma série de cinco partidas consecutivas sem vitórias longe de Turim nas competições da UEFA. A vecchia signora levou a melhor em 36 das 44 eliminatórias das competições europeias em que venceu a primeira mão em casa e o Fulham foi a última equipa a dar a volta numa eliminatória europeia frente aos bianconeri, depois de perder a primeira mão em Turim: aconteceu nos oitavos de final Liga Europa em 2009/10 (1-3 f, 4-1 c).
No último fim de semana nenhum dos conjuntos venceu o respetivo encontro a contar para o campeonato. O Sporting empatou em casa com o Arouca (1-1), enquanto a formação de Turim saiu derrotada na deslocação ao campo do Sassuolo (0-1) e, pela primeira vez esta temporada na Serie A, perdeu dois jogos consecutivos.
Para esta importante partida, Rúben Amorim não vai poder contar com St. Juste, Jovane Cabral, Daniel Bragança e Paulinho, todos a recuperar de lesão, mas por outro lado já terá Ugarte disponível, isto depois do médio uruguaio ter falhado a primeira mão devido a suspensão. Edwards, que não esteve no Sporting – Arouca, devido a problemas físicos, está também apto para defrontar a Juve. No caso dos forasteiros, Massimo Allegri, que poupou alguns titulares na ronda da Serie A do último fim de semana, tem as principais estrelas disponíveis. De recordar que ambas as equipas estão de momento fora dos lugares de acesso à próxima edição de Liga dos Campeões, por isso, uma eventual conquista desta competição, não só traz prestígio, mas também garante participação na fase de grupos da Champions em 2023/24.
Nos restantes encontros dos quartos de final, o Manchester United é favorito na deslocação ao terreno do Sevilha, sendo que na primeira mão registou-se um empate a dois golos em Old Trafford, a AS Roma de José Mourinho recebe o Feyernoord e tem que dar a volta a uma desvantagem de 0-1 trazida do jogo nos Países Baixos e, de acordo com as odds da Betano.pt, está melhor colocada para chegar ao triunfo. Por último, os belgas do Union Saint Gilloise recebem os alemães do Bayer Leverkusen e o favoritismo pende para os forasteiros, que não foram além de um empate a um golo no desafio da semana passada disputado na Alemanha.
Desde que a prova passou a ser denominada de Liga Europa, em 2009/10, os espanhóis têm dominado a competição, com oito triunfos – Sevilha (4), Atlético Madrid (3) e Villarreal (1) -, seguidos dos ingleses com três (Chelsea (2) e Manchester United) e de Portugal (FC Porto) e da Alemanha (Eintrackt Frankfurt ), com um troféu cada.
Convém relembrar que José Mourinho guiou os romanos à vitória na Liga Conferência em 2021/22 e tornou-se assim o primeiro técnico a conquistar as três competições europeias existentes: Liga dos Campeões, com FC Porto e Inter Milão, e Taça UEFA/Liga Europa com FC Porto e Manchester United, isto além da referida Liga Conferência. Este ano está na corrida por mais uma conquista europeia.
De referir ainda que, entre as oito equipas que estão em prova, Sevilha (seis vezes), Juventus (três), Feyenoord (duas), Manchester United e Bayer Leverkusen (ambas, uma) já venceram a competição, sendo que Espanha, com 13 troféus, é o país mais representado na lista de vencedores, seguido por Inglaterra (nove) e Itália (sete).