Estão de regresso as competições europeias, com Sporting e SC Braga em ação esta quinta-feira, 16 de fevereiro, respetivamente nos play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa e da Liga Conferência. Os leões recebem em casa o FC Midtjylland, enquanto o SC Braga, também no seu estádio, defronta a Fiorentina.
Podes apostar nestes dois jogos e em todos os outros desafios destas duas competições no site da Betano.pt. Fica a saber que o Sporting é claramente favorito e que, de acordo com as odds da Betano, esta é mesmo a partida com odds mais desequilibradas da primeira mão, analisando todos os desafios de ambas as competições. Curiosamente, em sentido inverso, o SC Braga-Fiorentina é o desafio com odds mais equilibradas, juntamente com o RB Salzburgo-AS Roma, com os guerreiros a serem ligeiramente favoritos.
Apesar da participação meritória na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting acabou por terminar em terceiro lugar, caindo para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Isso sucedeu em parte devido a uma arbitragem muito infeliz na receção ao Eintracht Frankfurt, da última jornada, partida em houve a marcação de uma grande penalidade inexistente a Coates, numa altura em que os portugueses venciam por 1-0. Os alemães chegaram ao empate nesse lance e acabaram por ganhar 2-1, quando bastava um ponto aos verdes e brancos para seguirem em frente na Champions, num grupo em que Tottenham e Eintracht Frankfurt asseguraram a qualificação, com o Olympique Marselha a terminar no último lugar.
Quanto ao FC Midtjylland, ficou em segundo lugar no incrível Grupo F, no qual todas as equipas terminarem com 8 pontos, fruto de duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Valeu aos dinamarqueses uma diferença positiva de quatro golos, o mesmo “score” do Feyenoord, que terminou no primeiro posto devido a ter marcado mais um golo do que o FC Midtjylland, enquanto Lazio e Strum Graz terminaram com diferença de golos negativa.
O Sporting vem de uma derrota caseira (1-2) diante do FC Porto, para o campeonato, ocupando o quarto lugar, tendo aumentando para dez pontos o atraso em relação aos azuis e brancos, segundo classificados, e para oito face ao SC Braga, terceiro colocado.
Já o campeonato dinamarquês só regressa no próximo fim de semana, depois da paragem de inverno. De resto, o último jogo oficial do FC Midtjylland foi a 13 de novembro, mas a equipa realizou nos últimos dias dois desafios de preparação no Algarve, tendo vencido o Ulsan Hyundai, campeão sul-coreano, por 1-0, e empatado 1-1 diante dos suecos do IF Elfsborg.
Se nas competições europeias, a carreira do FC Midtjylland tem sido bastante positiva, na Liga doméstica a formação orientada pelo espanhol Albert Capellas ocupa um modesto sétimo lugar, com apenas cinco triunfos em 17 encontros, tendo somado oito empates e quatro derrotas. O líder FC Nordsjælland já está a 12 pontos de distância.
Pedro Gonçalves é o melhor marcador do Sporting em 2022/23, com 12 golos em 31 jogos, aos quais juntou sete assistências. Quem tem estado “on fire” nas competições europeias é Arthur Gomes, com dois dos três golos do extremo brasileiro em 2022/23 a terem sido marcados na fase de grupos da Liga dos Campeões (com Tottenham e Eintracht Frankfurt), sendo que só esteve em campo durante 110 minutos na principal competição europeia. De referir que o lesionado Daniel Bragança é o único futebolista do plantel leonino impedido de dar o seu contributo à equipa.
Este jogo será especial para Ousmane Diomande, uma vez que o Sporting comprou o seu passe ao FC Midtjylland no final de janeiro, por 7,5 milhões de euros (mais 5 milhões de euros por objetivos). Relembre-se que o jovem central de 19 anos estava emprestado ao Mafra e nunca tinha alinhado pela equipa principal do FC Midtjylland.
Gustav Isaksen, jovem extremo direito de 21 anos, é a principal figura do FC Midtjylland e soma oito golos e três assistências em 22 encontros oficiais na temporada em curso (faturou por três vezes na fase de grupos da Liga Europa). Os jogadores do Sporting terão de estar atentos à sua velocidade e capacidade técnica e outro futebolista a ter em atenção será o ponta de lança Anders Dreyer, melhor marcador da equipa, com dez golos em 27 partidas.
Sporting e FC Midtjylland defrontaram-se apenas por duas vezes, na primeira eliminatória da Taça UEFA da temporada de 2001/02, com dupla vitória portuguesa – 3-0 na primeira mão, na Dinamarca, e 3-2 em Alvalade. Uma doce memória, englobada numa das melhores temporadas da história leonina, na qual conquistou as três competições nacionais da altura – campeonato, Taça de Portugal e Supertaça (esta no início da época seguinte).
O SC Braga terminou a fase de grupos da Liga Europa em terceiro lugar, caindo para o play-off de qualificação para os oitavos de final da Liga Conferência. Os minhotos fizeram 10 pontos em seis jogos e ficaram atrás de Union-Saint Gilloise (13) e Union Berlin (12), com o Malmo FF a não ter conseguido pontuar. Quanto à Fiorentina, foi segunda classificada no Grupo A da Liga Conferência, tendo acabado com os mesmos 13 pontos do Istanbul Basaksehir, mas com desvantagem no confronto direto.
Os minhotos vão apresentar-se em campo motivados pelas duas últimas vitórias: primeiro, nos quartos de final da Taça de Portugal, frente ao Benfica (no desempate por grandes penalidades, depois de 1-1 no final dos 120 minutos) e depois por 2-1 no terreno do Marítimo, para o campeonato, resultado que permitiu à formação de Artur Jorge reforçar o terceiro lugar, agora com oito pontos de avanço sobre o Sporting (e estão a apenas dois do FC Porto).
Al Musrati, que marcou o golo dos bracarenses diante do Benfica, bem como a última grande penalidade no desempate na marca dos 11 metros, é o jogador de campo mais utilizado esta temporada (2435 em 29 jogos, todos como titular e com quatro golos apontados), sendo apenas superado pelo guarda-redes Matheus (2634 minutos em 29 partidas), outra das grandes figuras na eliminatória com o Benfica, ao defender o penálti de Fredrik Aursnes no desempate da marca dos 11 metros. Al Musrati que ficou de fora da última partida com o Marítimo, a cumprir castigo, e tendo em conta que a equipa conquistou os três pontos, pode dizer-se que tudo correu bem, pois para além de ter “limpado” os amarelos, descansou e vai apresentar-se “fresco” diante da Fiorentina.
Quem certamente estará em campo, salvo contratempo de última hora, será Ricardo Horta, o melhor marcador da equipa em partidas oficiais (11 golos em 27 presenças, sendo que dois foram apontados na Liga Europa), depois da partida de Vitinha para o Olympique Marselha, ponta de lança que tinha faturado por 13 vezes em 27 jogos.
A Fiorentina está longe dos tempos áureos e ocupa um modesto 14º lugar na Série A italiana, tendo perdido na última jornada por 0-1 em casa da Juventus. O ponta de lança Luka Jovic, antigo futebolista do Benfica e do Real Madrid, é o melhor marcador “viola” esta temporada, com oito golos em 29 desafios, isto apesar de ser apenas o 11º futebolista do plantel mais utilizado. E, à atenção do SC Braga, marcou mais golos na Liga Conferência (quatro em 318 minutos de utilização) do que na Série A italiana (três em 1099 minutos). Mas a estrela da companhia é o médio marroquino Sofyan Amrabat, que esteve em grande plano no último Campeonato do Mundo e que no mercado de janeiro terá estado nos planos do Chelsea, por empréstimo, quando a transferência do ex-benfiquista Enzo Fernández ainda não estava segura. O Liverpool FC terá sido outros dos clubes interessados em Amrabat, que, para já, vai-se mantendo em Florença.
O médio Gaetano Castrovilli e o extremo Riccardo Sottil, recuperados de lesão, podem ser opção para o jogo com o SC Braga, com Artur Jorge a ter igualmente todo o grupo à disposição. Refira-se que SC Braga e Fiorentina nunca se defrontaram em competições oficiais.
Nos outros jogos do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, destaque óbvio para o FC Barcelona-Manchester United, num duelo entre o segundo e o terceiro candidatos à vitória na prova, de acordo com as odds do site da Betano.pt, numa lista liderada pelo Arsenal. Os portugueses Diogo Dalot e Bruno Fernandes podem ser opção para Erik ten Hag.
Historicamente, o FC Barcelona tem-se dado bem diante do Manchester United, tendo somado seis vitórias, quatro empates e três derrotas. A última vez que se defrontaram foi nos quartos de final da Liga dos Campeões de 2018/19, com duplo triunfo espanhol (1-0 em Old Trafford e 3-0 em Camp Nou). De resto, os “red devils” nunca ganharam em casa do FC Barcelona (dois empates e três derrotas). Em finais, a superioridade também é do Manchester United – ganhou a Liga dos Campeões em 2008/09 e 2010/11, mas o Manchester United levou a melhor na final da Taça das Taças de 1990/91.
Referência ainda para a deslocação da AS Roma de José Mourinho e Rui Patrício ao terreno do RB Salzburgo neste play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. O play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência têm equipas bem menos mediáticas do que as da Liga Europa, mas ainda assim merece destaque o Trabzonspor-FC Basileia.