O Sporting recebe o Raków, na quinta-feira, em jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa. Na primeira volta, os leões empataram na Polónia a um golo e um triunfo em casa diante deste adversário irá aproximar a formação leonina do seu objetivo, que é seguir em frente na prova. Podes apostar neste encontro no site da Betano.pt e fica desde já a saber que o Sporting é favorito ao triunfo.
Ao cabo de três rondas disputadas, a Atlanta lidera o grupo D, com sete pontos, Sporting é segundo com quatro, os mesmos que o Sturm Graz. Em último lugar surge o Raków, com apenas um. Recorde-se que o primeiro classificado do grupo ruma aos oitavos de final da prova e o segundo para os 16 avos, ronda em que medirá forças com uma equipa proveniente da Liga dos Campeões.
Na primeira jornada, o Sporting arrecadou uma importante vitória no terreno do Sturm Graz, por 2-1, com a reviravolta no marcador a acontecer nos últimos quinze minutos de jogo: Gyökeres (76’) e Diomande (84’) garantiram o triunfo português. Na segunda ronda, os leões receberam em Alvalade a Atalanta e perderam por 1-2. Scalvini e Ruggeri abriram uma vantagem de dois golos para os forasteiros, mas Gyökeres ainda reduziu aos 76 minutos.
Na última jornada, os defrontaram o Raków na Polónia, equipa que até esse momento registava dois desaires (fora com a Atalanta (2-0) e em casa diante do Sturm Graz (0-1). A partida ficou marcada pela expulsão de Gyökeres, logo aos oito minutos, o que faz com que o avançado falhe o jogo desta quinta-feira. Ainda assim, os leões adiantaram-se no marcador por Coates, aos 14’, e conseguiram resistir até aos 79’, altura em que os visitados empataram.
Nesta terceira ronda, enquanto o Sporting empatava na Polónia, o Sturm Graz fazia o mesmo em casa frente à Atalanta (2-2), num jogo em que estiveram a perder por 2-1 até aos 80 minutos. Esta quinta-feira, os austríacos viajam até Itália e, em caso de triunfo leonino em Alvalade e de vitória da Atalanta diante do Sturm Graz, os leões ficam com três pontos de vantagem sobre os austríacos, sendo que ainda vão jogar com este adversário em Lisboa, na última jornada da fase de grupos.
O Sporting chega a este jogo, depois de uma sofrida vitória diante do Estrela da Amadora, em casa, por 3-2, triunfo que valeu a manutenção da liderança isolada na liga, com 25 pontos, mais três que Benfica e seis que o FC Porto. Já o Raków goleou o Zaglebie, por 5-0, e agora é quarto classificado no campeonato, com 26 pontos, a quatro do líder Slask.
Este é o sexto confronto do Sporting com equipas polacas, depois de duas eliminatórias com o Légia Varsóvia, e a primeiro jogo desta fase de grupos diante do Raków, e o saldo é favorável aos leões: duas vitórias, dois empates e uma derrota (6-4 em golos). O primeiro duelo foi nos 16avos de final da Liga Europa de 2011/12, com um empate 2-2 fora e uma vitória em Alvalade por 1-0. Depois, em 2016/17, agora na fase de grupos da Champions, o Sporting venceu em casa por 2-1 e perdeu fora por 1-0.
Nos outros jogos da ronda, a AS Roma, de José Mourinho, pode desde já garantir o apuramento para a fase seguinte, caso não perca na deslocação ao terreno do Slavia Praga, o mesmo acontecendo com o Bayer Leverkusen, de Grimaldo, que defronta fora o Qarabag. Outra formação que pode fechar já as contas do apuramento é o Liverpool, caso vença na visita o terreno do Toulouse.
Desde que a prova passou a ser denominada de Liga Europa, em 2009/10, os espanhóis têm dominado a competição, com nove triunfos – Sevilha (5), Atlético Madrid (3) e Villarreal (1) -, seguidos dos ingleses com três (Chelsea (2) e Manchester United) e de Portugal (FC Porto) e da Alemanha (Eintracht Frankfurt), com um troféu cada. A Liga Europa tem ainda o aliciante de garantir uma vaga na Liga dos Campeões para o vencedor da prova.