A 20ª jornada da liga portuguesa trouxe mudança de líder, com o adiamento do jogo Famalicão-Sporting e a vitória do Benfica diante do Gil Vicente, o que levou a que o atual campeão subisse ao primeiro lugar da tabela, por troca direta com o rival. Nesta ronda, Benfica e Sporting medem forças com os emblemas do Minho, Vitória Guimarães e SC Braga, respetivamente, já o FC Porto viaja até ao terreno do Arouca. Podes apostar nestes três grandes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da jornada.
Neste momento, o Benfica lidera com 51 pontos, mais dois que o Sporting, que tem menos um jogo disputado, e seis que o FC Porto. Em quarto lugar surge o SC Braga, com 40 pontos, e em quinto o Vitória Guimarães, com 39. Este duplo confronto entre emblemas da capital e minhotos pode provocar mudanças no topo da classificação, bem como na luta pelo quarto lugar da prova. O FC Porto será um espetador atento a estes dois jogos, uma vez que tanto pode ganhar pontos aos rivais que estão acima, como distanciar-se de quem segue logo atrás.
Os pupilos de Rúben Amorim recebem um adversário que recentemente lhes venceu, na meia-final da Taça da Liga, por 1-0, com o único golo da partida a ser da autoria de Abel Ruiz. Apesar do desaire, o Sporting foi a equipa que mais oportunidades criou, mas a falta de eficácia acabou por penalizar o conjunto leonino.
Os leões chegam a este duelo na sequência de seis vitórias consecutivas no campeonato e em quatro delas marcou pelo menos três golos. O Sporting tem, de longe, o melhor ataque da competição, com 53 tentos apontados, mais nove que o Benfica e SC Braga e 20 que o FC Porto. Em casa, os números do Sporting impõem respeito, com 10 vitórias em outros tantos jogos, com 32 golos apontados e apenas sete sofridos.
No caso dos bracarenses, estes tiveram uma quebra nos resultados nas últimas jornadas, com apenas dois triunfos, aos quais juntam dois empates (ambos em casa, com o Vitória Guimarães e o Desportivo Chaves) e uma derrota, diante do FC Porto, no Dragão.
Curiosamente, os pupilos de Artur Jorge somam mais pontos na condição de visitante do que quando são a equipa da casa, com 22 pontos conquistados longe de Braga, fruto de sete vitórias, um empate e uma derrota, para 18 averbados quando atuam perante o seu público.
Os minhotos foram uma das poucas equipas a roubar pontos ao Sporting – as outras foram o Benfica (1-2) e Vitória Guimarães (2-3) -, já que deu empate a um golo o confronto da primeira volta, no Minho. Os leões adiantaram-se no marcador por Pote, aos 25 minutos, mas aos 78’ Djaló fez o resultado final.
Historicamente, o Sporting tem uma grande vantagem nas receções ao SC Braga, com 52 triunfos em 67 jogos realizados em Alvalade, a contar para o campeonato, aos quais se juntam sete empates e oito derrotas. Na época passada, os leões golearam este adversário em casa, por 5-0, o mesmo resultado que se verificou na Taça da Liga dessa temporada, também realizado em Alvalade.
Se nos cingirmos aos dez últimos confrontos entre os dois clubes em Alvalade, o domínio leonino também é notório, com sete triunfos, um empate e dois desaires, sendo que um deles aconteceu em 2021/22, por 1-2, com o golo da vitória forasteira a surgir em cima do minuto 90, por intermédio de Gorby Baptiste.
No capítulo individual, Gyökeres (15 golos e oito assistências), Paulinho (nove golos) e Pote (sete golos e outras tantas assistências) são os jogadores em destaque no jogo ofensivo leonino, enquanto nos visitantes, Banza, que tem estado ao serviço da RD Congo na CAF, é o artilheiro máximo dos minhotos (14 golos), seguido por Ricardo Horta, com sete. Para terminar, fica ainda a saber que o Sporting é favorito à vitória, segundo as odds da Betano.pt.
Depois de assumir a liderança da liga, o Benfica terá nesta jornada uma deslocação de elevado grau de dificuldade, ou não tivesse o Sporting perdido na casa do Vitória Guimarães (3-2) e o FC Porto vencido com muita dificuldade (1-2). Por outro lado, o campeão nacional visita o Minho na sequência de sete vitórias consecutivas a contar para o campeonato e como equipa visitante regista oito triunfos, um empate e um desaire. A única derrota dos encarnados aconteceu logo na primeira jornada, na visita ao Bessa, por 3-2, já a igualdade foi diante ao Moreirense (0-0).
No caso dos vimaranenses, estes levam oito vitórias e duas derrotas como formação visitada e, além do referido desaire com o FC Porto, também perderam frente ao Portimonense (1-2). Nas cinco rondas mais recentes, os pupilos de Álvaro Pacheco registam três vitórias, um empate (fora com o SC Braga) e uma derrota (no campo do Gil Vicente, por 1-0) e podem subir ao quarto lugar, em caso de derrota do SC Braga diante do Sporting e triunfo frente ao Benfica.
Na primeira volta, as águias golearam em casa os minhotos, por 4-0, e nas últimas temporadas o saldo é bastante positivo nas visitas à casa do Vitória Guimarães: oito vitórias e dois empates, um deles na época passada (0-0). É preciso recuar até dezembro de 2012, para encontrar o último triunfo caseiro: 1-0, com o único golo do encontro a ser apontado por Marcelo Toscano. No total dos confrontos, disputados no Minho e a contar para o campeonato, o Benfica venceu 44, o Vitória Guimarães 18 e houve ainda 16 empates.
No Benfica, Rafa (oito golos e nove assistências), Di Maria (sete golos e quatro assistências) e um Arthur Cabral a subir de forma são as principais armas ofensivas da equipa, que tem ainda a melhor defesa da liga (12 golos) e o segundo ataque mais produtivo (44). Do lado da equipa da casa, destaque para o avançado brasileiro André Silva, que no mercado de inverno esteve em vias de se transferir para o Hellas Verona, mas o negócio acabou por cair, e que conta com oito tentos apontados na prova, enquanto Jota Silva, com quatro assistências, é o nome a destacar neste capítulo. Para terminar, fica a saber que os forasteiros são favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.
O FC Porto é o último dos três grandes a entrar em ação, quando defrontar o Arouca, na segunda-feira, dia 12. Os dragões chegam a este encontro na sequência de um deslize caseiro, em que perderam dois pontos diante do Rio Ave (0-0) na jornada anterior. Nas últimas cinco rondas, os azuis e brancos registam três vitórias e dois empates e, como equipa visitante, têm sete triunfos, um empate (no Bessa, a um golo) e dois desaires (na Luz, por 1-0, e em Alvalade, por 2-0).
O Arouca está a fazer um campeonato tranquilo, ocupando atualmente a oitava posição, com 25 pontos, resultado de sete vitórias, quatro empates e nove derrotas. Na ronda anterior bateu fora o Portimonense, por 2-1, e chega a este embate com uma sequência de três triunfos consecutivos. Curiosamente, os arouquenses somaram até agora mais pontos fora de casa do que no seu reduto (14 contra 11) e perante o seu público só venceram três das dez partidas que disputaram como formação visitada – averbaram ainda dois embates e cinco derrotas.
Até ao momento, os dois conjuntos defrontaram-se em 13 ocasiões, em partidas do campeonato, com o FC Porto a vencer 11 duelos, o Arouca um e registou-se também um empate. O triunfo arouquense aconteceu no Dragão, em 2016, por 1-2, com bis de Wálter González. Em relação à única igualdade entre as duas formações, esta foi na primeira volta, outra vez na casa dos azuis e brancos, a um golo, com tentos de Cristo González, aos 84 minutos, e de Evanilson, em cima dos 90’. Posto isto, os dragões venceram nas seis deslocações que efetuaram ao estádio do adversário e em quatro delas marcaram pelo menos três golos.
No FC Porto, Evanilson, com oito golos, e Pepê, com quatro assistências, são duas das principais armas ofensivas dos dragões, enquanto na formação da casa o destaque vai para Rafa Mújica, com 12 golos, e Cristo González, com oito. Para terminar, fica ainda a saber que os comandados de Sérgio Conceição são favoritos ao triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.