Com nove jornadas realizadas na I Liga, o Sporting é a única equipa ainda sem derrotas, um cenário que se repete, mas pouco, pelo resto da Europa.

Nove jogos, sete vitórias e dois empates. É este o registo do Sporting de Rúben Amorim no campeonato nacional até ao momento, uma performance que lhe confere o estatuto de líder isolado com 23 pontos, mais dois que o Benfica e mais quatro que FC Porto, que seguem em segundo e terceiro lugar da I Liga. Os leões, de resto, só sofreram uma derrota em toda a temporada (12 jogos), mas foi uma derrota pesada frente ao Lask Linz (1-4) e que valeu a eliminação da Liga Europa. As probabilidades dizem que ainda não será na próxima jornada que o Sporting deverá conhecer o sabor da derrota. O jogo da 10º jornada da I Liga é em Alvalade e frente ao Farense, atual último classificado da tabela.

Também líder e sem derrotas, mas em Itália, segue o AC Milão de Rafael Leão e Zlatan Ibrahimovic. O histórico italiano segue em primeiro lugar com oito vitórias e dois empates em 10 jornadas, o que lhe confere uma vantagem de cinco pontos sobre o rival de Milão, o Inter, e ainda mais um sobre Nápoles e Juventus, a outra equipa em Itália que também não sofreu derrotas. A turma de Cristiano Ronaldo tem cinco vitórias e cinco empates, sendo a equipa mais vezes empatou na Série A italiana.

Na próxima jornada, o AC Milão joga em casa com o Parma, 16º classificado, enquanto a Juve visita o terreno do Génova, 19º classificado. As perspectivas da série sem derrotas continuar são, por isso, animadoras.

Em Espanha joga mais uma das seis equipas nos seis principais campeonatos europeus ainda sem derrotas. O Atlético de Madrid, de Diego Simeone e João Félix, segue isolado na liderança da La Liga com 26 pontos, conquistados em dez jogos com oito vitórias e duas derrotas.

Os colchoneros têm estado em grande em em 15 jogos realizados esta temporada só perderam uma vez, na Liga dos Campeões, frente ao Bayern Munique. Uma derrota pesada, porém, por 4-0.

Para animar, a próximo jogo do Atlético é o sempre quente dérbi de Madrid, frente ao Real, marcado para sábado, 12 de dezembro.

Ficando na Alemanha, é na Bundesliga que jogam as outras duas equipas sem derrotas. E aqui, curiosamente, nenhuma delas é líder. O Bayer Leverkusen é vice-líder, a um ponto do Bayern, e não tem ainda qualquer derrota em 10 jornadas, em que somou seis vitórias e quatro empates.

Mais atrás, em quinto lugar, está o Wolfsburgo com um registo invertido, ou seis, quatro vitórias e seis empates, mas também sem qualquer derrota. Ambas as equipas só perderam uma vez nesta temporada, sempre nas competições europeias. O Bayer Leverkusen foi frente ao Slavia Praga, na fase de grupos da Liga Europa, e o Wolfsburgo foi em Atenas, frente ao AEK, ainda na fase de qualificação da competição.

Na próxima jornada o Wolfsburgo recebe o Eintracht Frankfurt, enquanto o Leverkusen defronta, também em casa, o Hoffenheim.

E no resto da Europa?

Saíndo dos seis principais campeonatos europeus, segundo o ranking da UEFA, encontramos mais algumas equipas que também ainda não sabem o que é perder nos campeonatos internos. Na Escócia o Rangers – adversário do Benfica na Liga Europa – leva 14 vitórias e dois empates em 16 jornadas, na Holanda o Feyenoord também ainda não perdeu em 11 jornadas, mas ocupa apenas o quarto lugar, fruto de seis vitórias e cinco empates; na Grécia há duas equipas sem perder, os dois primeiro classificados da tabela, Olympiacos e PAOK que em nove e 10 jogos, respectivamente, ainda não foram batidos.