Este domingo, 11 de fevereiro, milhões de pessoas espalhadas um pouco por todo o mundo não vão perder pitada da 58ª edição do Super Bowl, que colocará frente a frente os San Francisco 49ers e os Kansas City Chiefs. O jogo começa às 23h30 portuguesas e podes apostar neste encontro no site da Betano.pt.
Para aqueles, certamente poucos, que ainda não sabem, o Superbowl é o jogo final da NFL, a liga de futebol norte-americano, mas extravasa em muito a parte desportiva, apresentando-se como um dos eventos mediáticos mais importantes do mundo. Neste ano de 2024, vai decorrer no Allegiant Stadium, em Las Vegas, com capacidade para 65 mil espetadores, sendo a primeira vez que irá decorrer no Estado do Nevada.
O Super Bowl é a partida final da temporada da NFL, opondo os vencedores das finais das conferências Leste e Oeste. Para chegarem ao jogo decisivo, os San Francisco 49ers bateram por 34 -31 os Detroit Lions, depois de sensacional reviravolta no jogo que decidiu o campeão da conferência NFC (National Football Conference), enquanto os Kansas City Chiefs venceram os Baltimore Ravens por 17-10 na AFC (American Football Conference).
Esta será a oitava vez que os 49ers estão presentes no Super Bowl, tendo ganho em cinco ocasiões (1982, 1985, 1989, 1990 e 1995) e perdido duas vezes (2013 e 2020) tendo o mesmo número de troféus dos Dallas Cowboys. Melhor só os Pittsburgh Steelers e os New England Patriots, com seis troféus. Já os Chiefs, mesmo com menos troféus do que o rival, têm estado bastante melhor nos últimos anos: estão no jogo final da NFL pela sexta vez (quarta nos últimos cinco anos), tendo ganho em 1969, 2020 e 2023 e perdido em 1967 e 2021.
A edição de 2024 será a reedição da final de 2020, quando os Kansas City Chiefs ganharam por 31-20. Recorde-se que desde 2005 que uma equipa não ganha o Super Bowl em dois anos consecutivos, feito conseguido pelos New England Patriots, sob liderança do quarterback Tom Brady.
Neste Super Bowl, como não poderia deixar de ser, grande parte das atenções vão estar centradas nos quarterbacks (Brock Purdy, nos 49ers, e Patrick Mahomes, nos Chiefs). Brock Purdy, 24 anos, cumpre a segunda temporada na sua atual equipa, depois de ter chegou aos San Francisco 49ers como última escolha do draft, o que lhe valeu a alcunha pouco lisonjeira de “Mr Irrelevant” (“Senhor Irrelevante”).
Nessa época de estreia, começou como terceira opção, atrás de Trey Lance e Jimmy Garoppolo, mas rapidamente passou a segunda opção, aproveitando as lesões de Garoppolo, e depois, a primeira, igualmente devido aos problemas físicos de Lance. Liderou a equipa até à final da Conferência, jogo em que também ele acabou por lesionar-se com gravidade no cotovelo.
Brock Purdy conseguiu recuperar a 100 por cento durante a pré-temporada e assumiu-se como a grande figura dos San Francisco 49ers, sendo forte candidato a jogador mais valioso da NFL. Apesar de pouco imponente em termos físicos, destaca-se pela capacidade de ler o que a defesa está a fazer, acabando por tomar a decisão certa em quase todos os downs.
Já Patrick Mahomes, o quarterback dos Kansas City Chiefs, recebeu uma notícia pouco agradável às portas do Super Bowl: o pai foi detido a 4 de fevereiro, acusado de conduzir sob o efeito de estupefacientes, crime devido ao qual já passara 40 dias na prisão, em 2018.
Já dentro de campo, Patrick Mahomes só tem tido motivos para sorrir. Aos 28 anos e a cumprir a sua sétima temporada nos Chiefs, liderou pela quarta vez a equipa na caminhada até ao Super Bowl e mostra-se confiante de que vai conquistar o troféu pela terceira vez.
“Em vários dos últimos jogos estivemos em desvantagem, mas a verdade é que nunca nos sentimos em desvantagem, pois temos muitos elementos que sabem como ganhar. Mas atenção que o trabalho ainda não está feito, agora é hora de ganhar o Super Bowl”, referiu, em declarações recentes. Outra das figuras dos Kansas City Chiefs é Travis Kelce, que para além das óbvias qualidades como jogador, é também muito falado por ser o namorado da famosa cantora Taylor Swift.
No que toca ao duelo de treinadores, Andy Reid, 65 anos, orienta o Kansas City Chiefs desde 2012 e parte à conquista do seu terceiro Super Bowl. Já Kyle Shanahan é bem mais novo (44 anos) e está no San Francisco 49ers desde 2017, procurando o seu primeiro “anel” de campeão.
Os dois encontraram-se no Super Bowl de 2020, na já referida vitória de Andy Reid, por 31-20, e defrontaram-se em mais duas ocasiões, igualmente com triunfo do veterano. Será que à quarta tentativa Kyle Shanahan irá finalmente levar a melhor? Podes apostar no Super Bowl 2024 no site da Betano.pt e fica a saber que existe favoritismo muito ligeiro dos San Francisco 49ers, apesar dos Kansas City Chiefs serem os campeões em título, depois de terem derrotado os Philadelphia Eagles no Super Bowl de 2023.
O Super Bowl ultrapassa em muito a parte desportiva e para se ter uma ideia do dinheiro que gera, basta dizer que 30 segundos de publicidade podem custar cerca de 5,2 milhões de euros. No ano passado, o Super Bowl teve uma audiência média televisiva nos Estados Unidos de 113 milhões de espetadores, a terceira maior de sempre.
O recorde de audiência foi estabelecido em 2015, no jogo que opôs New England Patriots e Seattle Seahawks, com audiência média de 114 milhões de espetadores, havendo a expetativa desses números serem superados na edição deste ano.
Por outro lado, existe sempre enorme expetativa a respeito das atuações musicais que ocorrem no intervalo do jogo. Este ano, aguarda-se com muita curiosidade a “performance” do cantor Usher, que será o cabeça de cartaz, atuando pela segunda vez presente no evento, depois de em 2011 ter sido convidado pelos Black Eyed Peas para partilhar o palco.