Este domingo, 12 de fevereiro, milhões de pessoas espalhadas um pouco por todo o mundo não vão perder pitada da 57ª edição do Superbowl, que colocará frente a frente os Philadelphia Eagles e os Kansas City Chiefs. O jogo começa às 23h30 portuguesas.
Para quem ainda não sabe, o Superbowl é o jogo final da NFL, a Liga de futebol americano dos Estados Unidos, mas extravasa em muito a parte desportiva, apresentando-se como um dos eventos mediáticos mais importantes do mundo. Este ano vai decorrer no State Farm Stadium, em Glendale, no Estado do Arizona. Podes apostar neste jogo tão especial no site da Betano.pt e fica a saber que existe favoritismo muito ligeiro dos Philadelphia Eagles.
Para chegarem ao Superbowl, os Philadelphia Eagles bateram os San Francisco 49ers (31-7) no jogo que decidiu o campeão da conferência NFC (National Football Conference), enquanto os Kansas City Chiefs venceram os Cincinnati Bengals, por 23-20, na AFC (American Football Conference).
Esta é a quarta vez que os Eagles estão presentes no SuperBowl, tendo perdido as duas primeiras (1981 e 2005) e ganho em 2018. Já os Chiefs estão no jogo final da NFL pela sexta vez (terceira nos últimos quatro anos), tendo ganho em 1969 e 2020 e perdido em 1967 e 2021.
De acordo com grande parte dos especialistas da NFL, os Philadelphia Eagles têm o melhor plantel da competição, destacando-se pela defesa de betão, tendo sido a equipa com mais desarmes (70) na fase regular e a formação que concedeu menor número de jardas por passe por jogo (179,8).
Já os Kansas City Chiefs precisam de ter algum cuidado com os passes que serão feitos nas últimas vinte jardas do campo, pois foram a equipa que permitiu mais touchdowns na NFL. Mas, por outro lado, têm um ataque fortíssimo, tendo sido a equipa que mais pontuou, em média, esta temporada (28,8 pontos por jogo). Em comum às duas formações, o facto de terem terminado a campanha regular na primeira posição das suas conferências, o que lhes permitiu folgar na primeira ronda dos play-off.
Nos Chiefs, a grande figura na caminhada até ao jogo decisivo foi o quarterback Patrick Mahomes, isto apesar de ter estado afetado por uma lesão num tornozelo a partir das meias-finais, da qual ainda não está totalmente recuperado. Ele que irá certamente travar um duelo faiscante com Jalen Hurts, o quarterback dos Eagles. De resto, para a maioria dos analistas, estes dois foram os melhores nesta posição-chave ao longo da época.
Refira-se que esta será a primeira vez na história do SuperBowl que os dois quarterbacks são negros e que apenas três quarterbacks negros ganharam o SuperBowl: Doug Williams, em 1988, Russell Wilson, em 2014, e precisamente Patrick Mahomes, em 2020.
Entretanto, pela primeira vez no SuperBowl, dois irmãos vão defrontar-se, com Travis Kelce, o mais novo, a defender as cores dos Chiefs e Jason Kelce a jogar pelos Eagles.
Andy Reid, o experiente treinador que orienta os Chiefs desde 2013, vai defrontar a sua anterior equipa, onde esteve qualquer coisa como 13 anos. E parte em busca da segunda conquista do SuperBowl, depois da já referida vitória de 2020 (31-20 diante dos San Francisco 49ers).
No comando técnico dos Eagles encontra-se Nick Sirianni, bem mais novo do que o seu colega dos Chiefs (41 e 64 anos, respetivamente) e sem qualquer Super Bown no currículo. Apesar de ser muito menos experiente – só é treinador principal desde 2021, quando chegou à sua atual equipa – a forma exímia como liderou os Eagles no caminho até ao SuperBowl constitui prova inequívoca da sua competência.
Um dos maiores acontecimentos mediáticos do mundo
O SuperBowl ultrapassa em muito a parte desportiva e para se ter uma ideia do dinheiro que gera, basta dizer que 30 segundos de publicidade podem custar cerca de 5,2 milhões de euros. No ano passado, o SuperBowl teve uma audiência média televisiva de 112 milhões de pessoas, só nos Estados Unidos, um aumento de 14% em relação ao ano anterior.
O recorde de audiência foi estabelecido em 2015, no jogo que opôs New England Patriots e Seattle Seahawks, com audiência média de 114 milhões de espectadores, havendo a expetativa desses números serem superados na edição deste ano.
Por outro lado, existe sempre enorme expetativa a respeito das atuações musicais que ocorrem no intervalo do jogo. Este ano, aguarda-se com muita curiosidade a “performance” de Rihanna, após uma longa ausência de cinco anos dos palcos. Destaque ainda para a apresentação, por parte da Disney, da Warner Bros. e da Universal de trailers de alguns lançamentos para 2023.