Vai ser um fim de semana como não se via há algum tempo, com o regresso do futebol “a sério” nos dias 30 e 31 de julho. As Supertaças de cinco países vão estar em disputa e podes apostar nestes desafios no site da Betano.pt. Destaque natural para a Supertaça portuguesa, com o FC Porto e o Tondela a defrontarem-se em Aveiro e com total favoritismo azul e branco, de acordo com as odds do site da Betano.pt.
Em Inglaterra, assistiremos a mais um capítulo da saga entre Liverpool FC e Manchester City, depois da luta titânica pelo título de campeão na última temporada. As odds do site da Betano.pt indicam ligeiríssimo favoritismo dos “citizens”.
Na Alemanha, o RB Leipzig vai desafiar o maior poderio do Bayern Munique e apesar das maiores probabilidades de triunfo dos bávaros na Betano.pt, a verdade é que não existe uma diferença muito acentuada.
Em França, o PSG é francamente favorito diante do Nantes, enquanto nos Países Baixos as previsões apontam para uma vitória do Ajax frente ao PSV Eindhoven, mas não existe uma grande diferença.
Será uma grande surpresa se o FC Porto deixar escapar a sua 23ª Supertaça. De resto, os dragões têm sido os incontestáveis dominadores da competição e os 22 troféus conquistados superam os 21 ganhos pelo conjunto de todos os outros clubes.
Quanto ao Tondela, chega pela primeira vez à Supertaça, depois de ter sido finalista vencido da Taça de Portugal, precisamente derrotado pelos azuis e brancos e beneficiando do facto destes terem igualmente sido campeões nacionais.
O FC Porto é a equipa com mais presenças na competição (31 e só em nove não levou o troféu), jogos (55), vitórias (27) e golos marcados (70). O seu melhor período ocorreu quando ganhou o troféu por cinco vezes seguidas, entre 2008/09 e 2012/13. A última vitória ocorreu em 2020, quando derrotou o Benfica por 2-0.
A equipa comandada por Sérgio Conceição chega a este jogo com a confiança em alta, fruto de uma pré-temporada 100 por cento vitoriosa: Bristol Rovers (3-0), Vilafranquense (2-0), Portimonense (1-0), Vitória SC (2-1), Arouca (5-1), Gil Vicente (2-1) e AS Mónaco (2-1). Quanto ao Tondela que, recorde-se, desceu para a II Liga, perdeu com o Rio Ave (0-2) e Oliveira do Hospital (0-1), bateu o Vitória SC B (4-1) e empatou com Santa Clara e Gil Vicente, ambos a uma bola.
Até ao momento, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, recebeu como “prendas” os reforços David Carmo e Gabriel Veron, tendo visto sair Mbemba, Vitinha, Fábio Vieira e Francisco Conceição. O Tondela não se reforçou ainda pois está impedido de o fazer pela FIFA, tendo saído jogadores como Pedro Trigueira, Neto Borges, Salvador Agra, Boselli e Modibo Sagnan.
O FC Porto vai apresentar-se sem quatro jogadores em Aveiro, por estarem a cumprir castigo decretado pelo Conselho de Disciplina da FPF – Diogo Costa, Fábio Cardoso, Otávio e Manafá, sendo que este último já não poderia jogar, por estar lesionado. Quanto a Tozé Marreco, técnico do Tondela, poderá contar com todo o plantel, muito possivelmente também com Ricardo Alves, que fez treino condicionado durante quase toda a semana.
A superioridade do FC Porto no histórico de jogos com o Tondela é gritante, com 14 vitórias, um empate e uma derrota. Irá a tradição manter-se?
Ainda está bem viva na memória de todos os que gostam de futebol a luta titânica travada por Liverpool FC e Manchester United até aos últimos minutos da Premier League da época passada. A sorte sorriu aos “citizens”, após reviravolta incrível no jogo com o Aston Villa, mas na Taça de Inglaterra o vencedor foi o Liverpool FC, em fantástica final com o Chelsea.
Os dois gigantes ingleses encontram-se na abertura da época, com o Liverpool FC em busca da 16ª Supertaça – o que lhe permitiria igualar o Arsenal como segundo emblema com mais troféus, a cinco do líder Manchester United – enquanto o Manchester City busca enquanto o Manchester City busca a sua sétima conquista (terceira nos últimos cinco anos).
Quem chegou a Anfield, proveniente do Benfica, foi Darwin Núñez, que custou qualquer coisa como 75 milhões de euros, mais 25 milhões se todos os objetivos forem atingidos. Depois de alguns adeptos terem torcido o nariz às primeiras aparições do uruguaio, este respondeu com quatro golos marcados na goleada (5-0) ao Red Bull Salzburgo. “Por que razão julgamos as pessoas tão cedo? Não apenas jogadores de futebol, mas na vida em geral. O Darwin vai levar tempo a adaptar-se, como tudo leva sempre tempo, mas sem problema”, referiu Jürgen Klopp, técnico do Liverpool FC.
No Manchester City, também já brilha Erling Haaland, outro avançado de renome e cujo passe foi adquirido ao Borussia Dortmund por 60 milhões de euros. Logo na estreia, a 23 de julho, marcou o único golo no encontro particular com o Bayern Munique. Entretanto, questionado sobre a sua relação com o seu treinador Pep Guardiola, o ponta de lança norueguês teve resposta curiosa: “Temo-nos dado bem, pois ele é um pouco louco, como eu gosto”.
No Liverpool FC, o avançado português Diogo Jota está lesionado, sendo baixa de peso para a Supertaça inglesa. Já Pep Guardiola tem à disposição todo o plantel, esperando-se que os portugueses Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva sejam titulares.
Esta será a segunda ocasião em que Liverpool FC e Manchester City se encontram na Supertaça inglesa, depois da vitória dos “sky blues” em 2019, no desempate por grandes penalidades, após 1-1 no final do tempo regulamentar.
O Bayern Munique vai tentar conquistar a sua décima Supertaça alemã (terceira consecutiva e sexta nos últimos sete anos), enquanto o RB Leipzig está pela primeira vez presente neste jogo, depois de ter ganho a Taça da Alemanha na época passada, ao bater o Friburgo no desempate por penáltis.
A poucos dias da Supertaça, o Bayern Munique anunciou a contratação do jovem avançado francês Mathys Tel, de apenas 17 anos, tendo pago 30 milhões de euros ao Rennes. Ainda para o setor ofensivo, o ex-benfiquista Raul de Tomás tem sido dado como possível reforço dos bávaros. E sublinhe-se que já estamos perante um Bayern Munique bastante reforçado neste verão, avultando as chegadas do central Matthijs de Ligt (ex-Juventus), do médio Ryan Gravenberch (ex-Ajax) e do avançado Sadio Mané (ex-Liverpool FC). A saída mais marcante foi, evidentemente, a de Robert Lewandowski, para o Barcelona FC. Refira-se que no passado sábado, no último teste antes da estreia oficial, a equipa treinada por Julian Nagelsmann perdeu por 0-1 com o Manchester City.
O RB Leipzig, clube criado apenas em 2009, busca o seu segundo grande troféu, depois da já mencionada Taça da Alemanha, em maio de 2021. E para tentar surpreender o favorito Bayern Munique, conta com o avançado português André Silva, que parte para a segunda temporada no clube, depois de uma razoável estreia em 2021/22, com 17 golos em 51 partidas oficiais. O central austríaco Xaver Schlager foi o único jogador pelo qual o RB Leipzig pagou neste mercado de verão (12 milhões de euros ao Wolfsburgo), tendo ainda chegado, a custo zero, o guarda-redes Janis Blaswich, proveniente do Heracles Almelo. Saíram o avançado Brian Brobbey, que regressou ao Ajax, e o lateral Nordi Mukiele, para o Paris Saint-Germain. O RB Leipzig só venceu um dos 15 jogos oficiais que disputou com o Bayern Munique, tendo-se verificado oito triunfos dos bávaros e cinco empates.
Não há volta a dar: o Paris Saint-Germain, campeão francês, é o claro favorito em qualquer competição doméstica, tal a diferença de valor entre o seu riquíssimo plantel e todos os outros. Nesta Supertaça não será exceção, diante do FC Nantes, vencedor da última Taça de França, ao derrotar o Nice na final, por 1-0.
Até ao momento, estão confirmados três reforços no clube da capital francesa para 2022/23 – o lateral Nordi Mukiele (ex-RB Leipzig), o médio Vitinha (ex-FC Porto) e o avançado Hugo Ekitike (ex-Reims) – confirmando-se a alteração de paradigma com o novo diretor desportivo Luís Campos, passando-se a contratar jovens com grande potencial e não grandes estrelas. Recorde-se que o novo treinador dos parisienses Christophe Galtier, que foi campeão no Lille com Luís Campos na estrutura do clube, tem no seu plantel três futebolistas portugueses, com Nuno Mendes e Danilo a juntarem-se ao já referido Vitinha.
O fantástico trio Mbappé-Messi-Neymar está pronto a ir a jogo neste domingo, diante de uma equipa do FC Nantes que nada tem a perder e cuja grande contratação foi o médio Moussa Siossoko (ex Watford FC). No entanto, os “canários” perderam dois jogadores importantes no ataque (Jean-Kévin Augustin partiu rumo ao FC Basileia e Randal Kolo Muani para o Eintracht Frankfurt).
O Paris Saint-Germain pode ser favorito mas está longe de ser invencível e o próprio Nantes comprovou-o bem recentemente, ao vencer dois dos últimos três encontros oficiais em que se defrontaram, todos referentes ao campeonato.
O Ajax, campeão nacional em título nos Países Baixos, terá pela frente o PSV Eindhoven, que na temporada passada impediu a sua “dobradinha”, ao ganhar a Taça. Curiosamente, o PSV terminou a época como tinha começado, ao ganhar ao velho rival, na altura por um escandaloso 4-0. Ou seja, se o PSV voltar a vencer neste sábado, 30 de julho, fará o pleno nas três competições extra-campeonato, sempre contra o Ajax, embora a principal prova tenha “caído” para os “lanceiros”.
Francisco Conceição poderá ser lançado este sábado pelo treinador Alfred Schreuder, depois de se ter estreado na passada terça-feira, ao entrar aos 77 minutos no jogo particular com o Shakhtar Donetsk. Quem continua no plantel, apesar de cobiçado por meio mundo, é a grande estrela, o extremo brasileiro Antony. Para o ataque regressou Brian Brobbey, depois de apenas uma temporada no RB Leipzig. Houve ainda mais duas grandes aquisições para o plantel do Ajax: o médio Steven Bergwijn (ex-Tottenham e que custou 31 milhões de euros, um recorde no futebol neerlandês) e o defesa esquerdo Calvin Bassey (ex-Rangers FC). Registaram-se no entanto três saídas muito importantes: o avançado Haller, o central Lisandro Martínez e o médio Ryan Gravenberch.
O PSV Eindhoven viu partir o médio ofensivo Gotze, que foi substituído por Xavi Simons, de apenas 19 anos e que tinha ligação contratual ao Paris Saint-Germain. O extremo Savinho, outro jovem muito promissor, de apenas 18 anos, chegou do Atlético Mineiro e Luuk de Jung está de regresso ao clube, depois duas temporadas no Sevilha FC e de uma no FC Barcelona. Quem continua a fazer parte do grupo é Carlos Vinicius, antigo jogador do Benfica.
O histórico de confrontos entre estes dois gigantes dos Países Baixos mostra grande equilíbrio, com 64 vitórias do Ajax, 59 triunfos do PSV Eindhoven e 30 empates. Nos últimos dez jogos oficiais, a formação da capital superiorizou-se, com cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Como será desta vez?