A Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro troféu da época em Portugal, vai estar em discussão esta quarta-feira, 9 de agosto, com um grande confronto entre o campeão nacional Benfica e o FC Porto, vencedor da Taça de Portugal. A partida está marcada para o Estádio Municipal de Aveiro e começa às 20h45. Podes apostar neste jogo da Supertaça no site da Betano.pt e fica a saber que o Benfica é favorito, embora não por grande margem.
Na época passada, Benfica e FC Porto prolongaram até à última jornada a discussão pelo título de campeão nacional. Aos encarnados, bastava um empate na receção ao Santa Clara, com a equipa comandada por Roger Schmidt a conseguir uma concludente vitória por 3-0. Os portistas fizeram a sua parte e bateram o Vitória SC pelo mesmo resultado, no Dragão.
E se o Benfica ganhou a principal competição interna, o FC Porto não pôde igualmente deixar de reclamar uma época transata positiva, pois ganhou as outras três provas internas – Taça de Portugal (venceu o SC Braga na final, por 2-0), Taça da Liga (derrotou o Sporting no jogo decisivo, igualmente por 2-0) e Supertaça (3-0 ao Tondela).
Alex Grimaldo foi sem dúvida a saída mais notada no plantel do Benfica. O lateral espanhol, preponderante na época passada (8 golos e 14 assistências em encontros oficiais) terminou o contrato e saiu a custo zero para o Bayer Leverkusen, tendo sido substituído no plantel pelo checo David Jurásek (ex-Slavia de Praga). Já o central Otamendi, que também acabava contrato, acabou por renovar e continua a envergar a braçadeira de capitão. Lucas Veríssimo, outro central, foi emprestado ao Corinthians e referência ainda para nova cedência do ponta de lança Henrique Araújo, desta vez ao Famalicão, depois de em 2022/23 ter estado cedido ao Watford FC.
É impossível não destacar o impactante regresso de Di María à Luz, campeão do mundo pela Argentina proveniente da Juventus, e que tinha representado o Benfica entre 2007 e 2010. Já o médio centro turco Orkun Kökçü foi contratado ao Feyenoord por 25 milhões de euros (mais 5 milhões por objetivos), naquela que foi a compra mais cara na história do futebol português.
Nos jogos de preparação, o Benfica começou por vencer o Southampton FC por 2-0 (golos de David Neres e Ristic), depois bateu o FC Basileia, por 3-1 (marcaram Di María, Jurasek e Gonçalo Ramos), ganhou ao Al Nassr, por 4-1 (Gonçalo Ramos bisou, com Di María e Schjelderup a faturarem uma vez) e venceu o Celta de Vigo por 2-0, com golos de Di María, de grande penalidade, e Petar Musa. A terminar, duas derrotas, primeiro por (0-2 diante do Burnley FC) e depois em casa do Feyenoord (1-2, com golo de Peter Musa).
Entretanto, na preparação do primeiro troféu oficial da época, Roger Schmidt teve uma excelente notícia, com o castigo de David Neres a ser suspenso pelo TAD (Tribunal Arbitral do Desporto), após recurso apresentado pelo brasileiro.
O FC Porto foi buscar Nico González, espanhol de 21 anos que chegou do FC Barcelona, depois de na época transata ter estado cedido ao Valência CF. Para a frente de ataque veio outro espanhol, Fran Navarro, autor de 21 golos em 43 partidas ao serviço do Gil Vicente em 2022/23.
Mateus Uribe saiu a custo zero para o Al Sadd, clube do Catar, após terminar contrato, enquanto Iván Marcano, que também estava no final do seu vínculo, não seguiu os passos do colombiano e acabou por renovar, continuando assim, aos 36 anos, a poder formar com Pepe, de 40 anos, uma dupla de veteranos centrais de aço.
O FC Porto iniciou a pré-temporada com cinco vitórias e um score de 15-0 em golos. Começou com um 4-0 à Académica, com golos de Fran Navarro, Wendel Silva, Gonçalo Borges e Namaso, tendo-se seguido um 3-0 ao FC Porto B, com golos de Toni Martínez, Wendel Silva e Fran Navarro. Depois, ganhou por 2-0 ao Portimonense, com Romário Baró e Gonçalo Borges a fazerem abanar as redes, e por 4-0 ao Imortal (bis de Gonçalo Borges e um golo de Evanilson e Rui Monteiro). O Cardiff City foi “despachado” por 4-0, com os avançados a brilharem (bis de Toni Martínez e um golo de Taremi e Fran Navarro). Seguiu-se uma derrota com o Wolverhampton Wanderers e uma igualdade a três bolas diante do Estrela da Amadora, com bis de Namaso e um golo de Taremi, na marcação de uma grande penalidade. A concluir os jogos de preparação, o FC Porto empatou no Dragão com o Rayo Vallecano a uma bola, na apresentação aos seus sócios e adeptos (golo de Danny Namaso, no último segundo) e venceu o SC Braga por 1-0, com golo de Taremi, de grande penalidade, num desafio que decorreu à porta fechada.
Refira-se que João Mário e Evanilson deverão ser cartas fora do baralho de Sérgio Conceição para esta Supertaça. O defesa direito já se treina integrado no grupo, mas não joga desde 7 de abril e precisa de adquirir ritmo. Já o guarda-redes Diogo Costa está recuperado do problema físico que o afastou da partida diante do Rayo Vallecano e poderá ser opção.
O FC Porto tem demonstrado clara superioridade na Supertaça Cândido de Oliveira, tendo vencido 23 das 42 edições que se disputaram. Já o Benfica, com oito troféus, é o terceiro clube mais titulado, surgindo atrás do Sporting, que ganhou nove.
No total, Benfica e FC Porto discutiram entre si o troféu por 13 ocasiões, com os dragões a saírem por cima em 12. A exceção à regra ocorreu em 1985, quando as águias venceram a prova, depois de ganharem 1-0 em casa e empatarem sem golos nas Antas. De recordar que até ao ano 2000 a competição jogava-se a duas mãos e ainda havia finalíssima em caso de empate.
Na última vez em que se encontraram, em 2020, o FC Porto venceu por 2-0, com golos de Sérgio Oliveira e Luis Díaz. Esse encontro foi jogado numa altura pouco usual, a 23 de dezembro, devido ao acerto do calendário, devido à pandemia.
No total de todas as partidas, dragões e águias já se defrontaram por 26 vezes nesta prova, com 14 vitórias dos azuis e brancos, cinco triunfos dos encarnados e sete empates.